Giro Penedo

Giro Penedo

Postado em 16/04/2019 15:09

Prefeito de Penedo em exercício Ronaldo Lopes recebe Presidente da Câmara, Marcelo Pereira

Divulgação
Prefeito de Penedo em exercício Ronaldo Lopes recebe Presidente da Câmara, Marcelo Pereira
Líderes discutiram sobre melhorias para o município penedense

Na manhã desta terça-feira (16), o Presidente da Câmara Municipal de Penedo, Vereador Marcelo Pereira, esteve na sede da prefeitura para dar as boas vindas ao prefeito em exercício, Ronaldo Lopes.

O vice-prefeito penedense assume temporariamente o cargo de Chefe do Poder Executivo devido ao pedido de licença de Marcius Beltrão, que está em viagem ao exterior.

Marcelo Pereira e Ronaldo Lopes conversaram sobre melhorias para o município que recupera e avança em seu potencial turístico, sendo referência em saúde pública e educação, com aumento das notas do Ideb na rede municipal de ensino e presença da Universidade Federal de Alagoas e do Instituto Federal de Alagoas, além de instituições particulares de ensino fundamental, médio e superior.

O encontro entre os políticos penedenses foi bem amistoso e mais uma vez Marcelo Pereira colocou a Câmara Municipal à disposição para que, junto com o Poder Executivo, possa trabalhar para o desenvolvimento da população penedense.

“Quando os Poderes se unem em prol de um bem comum, todos saem ganhando. Nosso intuito é sempre de estreitar os laços da Câmara com a Prefeitura, atendendo as áreas mais necessitadas em benefício do povo” declarou Marcelo Pereira.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 14/04/2019 12:18

Ronaldo Lopes assume interinamente prefeitura de Penedo a partir desta segunda, 15

arquivo - aquiacontece.com.br
Ronaldo Lopes assume interinamente prefeitura de Penedo a partir desta segunda, 15
No comando da prefeitura, Lopes vai trabalhar para manter as obras estruturantes que estão em andamento na cidade

Em virtude da licença concedida ao prefeito Március Beltrão, o vice-prefeito Ronaldo Lopes, que é filiado ao MDB, mesmo partido do governador Renan Filho, assumirá a chefia do Executivo municipal a partir desta segunda-feira, 15 de abril.

No comando da prefeitura, Lopes vai trabalhar para manter as obras estruturantes que estão em andamento na cidade, lançar projetos e adotar medidas administrativas importantes para o desenvolvimento de Penedo.

O vice-prefeito, que começou a carreira pública em 1995, quando foi escolhido para presidir a Companhia de Habitação Popular de Alagoas (COHAB/AL), será o candidato a prefeito apoiado por Március Beltrão em 2020 e vai usar a oportunidade para mais uma vez mostrar que é capaz de continuar o trabalho desenvolvido nos últimos anos e promover as mudanças necessárias para a cidade ribeirinha crescer cada vez mais.

Vale lembrar que, além de sua passagem pela Cohab, Lopes também assumiu a função de Superintendente Executivo da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), Secretário de Estado do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Naturais do Estado de Alagoas (SEMARH) e diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), além de deputado estadual, entre outros cargos, sem nunca ter tido seu nome associado a qualquer escândalo. 

Comentários comentar agora ❯

  • Rivaldo Pereira Espero que Ronaldo Lopes, faça algo que a zona rural seja lembrada, moro em ponta mufina e vivemos em situaçao de total abandono, sem médico, sem estradas, sem assistencia a agricultura e a pesca, até aparece que estamos na venezuela. seja bem vindo o senhor é filho do melhor ex prefeito de penedo
  • Edvaldo Esse é o futuro prefeito da nossa Penedo!
Postado em 05/04/2019 15:36

Marcelo Beltrão atende convite e participa de sessão na Câmara de Vereadores de Piaçabuçu

Assessoria
Marcelo Beltrão atende convite e participa de sessão na Câmara de Vereadores de Piaçabuçu
Estudantes e membros da sociedade civil organizada também participaram da sessão

Atendendo a um convite formulado por vereadores da cidade de Piaçabuçu, o deputado estadual Marcelo Beltrão (MDB) participou da sessão ordinária realizada nesta quinta-feira, 04 de abril, na sede do poder Legislativo municipal.

Na oportunidade, o parlamentar usou a tribuna para falar sobre as medidas que a Assembleia Legislativa de Alagoas, através de sua atuação política, tem adotado para combater o “golpe do diploma” e tentar amenizar os prejuízos de estudantes que foram lesados.

