Jean Lenzi

Jean Lenzi

Ator, dramaturgo, encenador teatral e ativista cultural

Postado em 18/08/2010 13:32

Sustenidos e Bemóis

“Nós podemos e devemos encontrar musicalidade em todos os “saltos” e baixos”, nos ensinam os musicistas e desde muito cedo nesta cidade de valorosa sonoridade, tenho aprendido com avidez essa, dentre outras verdades pré-dispostas em sustenidos e bemóis. Já à poesia de Fernando que nos remete a duvida do que pode ou não ser válido, logo se ratifica pela máxima do poeta lisboeta quando nos afirma que “tudo vale a pena se a alma não é pequena”.

Esta triste sinfonia à beira rio confrange a Cia. Penedense de Teatro que sente neste momento a inevitável necessidade de guardar em lugar privilegiado no Theatro as suas sapatilhas de amianto, e daí reverem a impostação de seus gritos e a utilidade de suas máscaras. Esta triste sinfonia confrange também a fiel platéia juliana, depositária das graças e do encantamento promovido pelo trabalho da mais antiga e singularíssima trupe teatral do Penedo.

Em outros momentos já foram ditos, inclusive nesse veículo de imprensa o qual me pré-disponho a falar, o quanto se faz imperiosa a elaboração de um Projeto cultural verdadeiramente consistente para Penedo. Também já foi dito que o Festival de Teatro de Penedo só existe por iniciativa e manutenção própria dos componentes da CPT que se alternam em funções públicas várias para, inclusive, sustentar seus sonhos dionisíacos. E por isso, haveremos de reconhecer que o fracasso deste ano que culminou no cancelamento do Festival, deve-se em sua maior parte a uma falha de produção harmonizada pelos organizadores. O que se diz aqui não é para causar espanto ou indigestão, muito pelo contrário, se falamos e buscamos verdades, por que então sonegá-las? Não há arte mais falsa do que o teatro, que finge, mente, vacila, e como arte, tenderá a ser sempre essencialista, cuja validade é limitada aos palcos, e se a deixamos passar por além daquele espaço limítrofe, veremos instaurada a crueldade e a burrice.

Ao ler a nota posta que informa o cancelamento do Festival, é possível identificar razões e intencionalidades justificáveis. Há muito não se creditam à Cidade do Penedo eventos culturais promovidos pela gestão pública municipal. A ineficiência da secretaria de cultura se dá pela simples razão de não se ter ainda uma visão honesta de política cultural. Somente quando não for mais possível contemplar o legado que foi deixado pelo suor dos ilustres artistas, poetas, educadores e civis, haveremos então de admitir que falhamos. Não se concretiza compromisso com o resgate e ou até mesmo manutenção da cultura, vale mais a preservação de votos; o que impera atualmente é a mais simbólica demonstração de ignorância, uma inversão de valores que nega uma gestão cultural em benefício intimo de um “gestor cultural”. O que se pode constatar também na ineficácia destas ações promovidas por ingênuos proletários em sentido menor, que se alto-intitulam grandiosos guerreiros das batalhas que ainda não aconteceram. E ainda sobre o Festival, diria que o teatro desenvolvido pela CPT em Penedo cinge-se a um diálogo de surdos, a um duelo de grupos, anteriormente chamados de amadores, hoje pretensos baluartes, que acendem cada um com suas próprias mãos as lamparinas de suas ribaltas.

Seria então possível culpar também o poder público pela não apresentação da 8ª edição do Festival de Teatro de Penedo? Já foi dito que o Theatro Sete de Setembro está entregue à própria sorte. O que mais se poderia dizer? O que causa espanto nisto tudo é a verdade dos fatos esculpida sobre carnes flácidas e esbranquiçadas. Ao palco mais antigo das alagoas, ainda como única opção de casa de espetáculos ativa no Penedo, é negada entre outras coisas uma direção cultural produtivamente ativa e profissionalmente capacitada a gerir as suas necessidades.

À Companhia Penedense de Teatro, existem inúmeras soluções de se garantir aportes para um evento como festival de teatro, a atenção neste momento se faz necessária pelo que ousamos entender por mais impuro e verdadeiro como a máxima de uma cultura que nunca angariou votos, assim também, a inexpressiva via comercial Penedense que se aliam à certeza de que de que nada é tão inútil para o momento do que buscar culpados, mas se eles existem... Que se curvem ao som desta sinfonia que atordoadoramente reverbera em nossos cérebros e que é a inconteste prova de que algo precisa ser feito, ou quando nada, dito.

Comentários comentar agora ❯

  • Paulo Concordo com você no tocante a falta de políticas culturais e melhor direção no teatro. Observo que antes das pessoas assumirem o cargo público eram inclusive mais fomentadoras culturais do que agora.
  • Juliana É triste quando vemos pessoas gastarem tanto tempo escrevendo bobagens sem tamanho. Conheço o trabalho de perto dos dirigentes do Teatro Sete de Setembro e da CPT (Companhia Penedense de Teatro). A luta incessante pela captação de recursos pelos representantes de ambos com projetos culturais e estruturais de extrema qualidade é um dos exemplos da perfeita atuação desses agentes culturais, que também são grandes formadores de opinião da Multicultural Penedo, além de serem sempre muito elogiados onde passam. Podem notar nas entrelinhas que com tão rebuscadas expressões e palavras não se trata mais do que um completo ciúme alheio de pessoas (ou será pessoa?) que se destacam em qualquer lugar, instituição, companhia, órgão, faculdade, entidade, projeto que façam parte. Ao invés de perder tanto tempo fomentando o falso insucesso (criado por indignados com não sei o que), devia ganhar tempo divulgando as ações de sucesso dos que fazem cultura em Penedo, que nunca teve tantas ações para a melhoria da qualidade de vida dos penedenses quanto vem tendo nos últimos dois anos. Atenciosamente, Juliana Passos.
  • Welligton Barros Nossa como vc baixou o nível. Lá em cima do artigo ao lado da sua foto, que aliás poderíamos ser poupados de visualizar, está a descrição do que você é, ou pensa ser: Ator, dramaturgo, encenador teatral e ativista cultura Então nos brinde com um artigo falando sobre o que vc tem feito culturalmente por Penedo?Eu digo NADA ,pois até onde sei você é ator de único espetáculo e não produz nenhum projeto cultural na cidade. Acredito que a maioria dos leitores do aqui acontece que tem o dissabor de ler seus pseudo-artigos já perceberam que você tem inveja da Cia Penedense de Teatro porque é a Cia mais séria e produtiva da cidade. As outras babaquices que vc comentou nem vale a pena falar, resumindo seu texto é uma carta desabafo onde você fala mal das pessoas que você deve mais admirar/invejar. E estou cansado de ver você sempre falando mal de Penedo.Se não gota daqui porque não se muda. Cuidado a inveja mata!