Vez ou outra 'posto' em meu Instagram algumas misturinhas que gosto de tomar, acabo misturando o chá de hibisco com cavalinha, carqueja com chá verde, e isso gerou uma certa curiosidade nas pessoas, então resolvi escrever sobre os benefícios de cada um, separadamente!
- Chá Verde: "Metabolismo"
Não é à toa que esse tipo de chá é número um em dietas para o emagrecimento natural e saudável. O chá verde, por conter ingredientes "termogênicos", ajuda a ativar as nossas reações metabólicas, fazendo com que o organismo responda melhor e distribua corretamente os alimentos ingeridos, eliminando, assim, as gorduras localizadas e evitando também o temido "efeito sanfona".
- Chá Mate: "Diabetes"
O famoso mate, tão bebido nas praias do Brasil, em particular no sul, como o chimarrão, é uma alternativa interessante para a alimentação de pessoas diabéticas. Isso se deve ao fato de seus ingredientes terem elementos que ajudam no controle glicêmico, ou seja, equilibram os níveis de açúcar no sangue.
- Chá de Erva-cidreira: "Estresse"
Todos os chás são, naturalmente, ótimos calmantes, mas, o feito à base erva-cidreira é um dos mais potentes para relaxar a mente e o corpo. Esse tipo de chá é considerado "fitoterápico", aprovado pela Anvisa, ou seja, funciona como um autêntico remédio para combater o estresse.
- Chã de Hortelã: "Inchaço"
Um dos mais refrescantes tipos de chás, muito consumido em épocas de verão e climas mais quentes, o chã de hortelã possui propriedades termogênicas incríveis, assim como o chá verde, que aceleram o metabolismo, eliminam as toxinas e gorduras localizadas, diminuindo inchaços no corpo.
- Chá de Hibisco: "Diurético"
O delicioso chá de hibisco é uma ótima fonte para eliminar a retenção de líquidos no corpo. Sua capacidade diurética faz com que provoque maior vontade de urinar, auxiliando, assim, a limpeza do organismo e, por consequência, na ajuda do corpo em processos como o emagrecimento mais rápido, saudável e natural.
- Chá de Gengibre: "Digestivo"
Para quem sofre com gastrite e problemas intestinais, o chá de gengibre é um ótimo companheiro. Seus nutrientes auxiliam na secreção da bile, feita pela vesícula biliar, facilitando a digestão de gorduras e evitando sobrecargas no fígado.
- Chá de Carqueja: "Antiflamatório"
O chá de carqueja é um poderoso emagrecedor porque tem ação direta sobre as disfunções estomacais e intestinais, tendo ainda propriedades antiinflamatórias, diuréticas e digestivas. Quando ingerido, ele age sobre o organismo e lhe proporciona o emagrecimento saudável através da limpeza estomacal e da liberação do fluxo intestinal.
- Chá de Cavalinha: "Diurético"
Evita o surgimento de pedra nos rins, evita o surgimento de pedras na vesícula, ajuda a combater a pressão alta, possui efeito diurético, o que evita a retenção de líquidos e consequentemente o inchaço. Auxilia no tratamento de doenças do sistema digestivo, como as úlceras, evita o estresse, reduz o fluxo menstrual, ajuda no tratamento de dores de cabeça e trata o reumatismo, osteoporose e outras doenças dos ossos graças a presença de cálcio; entre outras. A cavalinha é um remédio caseiro para a saúde dos ossos, graças ao seu teor de silício. O consumo desta planta ajuda a fortalecer os ossos, fixa o cálcio e contribui para que o corpo retenha esse mineral tão importante por mais tempo.
Como tudo em excesso faz mal, sempre ter o cuidado com a quantidade que está tomando de chás e quantas vezes na semana está fazendo isso. Quer um bom conselho? Procure um nutricionista e faça exames, só assim você irá saber qual será o melhor e mais benéfico para o seu corpo.
Até o próximo post
e um bom final de semana!
Segue lá no instagram:
@eualexafarias
Parceiro: @biotipofitnesspenedo

Comentários comentar agora ❯