Além disso, Beltrão falou também sobre outros assuntos, incluindo projetos que em breve devem ser executados no município em parceria com o governador Renan Filho e o prefeito Djalma Beltrão.

Estudantes e membros da sociedade civil organizada também participaram da sessão, além dos secretários municipais de Educação, Ariqueide Castro; de Finanças, Guido Breda e de Administração, Paulinho Pinheiro.
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 01/04/2019 16:15

Professores e alunos estão levando ventiladores para sala de aula, diz vereador João Lucas

Assessoria
Professores e alunos estão levando ventiladores para sala de aula, diz vereador João Lucas
Vereador João Lucas

Professores e estudantes da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto estão levando ventiladores para a sala de aula. A denúncia foi divulgada pelo Vereador João Lucas, com base em informação passada por docente da unidade de ensino reformada recentemente, mas ainda sem condicionadores de ar instalados.

Para resolver o problema, o parlamentar fez um apelo ao gestor da pasta e Vice-Governador Luciano Barbosa durante sessão realizada ontem (quinta-feira, 28). João Lucas disse ainda que conversou com o deputado Antônio Albuquerque sobre o tema e ele se prontificou em intermediar com o governador.

SMTT

O edil usou seu tempo na tribuna para agradecer o atendimento da SMTT ao requerimento que fez sobre o deslocamento de agentes de trânsito para imediações de escolas. O setor informou que, a princípio, a prioridade é para Escola Santa Luzia por ser área mais crítica e única atendida de imediato devido ao baixo efetivo.

João Lucas comentou a entrevista que fez com o prefeito Március Beltrão sobre a entrega do PSF do Conjunto São José, unidade a ser entregue em, no máximo, seis meses. Ele também comentou a informação passada pelo gestor sobre a data prevista para o concurso público, dia 7 de julho.

O parlamentar encerrou seu discurso destacando a importância do voto, citando os ‘malefícios’ da escolha para presidente do Brasil e as consequências para Penedo, onde 5 postos de saúde estão sem médico. “Jair Bolsonaro está brincando de ser presidente”, disse João Lucas, repetindo a frase do presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 01/04/2019 16:14

Vereador Bili Marques elabora projeto que atende vítimas de fibromialgia

Assessoria
Vereador Bili Marques elabora projeto que atende vítimas de fibromialgia
Vereador Bili Marques

Pessoas que sofrem os males causados pela fibromialgia, uma síndrome caracterizada por dores prolongadas em diversas partes do corpo, terão prioridade nas filas de setores públicos e privados na cidade de Penedo e vaga prioritária nos estacionamentos de Penedo, condição a ser atestada por meio de adesivo no veículo.

Os benefícios constam no Projeto de Lei de autoria do Vereador Bili Marques, matéria aprovada durante a sessão realizada nessa quinta-feira, 28. A proposta aprovada por unanimidade de votos estabelece ainda o 12 de Maio como Dia do Portador de Fibromialgia, data já consagrada em nível mundial.

“Essas pessoas sentem muita dor e sobrevivem às custas de remédios muito caro”, alertou Bili Marques em seu discurso, informando que somente uma caixa dos medicamentos necessários para amenizar o sofrimento dos que têm fibromialgias – em sua maioria mulheres – custa cerca de duzentos reais.

Alcance social

O alcance social do Projeto de Lei é fundamentado nos casos já diagnosticados em Penedo, onde foi uma associação para portadores da síndrome foi criada. Bili Marques avalia que a descoberta de novos diagnósticos no município tende a crescer com a publicidade de sua ação parlamentar.

O líder do governo falou ainda sobre o Programa de Saúde da Família, frisando que o recurso enviado pelo governo federal para cada unidade era R$ 5.800,00 quando foi criado, em 1997. Vinte e dois anos depois, o valor é mesmo.

“Para cada prefeito manter um PSF, necessita, no mínimo de cinquenta mil reais e o governo atual investe um milhão no setor”, disse BilI Marques sobre o aporte de recursos por parte da gestão de Március Beltrão, além de mais trezentos mil reais por mês para o funcionamento da UPA.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 01/04/2019 16:11

Vereador Edivaldo Santos viabiliza apoio da SEMTHAS para moradora de casa sob risco de desabamento

Assessoria
Vereador Edivaldo Santos viabiliza apoio da SEMTHAS para moradora de casa sob risco de desabamento
Vereador Edivaldo dos Santos

Uma senhora residente na comunidade Brasília, localizada no bairro Santo Antônio, vai sair da casa de taipa onde mora por conta do risco de desabamento. O socorro à moradora por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) foi viabilizado pelo Vereador Edivaldo dos Santos.

