Rafael Medeiros

Rafael Medeiros

Formado em Letras, Direito e Comunicador pelo Sindirádio

Postado em 21/07/2017 15:47

Em Penedo, deputado federal Ronaldo Lessa visita obras estruturantes

Cone Freire - aquiacontece.com.br
Em Penedo, deputado federal Ronaldo Lessa visita obras estruturantes
Lessa destacou a importância de modernizar o centro histórico preservando a sua história

O deputado federal Ronaldo Lessa (PDT), participou nesta sexta-feira, 21, na histórica cidade de Penedo do Feirão de Crédito realizado em parceria pela Desenvolve e a prefeitura local. O evento foi direcionado a apresentação de linhas de crédito para atender aos pequenos produtores e microempreendedores. O evento aconteceu na Casa de Aposentadoria e Praça Barão de Penedo.

Logo após acompanhar os discursos das autoridades na abertura do evento, Lessa pediu licença e juntamente com o prefeito Marcius Beltrão (PDT), o vice-prefeito Ronaldo Lopes (PMDB), vereadores penedenses e o Diretor-Presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Gustavo Lopes, visitaram diversas obras em andamento na cidade ribeirinha.

A primeira a ser visitada foi a Requalificação do Largo de São Gonçalo que em fase final começa a dar nova vida ao comércio e ao centro histórico com calçadão granitado e a retirada da viação aérea que passa a ser embutida a partir de agora. Lessa que já residiu em Penedo e quando governador foi um grande incentivador do resgate e manutenção dos movimentos culturais, também visitou a obra de restauro do Theatro Sete de Setembro, primeira casa de espetáculos de Alagoas. Um majestoso projeto do engenheiro italiano, Luiz Lucariny.

Por fim, o deputado federal esteve com as demais autoridades, conhecendo a obra da marina que funcionará em Penedo numa parceria público/privada, dando novos ares ao turismo náutico da região. Juntando-se ao Diretor-Presidente da Desenvolve, Rafael Brito, isso já no período vespertino, a parada foi na Casa da Amizade para um bom almoço com direito a incomparável vista para o nosso belo Velho Chico.

rafael@aquiacontece.com.br
@medeiros_AL
82 99312-1531

Comentários comentar agora ❯

  • Mario Jorge Gostaria de saber se a Vila Matias é Penedo, pois esta localidade precisa de uma atenção maior dos senhores políticos. Vejo o vereador Derivan em tal matéria e o próprio nunca reenvindica nada para o bairro que ele reside. A eleição vêm aí pra ele vim pedir votos aqui.
Postado em 21/07/2017 07:20

Municípios recebem segunda parcela do FPM com queda de 8,12% em relação a 2016

Arquivo - aquiacontece.com.br
Municípios recebem segunda parcela do FPM com queda de 8,12% em relação a 2016

Os municípios alagoanos amanheceram com a segunda parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) depositada nas contas, porém com uma queda de 8,12% em relação à mesma do ano passado e de 12% em relação à previsão da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o mês de julho tradicionalmente faz parte de um período de queda do FPM. No entanto, este ano tivemos aumento dos repasses constitucionais, graças ao 1% extra do FPM. Na primeira parcela do dia 10 de julho, segundo a CNM e a STN, houve um aumento de 8% em relação à mesma do ano passado, mas uma queda de 19% em relação à de junho.

Para a maioria dos prefeitos a opinião é de que em relação ao ano passado a coisa melhorou, mas as quedas dos repasses desde junho começam a preocupar os gestores que estão no cargo pela primeira vez. A recomendação dos consultores financeiros é para manter a calma, porque este período é historicamente de queda, mas com ligeira melhora em relação ao ano passado devido ao repasse de 1% FPM.


rafael@aquiacontece.com.br
@medeiros_AL
82 99312-1531

 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 20/07/2017 16:06

Partido Social Cristão filia dois novos prefeitos em Alagoas

Assessoria
Partido Social Cristão filia dois novos prefeitos em Alagoas
Evento que filiou Flavinho Lira e Manuilson Andrade foi muito concorrido

Os prefeitos de Feira Grande, Flavinho Lira, e de Colônia Leopoldina, Manuilson Andrade, são os mais novos filiados do PSC. Eles foram recebidos, na noite desta terça-feira (18) em uma concorrida reunião, que foi comandada pelo presidente de honra do partido, o deputado estadual Sérgio Toledo e contou com a presença do governador Renan Filho, destacando sua parceria com a legenda que compõe sua base aliada em Alagoas desde o início da gestão. O PSC já tinha três vice-prefeitos e 64 vereadores espalhados por toda Alagoas.

