16 Junho 2021 - 14:01

Plataforma ajuda empreendedores a escolher melhor bairro para abrir um novo negócio

Sebrae
Radar Sebrae de oportunidades

O empreendedor que deseja abrir o próprio negócio durante a pandemia conta com uma ferramenta a mais na hora de pesquisar em qual melhor bairro apostar ou até mesmo em qual segmento investir. O Radar Sebrae de Oportunidades é uma plataforma completa e que tem ajudado os empreendedores alagoanos nos últimos dois anos, quando entrou no ar no endereço www.radarsebrae.com.br

Para orientar o empresário, o Radar oferece opções de busca de oportunidades em Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Penedo e Rio Largo. Após escolher uma dessas seis cidades, a plataforma dá três pontos de partida para consulta nas seguintes abas:

- Quero Validar uma Ideia de Negócio: para aqueles que ainda não estão certos sobre o que abrir e gostaria de conhecer algumas oportunidades;

- Quero um Local para Abrir meu Negócio: para aqueles que já sabem qual investimento quer fazer e procura o local mais adequado para montar o ponto comercial;

- Quero Conhecer Melhor o Mercado: para aqueles que querem obter uma vantagem competitiva usando a base de dados a favor da empresa.

“A ferramenta Radar auxilia empreendedores e empresários a buscarem informações de inteligência de mercado que podem auxiliar na tomada de decisões acerca do negócio e da localização em que se deseja abrir o empreendimento”, reforça Ariana Gonçalves, analista da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE) do Sebrae Alagoas.

“Ela também traz subsídios para o empresário conhecer o mercado em que está inserido, analisando as empresas de uma cidade ou bairro, tendo em vista que ela utiliza geolocalização”, completa.

A analista também explica que, para o Sebrae, a aquisição da ferramenta faz parte da missão de apoiar e fomentar os pequenos negócios a buscarem a formalização, assim como apoiá-los com informações relevantes e com dados que podem ser utilizados estrategicamente pelo empreendedor. “E o melhor: todos os dados são de acesso gratuito e de fácil exportação”, destaca Ariana.

Ao navegar no site é possível descobrir, por exemplo, quase 100 tipos de negócios para investir em Maceió: de academia a transportadora de cargas, ou de açougue a tabacaria. Se a dúvida não é o tipo de negócio, mas sim o bairro da cidade, basta navegar pela plataforma para descobrir.

Outra opção interessante a ser explorada dentro do Radar Sebrae de Oportunidade está a avaliação de imóveis. O sistema indica um bom imóvel para o empreendedor abrir seu próximo negócio, apontando os melhores imóveis disponíveis e avaliados pela plataforma conforme a estratégia empresarial do investidor.

Entre os vários motivos que levaram a criação do Radar pelo Sebrae está a taxa de mortalidade das empresas: 30% delas acabam fechando com até dois anos de funcionamento. Isso acontece porque muitos empreendedores não pesquisam sobre a concorrência ou como é a situação do mercado, e acabam abrindo a empresa em qualquer lugar, até mesmo onde não tem o perfil para aquele negócio.

Atendimento remoto

A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta

acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.

por Assesoria

Comentários comentar agora ❯