A informação foi passada pelo parlamentar durante a sessão de ontem (quinta-feira, 29). Edivaldo disse que esteve no local e na SEMTHAS, onde um servidor identificado com o nome de João Pedro também foi até a casa e constatou a gravidade da situação.

De acordo com o que foi passado ao vereador, a moradora será transferida para imóvel locado por meio do programa ‘aluguel social’.

Escola Douglas Apratto

Edivaldo Santos usou a tribuna para informar que esteve na Secretaria Estadual de Educação, onde foi informado que a Escola Estadual Jácome Calheiros (unidade desativada) não tem documentação, mas será cedida à prefeitura.

No local onde o colégio estadual está situado funcionará a Escola Municipal Douglas Apratto Tenório, sendo que o processo de cessão de uso por dez anos tramita com mais rapidez do que a regularização do imóvel pela SEE.

“Foi uma conversa muito produtiva, eu acredito que agora terá início e assim que estiver pronto, o município vai fazer a licitação”, disse sobre uma das bandeiras de seu mandato: a continuidade do funcionamento da Escola Douglas Apratto no bairro Santo Antônio.

Sobre outro símbolo da comunidade onde reside, o ‘seu’ Toinho Pescador, o vereador informou que há um documentário sendo feito e que pretende homenageá-lo com uma comenda, proposta que tem apoio do Presidente Marcelo Pereira. “A ação tem que falar mais do que as palavras”, resumiu Edivaldo ao rebater críticas infundadas.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 01/04/2019 16:10

Vereador Ernande Pinheiro consegue título de cidadão penedense para empresário Dogi do Laçador

Assessoria
Vereador Ernande Pinheiro consegue título de cidadão penedense para empresário Dogi do Laçador
Vereador Ernande Pinheiro

O Vereador Ernande Pinheiro apresentou decreto legislativo que concede título de cidadão penedense ao empresário Dogival Vasconcelos, o Dogi do Laçador, como é conhecido. A homenagem foi aprovada na sessão realizada nessa quinta-feira, 29.

Ainda na mesma sessão ordinária, Ernande Pinheiro requereu à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) sinalização para a parte alta da cidade e voltou a cobrar solução urgente para o alagamento da Rua Campos Teixeira e também um calendário anual do Detran Alagoas para de exame mensal de CNH em Penedo.

O parlamentar que é gerente do INSS no município informou que a agência local já está emitindo a certidão para servidores municipais, documento necessário para solicitação de aposentadoria no Instituto Penedo Previdência.

Ernande Pinheiro também participou do debate sobre a reforma administrativa. “Vamos trabalhar com bom senso porque esta Casa não é contra concurso público, mas a reforma administrativa tem que chegar aqui para ser colocada em pauta para a gente analisar, ponto por ponto, para ver o que o servidor vai ter de ganho”, declarou.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 29/03/2019 15:53

Instalação de UTI é “o maior projeto para Penedo”, avalia vereador João Lucas

Assessoria
Instalação de UTI é “o maior projeto para Penedo”, avalia vereador João Lucas
Vereador João Lucas Lins de Queiroz afirmou que o maior projeto para Penedo é a instalação de uma Unidade de Tratamento Intensivo

O Vereador João Lucas Lins de Queiroz afirmou que o maior projeto para Penedo é a instalação de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), investimento em saúde pública que já tem projeto elaborado pela Santa Casa de Misericórdia de Penedo, conforme destacou em seu discurso na tribuna da Câmara Municipal de Penedo.

Em contato com o Vice-Prefeito Ronaldo Lopes, o vereador foi informado de reunião entre o representante da Prefeitura de Penedo e o secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, a respeito o assunto que tem compromisso do governador Renan Filho, inclusive com possibilidade de repasse de recursos para a Santa Casa de Penedo tocar a obra com mais celeridade e economia.

“A UTI já deveria funcionar em Penedo, mas os equipamentos encaixotados foram para Coruripe”, disse João Lucas em seu discurso, afirmando que houve falta de compromisso político do então secretário estadual de Saúde e ex-prefeito de Penedo, Alexandre Toledo.

