João Pereira

João Pereira

Advogado, escritor e atento observador da política

Postado em 09/03/2011 12:06

S.O.S Travessia de Balsa

Os espoliados e sofridos usuários das balsas que fazem a travessia Penedo-Passagem, alarmados e indignados com o impiedoso tratamento a que estão submetidos e jogados à própria sorte, sem um órgão fiscalizador que coiba os excessos e abusivos aumento nas passagens de veículos, tornando-se vítimas indefesas da burrice empresarial, cegos pelo lucro exorbitante, lamentável exemplo da exploração impune e da ganância desenfreada, vêm com o presente pedido de socorro oferecer publicamente tentadora recompensa a quem os informar qual a autoridade competente que possa livrá-los das garras afiadas dos seus brutais e insensíveis algozes.

Sabemos que toda prestação de serviço deve ser merecidamente recompensada. Isso vem a significar que descontados todos os gastos gerais de manutenção, o lucro deve manter-se num índice aceitável para as duas partes. As tentações do lucro fácil devem ser exorcisadas para evitar que os olhos, num inevitável processo de degeneração, não fiquem maior do que a cara e venham a desvirtuar por completo as leis racionais do comércio. Os que fazem as duas empresas que exploram os serviços da travessia, ainda têm tempo de se medicar para reverter a desenfreada ambição pelo lucro. Os preços atualmente praticados, variáveis segundo o tamanho dos veículos, são incompatíveis com o pequeno percurso num tempo aproximado de cinco minutos. Somente numa distância e tempo três vezes superior provavelmente se justificasse os valores cobrados, acrescidos de um cafezinho num indispensável gesto de cortesia. Pelo menos é assim que se comportam as raposas, os mestres do comércio que tem uma visão muito além do umbigo.

A regra primordial do comércio não é a prática do preço exorbitante, mas o bom tratamento à clientela que tende a crescer, resultando no êxito do empreendimento. Acontece que essas regras não interessam aos empresários em referência. Eles têm a faca e o queijo na mão, podendo prevalecer do beco sem saída em que se encontra o usuário que necessitando atravessar, é obrigado a oferecer o pescoço à guilhotina. Se quiser recusar o supremo sacrifício, só existem duas alternativas, usar a ponte Propriá-Porto Real do Colégio ou deixar o carro se o destino não for de longa distância.

Sucede que nada dura para sempre e as coisas podem mudar. No passado, bem a propósito, lembramo-nos que para justificarem os preços abusivos, alegaram os custos de manutenção e a crescente redução de veículos na travessia. Encurralados pela extorsão, não será bem provável que os usuários encontrem uma chave que os livre das algemas do pequeno cartel de olhos enormes e visão obscura? Nesse sentido, é bem oportuno que frisemos, quando uma travessia R$ 11.200,00 pelo dia e 14.200,00 no horário noturno e feriados, gastava-se de combustível de Neópolis a Aracaju a importância de R$12.480,00.

Que acham dessa absurda e incrível realidade? Ela acena atualmente para o retorno acima? É o que nos parece. Assim, acreditando não estarmos a exagerar nos nossos adjetivos, que qualificam para desqualificar a estatura dos empresários da travessia em tela, lamentamos que os mesmos, estando a sofrer a nostalgia do passado inglório, comecem a pintá-lo mais uma vez com as cores da burrice, da cegueira e irresistível ganância do lucro fácil, compatível com a inabilidade dos nanicos do comércio.

Comentários comentar agora ❯

  • olho vivo doze mil reais!!!! catorze mil reais!!! onde é mesmo q se paga tanto assim numa travessia pelo rio sanfran q ue vou botar uma balsa lá agora!!!!
  • EMERSON FEITOSA LIMA O interressante é que a empresa fluvial que administra as balsas não paga um centavo ao município! Nem para comprar as lâmpadas que iluminam o seu próprio ancoradouro!!!!!!!!!!!!!!
  • sergipano Penedo urge a construção da ponte. O que falta aos nossos politicos para que pressionem o governador Teotonio para realizar a liberação dos recursos para a construção da ponte? O governo de sergipe já acenou e já existe a verba destinada. Alagoas? nem sequer boa vontade...
  • gerson carlos sobre as balsas, na verdade está travessia que poderia ser de ganho financeiros para todos só favorece os donos das mesma.Pois o comercio de artezanato de santana do são francisco lucraria mais com as visitas de turistas locais entre municipios de SE e AL, Aumentando a renda dos artezões do barro.
  • Francisco Araújo Mais uma vez um texto que vai direto no ponto central da questão. Parabéns.
  • alagipe É verdade estamos sendo roubados na maior cara de pau o que está acontecendo, a quem devemos recorrer pois esse assunto se torna cada vez mais complicado, ah e outra vamos reclamar mais sem puxar o saco de ninguem né gente
  • Antonio Vale lembrar que o projeto ORIGINAL da PONTE é em Piaçabuçu, ou seja, linha verde.
  • Penedense de coração Amigo João Pereira! É lamentável o que ocorre com o comércio citado,mas conta-se nos dedos de uma mão os empresários de Penedo que vislumbram exelência do serviço que prestam. Sem entrar no mérito das sifras, e volvendo os olhos para o atendimento, vemos \"absurdos\": atendimentos horríveis (tem até um bar perto de fechar por conta disso); frutas e verduras quase apodrecendo nas prateleiras; postos de combustível que deixam faltar gasolina em pleno carnaval.KKKKKKKK. Parece piada, mas vou ficando por aqui, pois a lista é grande. Não sou penedense,mas me sinto. Amo esta cidade. Alguns empresários desta cidade, são um peso morto, que impedem o seu desenvolvimento.
  • Zuildson Ferrreira Alves É um dos entraves ao desenvolvimento da região do baixo sãofrancisco.Seja no turismo, no aspecto econômico, alguma coisa tem que ser feita.Não se pode ficar a mercê de empresários que só pensam em lucrar, em ganhar dinheiro.Aliás já ganharam muito.Uma ponte Neópolis Penedo? ou Brejo Grande Piaçabuçu? Estudos técnicos têm que serem feitos.Muito bom o seu texto.Gostei.
  • Cleber Lisboa Pereira ESSES VALORES DE 12.000,00 E 14.000,00 POR TRAVESSIA POR ACASO NÃO ESTÁ ERRADO,PORQUE SE FOR REALMENTE ESSES VALORES O CIDADÃO TEM QUE ESTÁ COM OS BOLSOS ESTURRICADOS DE DINHEIRO OU ENTÃO PAGAR COM CARTÃO DE CRÉDITO OU DIBÉTO,EU ACHO QUE ESSES VALORES ESTÃO ERRADOS