Jackson Ventura Júnior

Jackson Ventura Júnior

É Estudante de Direito

Postado em 02/01/2011 12:24

A era da juventude opaca e inerte

Atualmente estou me sentindo um tanto quanto revoltado com os problemas sociais que estão afligindo nossa nação, porém, me deixa mais revoltado a forma como nós, especialmente a juventude, estamos encarando os fatos.

Apaixonado por história do Brasil e muito curioso que sou, recordo-me claramente dos fatos que antecederam a atual geração juvenil. Muitos destes fatos aconteceram em épocas quando eu era apenas um sonho dos meus pais, todavia, percebo em livros e documentários o quanto a juventude da época era “agitada”, preocupada com o seu futuro e o futuro da sociedade. Percebo também que aquela geração juvenil não era muito de calar e consentir diante dos graves problemas que existiam.

Devemos todos concordar que as gerações que nos antecederam eram muito mais críticas e mais exigentes que a atual. No decorrer da história brasileira podemos notar algumas destas características associadas aos acontecimentos. Durante o regime militar, por exemplo, muitos jovens, em sua maioria estudantes, tiveram suas vidas ceifadas devido as constantes lutas e críticas ao sistema político estabelecido na época. Podemos notar também, a total participação estudantil em movimentos que eram contra toda a problemática que ocupava o Brasil à época. Estudantes, músicos, jornalistas, jovens que passaram da opacidade e da morosidade para uma efervescente batalha em busca de um Brasil mais justo e igualitário.

Ao ler as páginas dos livros de história, percebo também a presente atuação juvenil nos grandes escândalos políticos, como no caso do Impeachment do governo Collor, onde os “caras pintadas” foram às ruas exigir que o gestor da época deixasse o cargo. Neste caso, não acredito que essa massa juvenil foi a principal responsável pela mudança do gestor, afinal muitos deles só lá estavam por conta de alguns litros de refrigerante e outras coisas que só Deus sabe. Mas pelo menos eles deram a cara à tapa. Mas isso não vem ao caso.

Causa-me grande indignação ver que todos esses esforços feitos por aqueles que nos antecederam foram em vão, afinal, não estamos dando o devido valor a todos esses anos de luta, e bem mais que isso, àqueles que até hoje suas famílias esperam noticias sobre o seu “desaparecimento”. Isso nos mostra uma atual geração de inertes, de sedentários, esperando que a solução para toda essa violência, para a deficiência na saúde e para a educação capenga, caia dos céus.

Ao encerrar este pequeno artigo, recordo dos versos de Geraldo Vandré, - que teve suas cordas vocais retiradas pela força do Regime Militar - na música “Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores”, onde sabiamente ele dizia: “Vem, vamos embora! Que esperar, não é saber. Quem sabe, faz a hora. Não espera acontecer".

