Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 04/10/2020 19:08

O toque que salva

Google
O toque que salva
Toque que salva vidas

Durante este mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar as mulheres a realizarem seus exames e muitas instituições até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática. O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA.

Segundo pesquisa, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significativamente a chance de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, aliada ao toque se tornam principais métodos para o rastreamento da doença. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos.

De modo geral, a prevenção baseasse no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles que podem ter mudados com a adoção de hábitos saudáveis. É importante lembrar que o fator de sinais anormais na mama nem sempre indicam a presença de um câncer, sendo necessário consultar um médico para obter o correto diagnóstico. Ame-se, toque-se, cuide-se!
 

Comentários comentar agora ❯