01 Junho 2010 - 17:22

Encontro de Grupos de Teatro e Dança acontece em Lagarto

Lúcio Telles
Eloísa Galdino, secretária de Estado da Cultura, e artistas sergipanos


Democratização. Essa é a palavra que define o Encontro de grupos de teatro e dança que acontecerá nos dias 4,5 e 6 de junho, no município de Lagarto. A iniciativa foi idealizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), após a reformulação do projeto de interiorização do teatro sergipano. A Secult sentiu a necessidade de dialogar com os grupos a respeito das mudanças que ocorreram no projeto, com o intuito de democratizar o cenário artístico sergipano, e de modo a beneficiar não somente os grupos teatrais do interior, como também os grupos da capital e os grupos de dança de todo o estado.

“O Encontro foi pensado com o objetivo de apresentar o projeto anterior e as mudanças que foram feitas, e dialogar com os grupos as reivindicações que estes necessitam fazer à Secult”, explicou o diretor do Complexo Cultural Lourival Batista, Raimundo Venâncio.

O diretor ainda complementa que as modificações feitas no projeto são fundamentais para os grupos, deixando o projeto ainda melhor. “Esse projeto é democrático desde a sua primeira discussão, pois envolveu os grupos e ampliou a participação dos representantes do teatro e da dança no nosso estado. Essa é uma iniciativa que vai movimentar a cena cultural sergipana e trará benefícios não só para os grupos, como também para a população”, completou.

Foram mapeados aproximadamente 90 grupos de dança e teatro em todo o estado, e todos eles foram convidados a participar do encontro. As inscrições estiveram abertas até a sexta-feira, 28, podendo realizar o procedimento somente um representante de cada grupo. A iniciativa faz parte do projeto ‘Sergipe em cena’.

‘Sergipe em Cena’

O 'Sergipe em Cena' é um projeto idealizado pela Secult e foi criado para dar embasamento a diversos projetos que auxiliarão e desenvolverão cada vez mais a cultura de Sergipe. Entre as diversas iniciativas, estão ações que abrangem desde o teatro de rua, até oficinas de qualificação de atores e produtores teatrais.

As ações do projeto serão realizadas em parceria com diversas instituições, e focadas nos eixos de circulação e capacitação dos profissionais da área, visando à ampliação das oportunidades de apresentações dos grupos teatrais e garantindo o acesso da população sergipana e dos turistas à produção teatral de Sergipe, além de qualificar os produtores e agentes culturais através de cursos de capacitação.

Entre os projetos que serão realizados estão o 6º Encontro de Grupos de Teatro e Dança de Sergipe; o segundo módulo do Projeto Temporadas; a realização de apresentações teatrais no Balaio Cultural e oficinas de qualificação no Complexo Cultural Lourival Batista, através do projeto Teatro (In)Formação; além da realização do I Festival Estadual de Teatro de Rua.

 

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