O deputado Sérgio Toledo afirmou que a chegada dos novos filiados oxigena a legenda e prepara terreno para o cenário eleitoral em 2018 – quando o partido planeja eleger um deputado federal. Ele destacou que o PSC é o partido da família e que tem buscado manter esses valores na sua participação política, com compromisso e respeito com as pessoas. “Estou no meu quinto mandato de deputado estadual e a cada eleição a minha votação sempre tem aumentado, mostrando que temos feito um trabalho sério por Alagoas, ampliando assim o número de amigos, a quem faço questão de agradecer e ao mesmo tempo dividir as minhas vitórias”, afirmou, elogiando o presidente estadual do PSC, Maurício Bugarim.

O governador Renan filho destacou a satisfação em participar do encontro por reconhecer nos filiados do PSC e no deputado Sérgio Toledo parceiros de todas as horas. Ele fez um balanço do que tem feito por alagoas desde que assumiu, destacando os bons indicadores alcançados na Segurança, na Educação, na Agricultura e na Saúde, chamando atenção para construção de um hospital em Porto Calvo, auxiliando na região norte de Alagoas. “Temos feito um trabalho comprometido com o futuro da nossa terra, enquanto o país atravessa uma dura crise, nós estamos pagando o funcionalismo em dia e convocando novos concursados”, afirmou, elogiando a postura do deputado Sérgio Toledo.

*Com assessoria


rafael@aquiacontece.com.br
@medeiros_AL
82 99312-1531

Comentários comentar agora ❯

Postado em 15/07/2017 12:50

Ronaldo Lessa participa de entrega de casas e reafirma compromisso com Penedo

Cone Freire - Aqui Acontece
Ronaldo Lessa participa de entrega de casas e reafirma compromisso com Penedo
Ronaldo Lessa concedeu entrevista à Rádio Penedo FM

O ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), participou nesta sexta-feira, 14, da entrega das 245 unidades habitacionais do Conjunto Residencial Velho Chico 2, localizado no Bairro Raimundo Marinho, parte alta da cidade de Penedo.

Em proveitoso bate-papo com Lessa, conversamos sobre a conjuntura política nacional diante do tsunami de conflitos políticos que vive o Brasil, tendo Ronaldo deixado claro em sua fala, que é terminante contra as investidas do Presidente Michel Temer par com os trabalhadores brasileiros que têm seus direitos ameaçados.

Ronaldo Lessa que é engenheiro por formação e já morou em Penedo, reafirmou em seu discurso o compromisso com a histórica cidade, destacando seu empenho para garantir emendas constitucionais, principalmente para a Centro de Reabilitação e Equoterapia Santa Clara - ACRESC e Santa Casa de Misericórdia de Penedo.

rafael@aquiacontece.com.br
@medeiros_AL
82 99312-1531
 

Comentários comentar agora ❯

  • Professor Carlos Ronaldo Lessa o Governador que dignificou o salário do Servidor Público Estadual, conte conosco sempre!
Postado em 13/07/2017 22:08

Prefeita Vera Dantas senta com líderes sindicais para discutir reajuste salarial e precatórios do Fundef

Assessoria
Prefeita Vera Dantas senta com líderes sindicais para discutir reajuste salarial e precatórios do Fundef
Uma nova reunião foi marcada para o dia 26 de julho

A semana foi de boas perspectivas para o servidor igrejanovense que se fez representado pelo presidente Cidário dos Santos, pela vice-presidente da entidade, Regiane Lima Moreira, além da secretaria de Formação Lindaura Gregório, do advogado Dr Antonio e o representante da CUT/AL, Isac Jackson que acompanhou o encontro com a prefeita Verônica Dantas Lima e Silva (PMDB).

Na assessoria da prefeita estavam o contador da prefeitura, senhor Gustavo, juntamente com o Procurador Geral, Marcos Cotrin, além da assessora e servidora pública, Maria Adriana (Dica) e do secretário de educação Ricardo Costa.Juntos, Sindicato e Prefeitura, discutiram o reajuste das categorias que não possuem piso salarial definido em lei, sendo apresentada uma proposta inicial de 20% para reajustes dos salários das categorias, com exceção dos Auxiliares e técnicos de Enfermagem, motoristas e Assistentes Administrativos Educacionais onde o percentual é de 30%. O presidente Cidario, disse que não tem como levar nem para uma discussão com as categorias em uma assembleia, uma proposta que fique a baixo do índice inflacionário levando em consideração o IPCA que representa as perdas dos últimos anos.

