Maria Núbia de Oliveira

Maria Núbia de Oliveira

Escritora e poeta, integrante da Academia Penedense de Letras

Postado em 01/09/2010 17:20

O Poder

Tem gente que não tem estrutura psicológica para exercer um cargo. Inicia uma caminhada desastrosa: humilha os outros, torna-se arrogante, muda até o jeito de andar e confunde a própria personalidade.
Na sua mente, o cargo é sinônimo de destaque. E vai, como se estivesse numa escola de samba no ritmo de um batuque destoante, só, distante do grupo que já não o alcança, face ao seu anseio de ser o alvo das atenções, fingindo o que não é. E quanto mais testemunhas oculares, melhor!

O importante para essa gente é chamar a atenção sobre si, mostrar que pode, não perdendo oportunidade para usar o verbo mandar . Quanta ilusão...Quanta pobreza de espírito... Na caminhada de Jesus Cristo, o maior é aquele que serve, lava os pés. No Projeto de Jesus Cristo, "o exaltado será humilhado e o humilhado será exaltado!". O pequeno, o pobre, o desprovido de honras são os que têm vez.

Infelizmente no projeto dos homens, o maior é aquele que tem mais e o menor é aquele que nada tem... Lembrei-me agora de um fato interessante: certo homem riquíssimo, mas virtuoso, resolveu testar os corações de algumas pessoas. Vestiu-se de mendigo e sem ser convidado, entrou num luxuoso salão, onde acontecia uma importante reunião para decidir o destino de um país. Lá estavam homens bem vestidos, sentados em poltronas revestidas de cristais, o piso espelhava os movimentos como se fosse uma dança clássica. O falso mendigo adentrou naquele salão e sentou-se. A reação de todos, foi terrível! Guardas foram convocados para expulsá-lo. Foi retirado daquele suntuoso lugar, arrastado. Seus pés deixavam manchas no reluzente espelho, que era imediatamente cuidado pelos solícitos serviçais.

O estranho expulso visitante retornou. E dessa vez, vestido à rigor. Suas vestes impecáveis sintonizavam com o luxo daquele salão. O virtuoso homem, sentou-se e todos os olhares se voltaram para ele! Quem era aquele nobre senhor? Foi recebido de pé e convidado a sentar-se à frente, num lugar de destaque. E ele, pleno de tristeza, usou da palavra nesses termos: vocês desprezam o ser humano e se curvam diante de uns pedaços de pano. Despiu-se, deixou as roupas sobre a cadeira, e saíu nu, zombando daqueles tolos... Se o homem não tiver maturidade, o poder o transforma e ele se perde num emaranhado de atitudes drásticas.

Comentários comentar agora ❯

  • Francisco Araújo Muito bela a sua reflexão, Núbia. Mais uma vez parabéns. No caso dos nossos políticos, no entanto, creio que é bom acrescentar que eles se sentem assim tão "donos do poder" porque costumam comprar os cargos que exercem. Como compraram aquele cargo, e como a população se deixa vender, eles podem tranquilamente ostentar esse poder de donos da cidade, do estado, do país. Lamentavelmente é assim...
  • Rômulo Galvão Paulo Que texto maravilhoso,Núbia muito obrigado por compartilhar esse texto maravilhoso conosco ai mostra plenamente o q acontece no nosso cotidiano Parabéns excepcional ! Até eu msmo irei refletir rsrsrs comigo msmo .
  • Roberto Primeiramente Núbia parabéns, continue nos presenteando com sua bela experiência, palavras sábias nos deixam até refletindo sobre nós mesmo. Por isso é muito bom ler estes artigos, porque na velocidade que andam as coisas, os valores morais não existem mais e estão transformando as pessoas como se fossem objetos.
  • Maria Núbia de Oliveira Caríssimos internautas: Gostaria de agradecer a todos vocês que fizeram comentários alusivos aos meus artigos inseridos no Aqui Acontece. É muito gratificante saber que meus escritos estão sendo receptivos a todos vocês, que são o alvo do que escrevo. Muito obrigada mesmo! Continuarei, com a graça de Deus, enviando tudo o que sou, tudo o que penso, o que sinto, o que me faz sofrer e chorar, o que me dá alegria e a injustiça que tem sido uma constante no nosso mundo. Um grande abraço e todo o meu carinho para vocês
  • Maria José Como é bom ler algo assim, tão verdadeiro, tão profundo. Seria maravilhoso se todos tivessem acesso a este tipo de leitura, com certeza contribuiria e muito para formar cidadãos que valorizassem o ser humano pelo que ele é e não pelo que ele tem. Parabéns! Que Deus derrame sobre te muitas bençãos.
  • Marcelinoi Cantalice Núbia : Boa tarde ! Mais um artigo, ilustrado por um exemplo... Ambos valeram. A primeira parte mostra como, de fato, o poder corrompe e dá uma virada nas cabeças dos gananciosos pelo poder... Um poder meramente interesseiro. O poder, como serviço, está muito difícil de encontrar os seus representantes. E o pior de tudo é que - de tanto mentir - o crédito já foi para as cucuias... O exemplo tem um valor vivenciado. O provérbio latino tem razão: \\\"Verba docent, exempla trahunt\\\" - \\\"As palavras ensinam, os exemplos arrastam.\\\" Abraços. Do: Marcelino Cantalice.