Alcides Regueira Lucena

Alcides Regueira Lucena

Professor e Historiador, com pós-graduado em Gestão Educacional

Postado em 18/04/2011 09:33

Penedo: 451 Anos de Luta

Falar sobre a história de Penedo é algo muito valioso para mim, que sou um filho deste ilustre chão brasileiro. Nossa cidade de acordo com o historiador penedense, Caroatá, em pesquisa realizada no Convento de Iagarassú-PE, no seu livro, Crônica do Penedo, p. 14 nos relata “que Duarte Coelho Pereira teria saído em uma viagem em 1545 para explorar a costa sul de sua capitania e em 10 de outubro do corrente ano adentrou nesse majestoso rio limite de suas terras, o qual os indígenas denominavam de OPARA”.

Por sua vez, Craveiro Costa, em seu livro História das Alagoas op. Cit. p.14 comenta: “no penedo que aí se encontra à margem esquerda do Rio São Francisco fundou uma feitoria para a vigilância do gentio, a qual foi a origem da atual cidade do Penedo”, referindo-se à viagem feita por Duarte Coelho de Albuquerque em 1560, que aqui chegando fundou uma Feitoria. Este fato foi confirmado por Frei Jaboatão em um artigo na revista IHGA. Nº XXV. Ano de 1947, p. 16 que comenta “que os irmãos Albuquerque andaram em sua viagem, em 1560, restaurando algumas povoações, que já havia, e levantando outras as margens do Rio São Francisco”. Diante destas afirmativas considero a data de 1560 como a fundação oficial desta cidade.

Durante seus 451 anos de existência a antiga Vila do Penedo do São Francisco, revelou-se uma cidade que estava sempre na vanguarda de sua época. Durante o período colonial se destacou em diversas batalhas tendo como a principal o levante denominado de OPENEDA, quando nossos ancestrais lutaram contra os Holandeses, expulsando-os do nosso município.
No período monárquico, Penedo se encontrava dentre as 30 cidades mais importantes do país. Durante o segundo Reinado, nossa cidade foi a Capital do Brasil por ocasião da estadia de D. Pedro II. Nesta época, se destacou o Barão do Penedo, sendo nomeado o primeiro embaixador do Brasil em Londres e posteriormente na cidade

Comentários comentar agora ❯

  • Emerson Feitosa Só uma pequena correção meu amigo Alcides, Manoel Rodrigues Gameiro Pessoa, Visconde de Itabaiana foi o primeiro embaixador em Londres em 1823. Nosso Barão do Penedo foi o 9° embaixador na corte inglesa: 1855 - 1863 ; o 10° 1866 - 1867 e o 12° 1873 - 1889, em três fases distintas. Abraço.
  • Paulinho PIaçabuçu Parabéns e viva a historia!
  • Fernando Maximino Cruz Lessa Meus sinceros parabéns pelo artigo. É deste tipo de artigo que o povo de Penedo precisa para conhecer toda riquesa da história de nossa cidade.
  • Eliene Parabéns! Amigo, Vc sempre teve minha admiração pela educação e sutileza. Parabéns a Penedo pelo historiador que é filho da terra. Parabéns pelo belo texto sobre a nossa cidade. Abraço.