Maria Núbia de Oliveira

Maria Núbia de Oliveira

Escritora e poeta, integrante da Academia Penedense de Letras

Postado em 10/07/2010 13:11

O Homem e a Máquina

Aquele homem recebeu um chamado para fazer um trabalho. Não sabia do que se tratava. Compareceu diante dos "donos da verdade" e ouviu a sinistra ordem: subir na gigantesca máquina e derrubar uma casa. A família em pânico chorava. Sua casa ia virar entulho. Estava no lugar errado. A vizinhança participava , solidária.

O homem do trator ouviu com os ouvidos, mas sua alma não escutou aquela terrível ordem.
Subiu na máquina e suas mãos calejadas pelo manuseio da mesma, perderam a força.

Encostou a cabeça no ferro gelado do trator e soluçou triste, sem coragem de executar aquele mandado. Os soldados pressionavam o pobre homem e o ameaçavam de prisão caso não obedecesse o que lhe fora ordenado.

Acredito que naquele momento iniciou-se uma tremenda luta no interior daquele tratorista: derrubar a casa e continuar livre ou deixar a casa no lugar e ir direto para a cadeia pagar pelo "crime" de ter sido humano, pleno de nobres sentimentos.

A multidão tinha os olhos fixos no homem e na máquina. Cada gesto era acompanhado com atenção. O suspense era geral. Ele ainda ergueu a escavadeira, mas não conseguiu fazer mais nada. Desceu, e decidido, se colocou à disposição das consequências do seu ato de" desobediência às autoridades", conforme foi colocado no ar, para o Brasil inteiro ouvir.

Olhei profundamente para os olhos daquele homem. Provavelmente não frequentou a escola por muito tempo, mas naquele dia, se diplomou com nota mil, quando disse : não à humilhação, não ao desrespeito, não à morte! Porque quem destrói casas, tira a vida de quem nelas habita.
Brotou a gratidão. O homem do trator foi recebido com abraços e beijos por aquele povo, principalmente por aquela família que o fez " salvador", por ter alongado a esperança de uma vida melhor, sem despejo e sem medo...

Comentários comentar agora ❯

  • valfredo Messias dos Santos A grandeza do ser humano não está expressada na sua condição social,nos cargos que ocupa nem na religião que professa. Esta em seu carater e no gesto de amor que dedica a seus semelhantes. O aprendizado para amar não se aprende em escola alguma, já nasce com cada um . Aquele cidadão pequeno aos olhos de muitos provou que era superior a todos os demias e por isso não temeu as ameaças de prisão.
  • Maria José Ferreira Cara escritora, Maria Núbia, gostei muito do seu artigo. Muito profundo. Esse homem realmente foi muito humano. Não deixe de escrever mais artigos desse estilo, com o sentido para o social. Sou sua fã. O que você escreve demonstra o seu lado poético e humano. Beijos
  • Marcelino Cantalice Prezada Núbia: parabéns ! Hoje cedo tivce a alegria de ler um artigo seu no "Aquiacontece". Sou um leitor assíduo do mesmo, acatando e repeitando as opiniões e posições de todos os articulistas, mesmo sem concordar com todos eles e elas. A manifestação é livre.Você tocou num assunto de capital importância: a valorização e o respeito à pessoa humana. Infelizmente, a humanidade se torna, cada vez menos, humana. O homem é ferido em suia dignidade e em seus direitos. É grande, sim, a inversão de valores. Continue lançando sementes do bem.
  • Elenita santos lima Núbia,o seu artigo fala de generosidade que o ser humano deve ter com o seu semelhante.gostei muito ,parebéns!
  • Marcos Rezende Cavalcante Minha querida poetisa, Núbia ; Você está linda nesta foto! Que sorriso, heim? Mas vamos ao seu artigo. Você estreiou com o pé direito. Sabia de suas qualidades literárias, mas agora ratifico o meu encantamento pelo jeito como você desenvolve um tema. É gostoso demais ler o que você escreve. O Aqui Acontece está mais rico do que já é, com a sua presença. Beijos, Marcos.
  • Francisco Araújo Belíssimo texto Núbia. Um texto em prosa, mas sem dúvida escrito com alma de poeta... Parabéns.
  • Zuildson Ferreira Alves Maria Núbia de Oliveira está de parabéns por ter escrito um texto curto,didático, simples e nele acima de tudo, desvelar as contradições inerentes ao sistema capitalista regido pelas leis de mercado onde a Ética é posta de lado. Zuildson,Vila Velha/Es.
  • Dimas Patriota Dura realidade, interesses "mecânicos" acima de interesses "humanitários". Pode-se afirmar que estamos evoluindo, desse jeito? Parabéns, querida! Beijos
  • jose gustavo santos senhora escritora gostei muito do seu artigo essa historia mostra um homen muito honesto.que vc continue sempre assim beijos e abraços
  • Maria Nailzsa de Melo Sá Querida Escritora Núbia, Lendo o seu artigo vejo a importância de uma pessoa se sensibilizar com os sentimentos de outrem. Você valorizou aquele homem que desempenha um trabalho na máquina, mas acima da máquina está o ser humano com quem ele se solidarizou. Aquela família que perderia a sua casa, perderia outras coisas, inclusive sua referência. É do conhecimento de todos que a casa, por mais simples que seja, é o refúgio, é o conforto, é o aconchego dos seus membros. A casa identifica a pessoa ou as pessoas. Parabéns pelo seu artigo.
  • 100%Penedense PARABÉNS MINHA NOBRE POETISA. TIVE A IMENSA SATISFAÇÃO DE LER SUA POESIA DE TÍTULO "POR QUE?" NO JORNAL "O LUCTADOR" DA SOCIEDADE MONTEPIO. FIQUEI MARAVILHADO E IMAGINANDO TODA AS VERDADE A RESPEITO DE NOSSOS PENEDENSES QUE DEIXAM SUA TERRA SER TOMADA E MASSACRADA POR FORASTEIROS,