Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 28/04/2021 10:19

Pesquisa divulga que conviver com PETs traz benefícios à saúde mental

Google-Ilustração
Pesquisa divulga que conviver com PETs traz benefícios à saúde mental
Animais de estimação são anjos, não maltrate!

De acordo com o IBGE, quase 140 milhões de brasileiros convivem com pets dentro de sua residência ou em convívio, tornando-se parte da família. É apontado em uma pesquisa que ter um animal de estimação em casa, seja ele qual for, traz uma série de benefícios para saúde física e mental. Entre os mais populares gatos e cachorros ou até os mais incomuns como jabuti e coelho. Não importa qual animal você escolha, ele pode representar uma excelente oportunidade de viver mais e melhor.

Muitas pesquisas comprovam o quanto o convívio com animais de estimação faz bem para saúde mental. O contato com os pets, faz o ser humano ativar o sistema límbico, responsável pelas emoções mais instintivas. Desse modo, ocorre a liberação das endorfinas, gerando a sensação de tranquilidade, bem-estar, melhora da autoestima e melhora de pacientes em doenças cardíacas, afirma a Associação Americana do Coração.

Existe também uma abordagem terapéutica protagonizada pelos animais, a zooterapia, onde cães,gatos,cavalos e outros pets auxiliam no tratamento de uma série de doenças e ajudam pessoas com condições de autismo, como também em Alzheimer e paralisia cerebral. Em diversos casos, muitos animais ajudam seus familiares no consolo e afeto ao homem, auxiliando-o na recuperação da vivência de luto.
 

Comentários comentar agora ❯

  • Amanda Karolynne Belíssimo!! Eu tenho um cãozinho, meu dog é minha alegria. Parabéns pelo conteúdo!!
  • Luana Beatriz Oi Willian, te acompanho de Maceió. Eu tenho uma gatinha chamada Majú, ela me ajudou muito no luto do meu avó, ele faleceu por covid ano passado, e após ele falecer eu ganhei. Ela sempre me acalma, e me ajuda em minha auto estima. Parabéns pela matéria!!
  • Ingridy Silva Gostei, abordou sobre os animais e sobre as consequências benéficas de ter animais! Muito bem Will