Comentários comentar agora ❯

  • JOAOZINHO Parabens Jakson pela matéria, se cada cada jovens tivesse esse pensamento o nosso Brasil, nosso estado e o nosso municipio seria outro, parabens mesmo pela matériaFELIZ ANO NOVO.
  • gil A maioria dos jovens estão pouco se lixando com o que está acontecendo, eles, a maioria só querem saber de balada e internet.. em uma turma de dez pergunta quntos deles querem se casar? acredito que pelo menos dois irão responder que sim, pois os demais não querem formar uma familia pra nao terem responsabilidades. muito menos em batalhar por um pais melhor. onde a LUTA seria grande muito grande . antigamente os pais (maioria)davam seu sangue para poder educarem seus filhos hoje em dia estão a DEUS dará.
  • evanio nos somos os primeiros e ficar esperando acontecer uma juventude velha sem vida onde os velhos de hoje torna-se mais novos ki os jovens de quem é a culpa?minha,sua dels de todoséssa é a verdade..
  • Jean Lenzi Meu caro Jackson, interessante esta sua abordagem. Sua citacao ao poeta Vandre e simplesmente uma chamada maxima para todos nos. A ela eu acrescentaria uma de Raul Seixas que disse tambem: \"quem nao tem papel escreve no muro\"...Acredito que hoje estamos mais proximos do Raul do que do Vandre, nao acredita?
  • Maria Núbia de Oliveira \\\"JUVENTUDE TEU NOME É BELEZA, JUVENTUDE TEU NOME É CALOR.. JUVENTUDE, TEU NOME É GRAÇA, É LUZ, É ALEGRIA, TEU NOME É AMOR!\\\" EU ACREDITO NA FORÇA DA JUVENTUDE. ACREDITO NOS SEUS ANSEIOS, NOS SEUS IDEIAIS. VEJO A JUVENTUDE DE HOJE NUMA BUSCA ANGUSTIANTE POR UM FUTURO PROMISSOR. CLARO QUE EXISTE OCIOSIDADE. NÃO EXISTE UM FONTE DIRECIONADA PARA OS JOVENS. E ELES VÃO, SEM RUMO, OLHOS FITOS NOS GOVERNANTES QUE NÃO SE EMPENHAM PARA ESTIMULÁ-LOS PARA O SEU CRESCIMENTO EM TODOS OS ASPECTOS. O JOVEM QUER O NOVO, O PRESENTE, SEM CONTUDO ESQUECER AS RAÍZES DOS SEUS ANTEPASSADOS. É PRECISO ATRAIR A JUVENTUDE, DEIXAR AFLORAR EM SEU OLHAR O BRILHO DA ESPERANÇA. É PRECISO PROPORCIONAR AOS JOVENS UMA DINÂMICA QUE OS ARRASTE PARA O BOM, O BELO E O PROMISSOR!
  • Hugo Menezes O que acontece atualmente é uma LAVAGEM CEREBRAL proporcionada por diversos fatores, dentre eles, escolho a TV como o principal problema. É evidente que a juventude atual não se mobiliza como antigamente, agora é preciso reconhecer que muitos jovens por ai lutam diariamente-EU SOU UM DELES-em favor um pais mail justo e igualitario. As conquistas proporcionadas á juventude: Prouni, Universidades,IFTs e PEC da Juventude surgiram dos clamores desses abnegados jovens. Seu texto espressa a mais pura verdade.É preciso que os jovens arregassem as mangas e partam para a luta.Afinal, quem sabe faz a hora não espera acontecer.
  • Flávia Fróes! Parabéns Júnior...
  • Carlos Ventura Parabéns Júnior . continue assim sendo sempre criativo voçê e demais.
  • lilian Adorei a materia, a mesma retrata infelizmente a forma como o juventude atual fica inerte em frente aos acontecimentos, ficam \"embecilmente vendo a banda passar\"e ao final aplaudem sem saber o por que??????
  • Marcos Ventura È isso aí JJ, parabéns pela feliz postagem, que bom seria se a maioria dos jovéns de hoje tivessem esse pensamento, com certeza o nosso pais seria outro e viveriamos bem melhor. abraço!
  • Roberto Fiquei boquiaberto, ainda existe a Juventude que preocupa-se com o futuro que está totalmente comprometido! Não sei a culpa é dos nossos adultos ou de todos.
  • Adelmo P Santos É Jackson, você foi muito feliz no seu comentário. Veja na prática, hoje, a chefe da Nação é uma das que davam a cara à tapa.Pena que a nossa mídia seja (inválida), ou tele-guiada pois do contrário não se calariam com esses 70% de aumento dado aos parlamentares. E o povão, como sempre, ficam a ver navios. Tenho pena do futuro do meu País que é um pais tão belo mas tão mal-administrado. Que Deus nos proteja pois não temos mais a quem apelar.
  • Edmilson Joaquim dos Santos Você tem razão nos seus argumentos Jakson, mas não desanime, a juventude é um retrato colorido e com tecnologia HD da sociedade atual. Mas ainda há esperança. Jovens como você são a prova de que ainda há esperança. De que nem tudo é só \"Harmonia do Samba, Calypso, Restart, Aviões, Malhação, ou \"Vou não, quero não, minha mulher não deixa não\". Valeu, um abraço.
  • janilton tavares \"UMA NÃO!, MAS COM DUAS ANDORINHAS JÁ SE COMEÇA O VERÃO\" vejo que não sou o único joven de penedo que se preocupa o nosso tão incerto \"FUTURO\",desse modo jakson, gostaria muito de te conhcer, participo de grêmio estudantil e sinto na pele o que você cahama de \" juventude opaca e inerte\" concordo plenamente com tigo, pois sei o que é sonhar com um \"brasil melhor\" e derrepente se ver como um \"sonhador solitário\" e angustiado ao ver a maioria dos jovens vivendo numa espécie de \"MUNDO DA SUPERFÍCIALIDADE\" ou seja vivem o que ha de mais banal a exemplo daqueles que vidram os olhos na tv todas as noites para ver \"O BIG BESTEIRA DA REDE GLOBO\" ou participando de movimento como essas torcidas organixadas, ressalto aqui que nada tenho contra a quem faz parte dessa organizaçao, mas acho uma tremenda \"ALIENAÇÃO\", por isso meu caro jakson quero que saiba que acabo de encontrar algém que sonha o que eu sonho e isso me deixa muito feliz, pois agora percebo que não estou sozinho. por tanto não me sinto mais \"UMA ANDORINHA SÓ\" !
  • Anderson França Concordo....Pena que a maioria dos jovens estão voltadas as coisas ruins do mundo como as \"drogas e a violência\'\', por exemplo. Sou jovem tenho 17 anos, e nunca tevi nenhum contato com as coisas ruins citadas acima. e peço a Deus que me livre...... Acho que esses jovens procuram essas coisas por que não tem alguém que lhe digam ,que conversem com elas isso é falta dialógo entre pais e filhos. Mas falando em um Brasil melhor cabe a nós eleitores saber-mos opoder que temos nas mãos. Se somos capazes de eleger tbm podemos tirá-los... Gente acordem.......Jovem.........
  • geraldo cavalcante Muito agadável seu comentário, se voce acreditasse em espiritismo e reencarnação que não sabe que voce seria um dos muitos académicos que estava na concha acustica da Faculdade de Odontologia da UERJ ensaiando a musica do Vand´re, alguns desapareceram outros morreram, aliás forram assasinados pela ditadura, já estamos com 47 anos desses fatos. Porem meu jovén, para voce compreender este comportamento da joventude, voce tem que mergulhar fundo no que ficou estabelecido como sendo o SISTEMA, que domina todos os seguimentos, e ninguem se opoem a ele, ele é invisível. Sua primeira preocupação foi alienar a joventude dado a ela a ilusão do que tudo pode, nãda é proibido,não é o que estamos vendo, o jovem não quer saber se há fome nas grandes platações e sonhar atingir status.