Maria Núbia de Oliveira

Maria Núbia de Oliveira

Escritora e poeta, integrante da Academia Penedense de Letras

Postado em 15/09/2010 13:50

Telinha

Depois de um dia exaustivo, sento-me em frente à TV. O mundo inteiro surge na telinha. Países de todos os Continentes vão revelando sua história, crises, vitórias e luta pelo poder.

Surge o Brasil... Um misto de decepção e esperança se apodera de mim. Homens de terno e gravata, tentam explicar o inexplicável e justificar suas caminhadas, seus feitos e desfeitos. Ocultam o essencial e enaltecem o mínimo que foi feito. Rios de dinheiro escondido nas malas, nas meias, nas cuecas e sabe-se lá aonde mais. E continua o desfile: Miss Brasil, luxuosos edifícios, miseráveis moradias. Quando chove, lá em cima o pára-raios absorve o perigo e lá embaixo o pessoal desaparece e o barraco vai embora com as águas... É o contraste social.

Chega um engravatado na telinha e parabeniza o povo brasileiro pelo aumento do salário mínimo... Continuo o meu "passeio " pelos canais. Vem a ficção das novelas: gente querendo subir, encontrar um cantinho para "se socar" e beber da fonte dos ricos. Outro começa a filosofar quando diz que " é um viajante do deserto que encontra a água pura e límpida, mas que não pode bebê-la, pois é fruto proibido..." Fruto proibido é o acesso a uma vida digna, com moradia, trabalho e lazer. Águas límpidas que ainda não saciaram a sede dos que estão em busca de uma vida melhor, igual para todos, pois todos somos herdeiros e filhos do mesmo DEUS!

Começa a propaganda política. Não pisco, olhando cada rosto, ouvindo cada promessa. Tem candidato que fica lendo o que está à sua frente para não esquecer nada, temeroso de desencantar o eleitor. Candidato de fala mansa e olhar profundo, só falta atravessar a tela da TV. Candidato de fala apressada, quase se engasgando para dizer tudo de uma vez, preocupado com o limite do seu tempo.

Tem candidato que chora, relebrando sua história de pobreza e de sacrifício. E o que dizer daquele candidato que vira anjo da guarda? Preocupado com os pobrezinhos, com as criancinhas, com os velhinhos, enfim com todos! É proteção pra dar e vender! A venda do " peixe" prossegue. Cada um que grite mais alto, mostrando seus feitos, passando a rasteira no outro que está em destaque. É a lei selvagem da campanha política eleitoral. Candidato comendo pastel duro e frio nas ruas, tomando café em copo descartável, queimando os dedos em prol de votos... Tudo vale a pena! Pra eles é claro!

Comentários comentar agora ❯

  • Francisco Lee Núbia, é impressionante como você usa o cômico e a crítica. Os seus textos levam o leitor a lê-lo até o fim. Adoro ler o que você escreve. Parabéns! Estou colecionando seus escritos. Com todo respeito, seu rosto é lindo! Lee
  • Maria Núbia de Oliveira Muito obrigada, Roberto!
  • Roberto Impressionante Núbia, inovador seu modo de fazer crítica sem deixar de lado a sabedoria do leitor, parabéns,muito admirada.
  • Neuza Oliveira. Parabéns mana querida...essa critica poderia está em um lugar alto e com letras bem grandes pra todos brasileiros podessem ler e até mesmo o politico.
  • Marcelino Cantalice Companheira Núbia Oliveira: Estava sentido falta dos seus artigos e comentários... Ainda bem que são muitos os que lamentam o tempo perdido com as baboseiras que os \\\"políticos\\\" de carteirinha andam distribuindo pelo Brasil a fora, em troca de uns votos imerecidos. Infelizmente o comportamento ético e social de centenas de \\\"elegíveis\\\" nos tira o estímulo em votar. Nesses que estão aí? Como a falsidade e a mentira andam soltas pela Pátria. Haverá, ainda, alguma esperança? Quem sabe... É bom que soem vozes de protesto. Você,como musicista, faz parte deste Coral. Abraços. Do consócio: Marcelino.