Ainda na tribuna, João Lucas parabenizou os organizadores da Festa do Bom Jesus dos Navegantes do povoado Ponta Mofina e reforçou a divulgação da realização de concurso para ingresso no serviço público municipal, conforme informou o prefeito Március Beltrão durante reunião com a bancada governista.

João Lucas destacou ainda a inclusão de ruas da Vila Matias, Loteamento São Gonçalo, Conjunto São José e Alto do São João no programa Pró-Estradas, investimento do governo estadual que constam no orçamento 2019, segundo declarou.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 29/03/2019 15:40

Vereador Fagner Matias requer ordenamento do acesso ao Madre do Espírito Santo

Assessoria
Vereador Fagner Matias requer ordenamento do acesso ao Madre do Espírito Santo
Vereador Fagner Matias fez quatro requerimentos durante a sessão realizada em 21 de março

O Vereador Fagner Matias fez quatro requerimentos durante a sessão realizada em 21 de março, um para o governo solucionar problema de saneamento no bairro Santa Isabel, dois à cooperativa que faz o transporte coletivo em Penedo e o outro para Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Ele solicita que a cooperativa que reúne permissionários do transporte coletivo amplie o horário de atendimento no local onde ocorre a venda do passe estudantil (até as 14 horas) e o que o início da linha circular passe para as 19h00, requerimentos que atendem pleitos de estudantes.

Da SMMT, Fagner Matias requer o ordenamento do trânsito no acesso ao Conjunto Madre Espírito Santo. Da prefeitura ele pede solução para o saneamento e a iluminação pública da Rua Dom Constantino, via paralela da Avenida Brasil no bairro Santa Isabel (popular Cacimbinhas), localidade abandonada pelo poder público por sucessivas gestões que tem seu posto de saúde instalado em local adequado, conforme alertou.

Na tribuna, o vereador agradeceu os reparos que solicitou da Secretaria Municipal de Educação para a Creche Denilma Bulhões e agradeceu ao Vice-Prefeito Ronaldo Lopes ao diretor-presidente do IMA/Alagoas, Gustavo Lopes, o empenho na liberação da obra de pavimentação de rua no povoado Tabuleiro dos Negros. Matias também parabenizou o diretor da Câmara Municipal de Penedo, Farley Pereira, pela passagem de seu aniversário.

O líder do bloco de oposição comentou a visita que fez na Cooperativa 1º Núcleo, onde estudantes da Escola Municipal João XXIII, reinaugurada em 2015, foram removidos para estudar em locais que pertencem à associação de moradores, espaços totalmente inadequados para funcionar como salas de aula, segundo o vereador.

Com base nas inspeções que tem realizados em unidades de ensino da rede municipal, Fagner Matias avalia que não o devido planejamento para a realização das reformas, reiterando a solicitação da presença da Secretária Cinthia Alves na Câmara para que apresente o plano de trabalho dos serviços.

Fagner Matias disse ainda que na próxima visitará a Escola Manoel Soares para verificar como estão ocorrendo as aulas do EJA.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 29/03/2019 15:35

Vereador Valdinho Monteiro rebate críticas contra a gestão de Alexandre Toledo

Assessoria
Vereador Valdinho Monteiro rebate críticas contra a gestão de Alexandre Toledo
Vereador Valdinho Monteiro rebateu críticas feitas no plenário contra o ex-prefeito Alexandre Toledo

O Vereador Valdinho Monteiro rebateu críticas feitas no plenário contra o ex-prefeito Alexandre Toledo durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Penedo realizada em 21 de março.

Segundo o parlamentar, o ex-gestor assumiu o mandato com apenas três médicos nos postos de saúde do município e entregou a gestão com 23 profissionais nos PSFs, acrescentando ainda o apoio prestados aos agentes de saúde e que os equipamentos da UTI foram levados para Coruripe por causa da influência da família Beltrão.

“Ninguém pode falar que teve outro gestor que trabalhou mais pela saúde do que Alexandre Toledo”, afirmou Valdinho Monteiro, destacando que o ex-prefeito determinava a limpeza dos canais da Lagoa do Oiteiro durante o período que antecedia o inverno para evitar o alagamento de ruas, relacionando as críticas com a proximidade do período eleitoral.

Sobre a gestão atual no setor da saúde, o vereador reconhece os avanços realizados, mas lembrou que o Secretário Pedro Madeiro não destinou para a zona rural as ambulâncias conseguidas pelos vereadores por meio de emenda parlamentar, quebra do acordo que o gestor da pasta firmou, publicamente, com os parlamentares penedenses.

Comentários comentar agora ❯