04 Junho 2010 - 10:58

"Sergipe em cena" chega em Lagarto nesta sexta-feira

Divulgação


Mudança e democratização. Esse é o objetivo do projeto Sergipe em Cena, iniciativa idealizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com o selo da Fundação Nacional de Artes (Funarte), e que tem o intuito de capacitar e ampliar a participação dos grupos que compõem o cenário teatral em todo o território sergipano, fomentando ainda a formação de plateias.

No lançamento do projeto, acontecerá o Encontro de Grupos de Teatro e Dança de Sergipe, nos dias 4, 5 e 6 de junho, no município de Lagarto, que dentre a programação contará com a explanação do representante do Centro de Artes Cênicas da Funarte, Marcelo Bones, sobre políticas públicas voltadas para as artes cênicas.

A ideia do encontro surgiu ao se detectar a necessidade de diálogo entre a classe artística e a Secult - e também com o intuito de democratizar o cenário artístico sergipano - de modo a beneficiar não somente grupos e companhias das demais cidades sergipanas, mas também da capital.

A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, defende que esta é uma iniciativa que irá movimentar o cenário artístico sergipano, dinamizando e provocando o intercâmbio entre os grupos de teatro e de dança. "Com o 'Sergipe em Cena' iremos promover uma relação constante entre grupos de todo o estado, gerando novos diálogos com a classe artística a partir dos dois eixos do projeto: a capacitação e a circulação. Além disso, o projeto tem o selo da Funarte, o que o fará dialogar com o cenário artistico nacional. O 'Sergipe em Cena' é mais uma prova do nosso compromisso com a revitalização da vida cultural sergipana", assegurou Eloísa.

O diretor do Complexo Cultural Lourival Batista (CCLB), Raimundo Venâncio, ressalta que a criação do projeto é fundamental para os grupos. “Esse projeto é democrático desde a sua primeira discussão, pois envolve os grupos, e amplia a participação dos representantes do teatro e da dança no nosso estado. Essa é uma iniciativa que vai movimentar a cena cultural sergipana e trará benefícios não só para os grupos, como também para a população”, completou Raimundo.

Para o ator e diretor do grupo 'Cobras e Lagartos', Ivilmar dos Santos Gonçalves, a expectativa para o Encontro é das melhores. "Esse encontro será muito importante para o cenário artístico sergipano, principalmente porque agrega não só o pessoal do teatro, como também o pessoal da dança, que também necessitava de um projeto como esse. Além disso, eu estou muito feliz de que ele acontecerá em Lagarto, cidade em que vivo e que é berço de grandes nomes que marcaram a história, e cultura sergipana", afirmou Ivilmar.

‘Sergipe em Cena’

O 'Sergipe em Cena' é um projeto idealizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que recebe o selo da Funarte, e foi criado para dar embasamento a diversos projetos que auxiliarão e desenvolverão cada vez mais a cultura de Sergipe. Entre as diversas iniciativas, estão ações que abrangem desde o teatro de rua, até oficinas de qualificação de atores e produtores teatrais.

As ações do projeto serão realizadas em parceria com diversas instituições - e focadas nos eixos de circulação e capacitação dos profissionais da área - visando a ampliação das oportunidades de apresentações dos grupos teatrais, e garantindo o acesso da população sergipana e dos turistas à produção teatral de Sergipe, além de qualificar os produtores e agentes culturais através de cursos de capacitação.

Entre os projetos que serão realizados, está o segundo módulo do Projeto Temporadas; a realização de apresentações teatrais no Balaio Cultural e oficinas de qualificação no Complexo Cultural Lourival Batista - através do projeto Teatro (In) Formação; além da realização do I Festival Estadual de Teatro de Rua.

Programação

04/06 – Sexta-feira
Local: Espaço Cultural Charles Brício

16h Recepção
19h Abertura
20h Apresentação do espetáculo de dança, “Mucpleto” da Cia Cubos de Dança de Aracaju
21h Jantar
24h Apresentação do espetáculo teatral “Discurso da Pura Razão”

05/06 Sábado
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Lagarto-SE

7h Café da Manhã
9h Painel “As Políticas Públicas para as Artes Cênicas” com Marcelo Bones – Centro de Artes Cênicas da Funart
10h Início dos trabalhos
12h Intercâmbio Cultural
13h Almoço
15h Início das Oficinas de Aperfeiçoamento
17h Apresentação do espetáculo infantil “Sim Salabim”, com a Cia. “O Mínimo” de Aracaju
19h Jantar
21h Apresentação do espetáculo teatral “Os Imprevisíveis”, com o Grupo Êxtase de Teatro de Aracaju
24h Apresentação do espetáculo teatral “Estudos sobre a Vingança”, com a Cia. “Cobras e Lagartos” da cidade de Lagarto

06/06 – Domingo
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Lagarto-Se

7h Café da Manhã
9h “Estimulando o empreendedorismo cultural”, palestra com o presidente do Conselho de Jovens Empreendedores, Iêdo Filho
10h Início dos trabalhos em plenária
13h Almoço
15h Encerramento do encontro com cortejo teatral pelas ruas da cidade

 

por Agência Sergipe

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.