Também foram discutidos outros assuntos como o pagamento do 14º salário para os Agentes Comunitários de Saúde e de endemias, pagamento do 13 salário e o retorno às atividades dos servidores que se aposentaram por tempo de serviço e que pretendem continuar a trabalhar.
De acordo com o presidente Cidário dos Santos a reunião também teve como pauta, a distribuição dos 60% que foram bloqueados do recurso do FUNDEF. Ainda de acordo com Cidário, uma nova reunião foi agendada para o próximo dia 26 de julho, quando a prefeita fará uma contraproposta ao Sindicato. Ele informou ainda que o secretário Municipal de Educação, Ricardo Costa garantiu o pagamento das férias dos servidores da educação, caso os 40% do recurso esperado entre na conta do município ainda esse mês.

O presidente fez questão de destacar a parceria estabelecida com a prefeita Vera Dantas, mencionando que o apoio da gestão à melhoria da qualidade de vida dos servidores municipais, tem sido uma constante e o fato é digno de reconhecimento. “Espero que neste novo encontro possamos ter o desfecho desse imbróglio e a garantia da decisão acertada para a tranquilidade do governo e a satisfação do servidor”, finalizou o presidente. 

rafael@aquiacontece.com.br
@medeiros_AL
82 99312-1531

 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 12/07/2017 10:52

Renan Filho, Marx Beltrão e Renan Calheiros marcam presença nesta sexta-feira em Penedo

O Governador Renan Filho, Senador Renan Calheiros e o Ministro do Turismo Marx Beltrão, todos do PMDB, marcarão presença nesta sexta-feira, 14, na solenidade de entrega do Conjunto Residencial Velho Chico 2, localizado no Bairro Raimundo Marinho, parte alta da cidade de Penedo. 

O residencial conta com 245 unidades habitacionais e é o último conjunto pronto que resta a ser entregue a população. De acordo com o prefeito Marcius Beltrão (PDT), atualmente o município pleiteia a construção de mais 600 casas populares, unidades que irão compor o “Cidade do Povo 2”.

rafael@aquiacontece.com.br
@medeiros_AL
82 99312-1531
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 10/07/2017 17:15

Igreja Nova mais uma vez é representada no 10 Encontro Brasileiro de Agentes Públicos

Assessoria
Igreja Nova mais uma vez é representada no 10 Encontro Brasileiro de Agentes Públicos
Presidente Cidário Santos representou município no evento

Aconteceu de 06 a 09 de julho na capital alagoano o 1º Encontro Brasileiro de Agentes Públicos. Com o tema: “Reflexos do legislativo na governança e gestão pública municipal”, o evento reuniu secretários, vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, servidores públicos e assessores. Na ocasião o município de Igreja Nova esteve mais uma vez representado pelo presidente do legislativo, vereador Cidário Santos (PMDB) e pelo vice-presidente, José Romualdo Moreira.

Durante o encontro, vários nomes se colocaram como palestrantes, entre eles, o professor Ismael Vieira da UFS que é especialista em políticas públicas e na oportunidade, falou sobre “Governança Interativa: Uma Concepção para Compreender a Gestão Pública Participativa”. O instrutor de coaching e consultor, Antoio Neto também foi um dos palestrantes, falando sobre “Funções e Atribuições do Poder Legislativo”.

Para o vereador Cidário Santos o evento revelou com clareza a importância da governança nas gestões municipais, trazendo uma realidade de organização institucional para que os municípios possam se adequar dentro de uma perspectiva participativa que busque soluções rápidas e atenda de forma adequada as demandas sociais e os anseios da população. 

rafael@aquiacontece.com.br
@medeiros_AL
82 99312-1531

Comentários comentar agora ❯

Postado em 10/07/2017 08:23

Governo e Prefeitura de Piaçabuçu agilizam construção de mais um conjunto habitacional

Assessoria
Governo e Prefeitura de Piaçabuçu agilizam construção de mais um conjunto habitacional
Obra foi paralisada por entraves burocráticos

Após alguns anos paralisada por força de entraves burocráticos, a obra de construção das unidades habitacionais do novo conjunto do Bairro Paciência, em Piaçabuçu, volta com força e em breve contemplará os munícipes que vivem de aluguel por não dispor de moradia própria.

O retorno das obras aconteceu graças a intervenção do Governo do Estado que através da Secretaria de Estado de Infraestrutra, buscou desatar os nós que travavam a continuidade da obra de tamanha importância para a população de Piaçabuçu.

Por ligação recebida do governador Renan Filho (PMDB), o prefeito Djalma Beltrão (PRB), teve a confirmação da assinatura da ordem de serviço das 170 unidades habitacionais com a garantia do governador que a Secretária de Estado de Infraestrutura, Maria Aparecida Machado tomará conta pessoalmente do que for necessário para que o conjunto habitacional seja entregue a população piaçabuçuense no mais curto espaço de tempo. O prefeito Djalma de imediato também criou uma comissão para dar suporte a construtora e evitar contratempos.

“Iniciamos o mandato com a missão de concluir essa obra e beneficiar as dezenas de famílias que esperam há tanto tempo por seus lares”, falou confiante o Prefeito.

rafael@aquiacontece.com.br
@medeiros_AL
82 99312-1531
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 09/07/2017 12:01

Rotary Club de Penedo empossa novo conselho diretor para o biênio 2017/2018

Rafael Medeiros
Rotary Club de Penedo empossa novo conselho diretor para o biênio 2017/2018
Eduardo Palmeira assumiu para o biênio 2017/2018

Entre as atividades desenvolvidas pelo Rotary Club de Penedo na última semana, a quinta-feira, 06, foi marcada pela posse do novo conselho diretor da entidade filantrópica que conta a partir de agora com Eduardo Palmeira na presidência. A cerimônia de posse aconteceu no restaurante do Hotel São Francisco e foi prestigiada por autoridades diversas, entre elas o deputado estadual Inácio Loiola (PSB).

O conselho diretor para o biênio 2017/2018, ficou composto além de Eduardo Palmeira na presidência, pelo Padre Luiz Cláudio que assumiu a vice-presidência da entidade, Francisco Júnior sendo o secretário, Alexandre Malta como diretor de protocolo e Aldevan Henrique, tesoureiro da entidade.

Durante o discurso de posse, o presidente Eduardo Palmeira fez questão de elogiar publicamente o empenho da Secretária Municipal de Educação, Cintia Alves que estava presente na cerimônia, sendo destacado por ele, o trabalho realizado na Escola Rotary do bairro Nossa Senhora de Fátima. Nos registros das presenças ainda o agradecimento ao Vereador Derivan Thomaz, Secretário Interino de Governo, Pedro Soares que representou o prefeito Marcius Beltrão e ao ex-prefeito e deputado federal, Alexandre Toledo.

“Precisávamos dessa parceria para juntos, Rotary e Prefeitura, buscarmos a melhoria da qualidade de ensino/aprendizagem nos espaços de aula da Escola Rotary que em breve terá suas salas climatizadas”, destacou Palmeira.

rafael@aquiacontece.com.br
@medeiros_AL
82 99312-1531
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 05/07/2017 23:10

Justiça determina o bloqueio dos 60% dos recursos dos precatórios em Igreja Nova

Arquivo
Justiça determina o bloqueio dos 60% dos recursos dos precatórios em Igreja Nova
Decisão pela ação judicial aconteceu em assembleia com os servidores

O magistrado Claudemiro Avelino de Souza, decidiu nesta quarta-feira, 05, pelo bloqueio de 60% dos recursos dos precatórios que se refere a verba relativa ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), o qual tem percentual destinado a complementação da remuneração dos profissionais do magistério em Igreja Nova.

O juiz decidiu pela sustentação da tese de que os valores recebidos no precatório estão vinculados à destinação da lei que rege o fundo educacional, motivo pelo qual sessenta por cento deve ser utilizado para remuneração dos profissionais da educação.

Na decisão, Dr Claudemiro Avelino requereu a concessão de tutela de urgência antecipada, visando o bloqueio imediato do precatório, determinando ainda que seja oficiado à Caixa Econômica Federal a transferência do aludido valor para uma conta que ficará à disposição da justiça até o julgamento final da lide.

Pedido

O pedido do bloqueio dos recursos referente aos 60% dos precatórios foi feito pelo Sindicato dos Servidores do Serviço Público Municipal de Igreja Nova (SPMIN), que após realização de assembleia com os trabalhadores da educação, teve a indicação de ingressar com ação judicial, diante da possibilidade do município trazer prejuízo aos servidores, ante a ausência de numerário suficiente, sendo marcada uma audiência de conciliação para o dia 26 de setembro do ano em curso, onde serão intimados a prefeita Verônica Dantas, o presidente do SPMIN, Cidário Santos e o representante do Órgão Ministerial Estadual.

De acordo com o presidente Cidário Santos, o Sindicato cumpriu com seu papel atendendo os interesses dos servidores e zelando pela garantia dos seus direitos. “Apenas atendi aos anseios dos trabalhadores sindicalizados da educação que decidiram em assembleia pela ação judicial. Tenho minha consciência tranquila de que o melhor será feito pelo funcionário público de Igreja Nova”, declarou o presidente.

rafael@aquiacontece.com.br
@medeiros_AL
82 99312-1531
 

Comentários comentar agora ❯

  • Eleitor É uma pena que não foi todo o valor pra essa gestão sentir na pela o que fez com o gestor anterior em dezembro. O dinheiro ficou na conta e até agora não pagou os fornecedores que não receberam em dezembro. Kd o dinheiro que estava aqui????