Valfredo Messias dos Santos

Valfredo Messias dos Santos

Procurador de estado, defensor público e membro da Academia Penedense de Letras

Postado em 27/02/2011 06:38

Quando o silêncio fala mais alto

Os especialistas da área do relacionamento humano sempre recomendam que devemos ouvir mais e falar menos. É por isso que muitas pessoas se tornam inconvenientes porque quando reunidas, querem exclusividade ao expressar seus pontos de vista sem dar uma oportunidade para que as outras também se manifestem.

Com essa atitude acreditam que demonstram seus conhecimentos e sabedoria, sem se dar contas de que estão deixando transparecer suas antipatias e falta de educação por não saber respeitar o espaço dos demais.

Quantas vezes não presenciamos discussões a respeito de temas relacionados com futebol, religião, política, onde cada participante se preocupa apenas a demonstrar que sabe mais do que o outro e, no final, perde-se tempo e nenhum resultado positivo resulta de tantos minutos desperdiçados.

Se um falasse, expusesse sua opinião e aprendesse a ouvir e a respeitar a opinião do outro, no final restaria pontos positivos que seriam aproveitados por ambos, melhorando o conhecimento à cerca do tema tratado.

Saber ouvir é uma questão de educação. As pessoas educadas estão sempre dispostas a ouvir com atenção a manifestação das outras. Quando quer interferir para concordar ou discordar o faz com diplomacia e respeito.

O homem e a mulher necessitam de dialogo, de exprimir suas opiniões, de criticar, se necessário for, de elogiar. O convívio social exige que aja interação entre as pessoas, pois é através dessas práticas que nos tornamos conhecido, quer com relação ao caráter, personalidade, mas também com relação ao conhecimento e à sabedoria.

Quantas pessoas sábias existem na comunidade sem que as conheçamos? A sabedoria não depende do grau de instrução, não. Sabedoria se adquire na escola da vida, sabendo ouvir a voz da razão e a controlar as emoções.

Há ocasiões, entretanto, que é melhor silenciar. Silenciar não no sentido de se omitir, de ficar em cima do muro, mas como uma forma de evitar o conflito desnecessário.

Muitas vezes falamos com os olhos, sem haver necessidade de exprimir uma palavra se quer. Esse olhar, em alguns momentos é de repreensão, de alerta, de desconfiança, de decepção, de temor, e até mesmo de pedido de socorro.

No âmbito familiar ainda é possível se ouvir : “ Pelo olhar do meu pai já sei se ele está gostando ou não do que estou fazendo” ou: “ Quando meu pai olhava ,com aquele olhar, ninguém se atrevia a contesta-lo”.

Há o silêncio que serve de resposta. Isso se dá quando há uma ofensa à dignidade humana e o ofendido sem querer deixar aflorar o seu ímpeto de revolta, cala-se. O ofensor que esperava uma reação se surpreende e, em inúmeras ocasiões, se envergonha de seu ato e pede desculpas. A ofensa que nos faz calar, na maioria das vezes, nos dilacera por dentro e abre uma cicatriz difícil de ser curada, mas é nesse momento que devemos ser sábio.

Uma das respostas que mais me tem feito refletir sobre ela, por sua grandeza e profundidade, configurando-se, se assim podemos dizer , um silencio falado , foi a de Cristo ao responder a pergunta de Pilatos :
- Tu és o Cristo?
- Tu o disseste.

Ao silenciarmos sobre indagações ou situações que nos provoca ,nos ofende e nos machuca,devemos usar a sabedoria para que, mesmo em silencio, possamos dar as respostas apropriadas.

Comentários comentar agora ❯

  • Zuildson Ferrreira Alves Todos têm o direito de falar, se expressar mas ao mesmo tempo saber ouvir é uma arte.Falar no momento certo com fundamento requer muita leitura e experiência.Ser discreto.Coerente.Poucas palavras é o suficiente.A Oração da Coroa é um dos mais belos discursos de todos os tempos.Simplicidade e palavras bem colocadas.Que o diga Demóstenes.Muito bem.
  • Martha Mártyres É verdade Dr. Valfredo. Parabéns pelo texto. Eu, que vivo de falar, sei que nesse silêncio ao qual o senhor se refere, enocntra-se a maior das respostas. Quem não entende o silêncio, não entende nada.
  • GILCELIA NO MARAVILHOSO TERRITORIO DO SILENCIO NÓS TOCAMOS O MISTERIO.ELE É O LUGAR DA REFLEXAO E CONTEMPLAÇAO E, É O LUGAR ONDE NÓS PODEMOSCONECTAR COM O CONHECIMENTO PROFUNDO PARA O CAMINHO DA SABEDORIA PROFUNDA!!! ´´´´E VERDADE!!!
  • marcelino cantalice Caríssimo Valfredo: Pax et Spes ! Silenciosamente quero lhe felicitar pelo seu artigo: Silêncio ! Haverá eloquência maior do que a do silêncio? A história está repleta de exemplos.Bons exemplos. Quem não sabe silenciar, também não saberá falar. Tudo a seu tempo; tudo na sua hora. Parabéns ! Abraçõs. Do: marceli08f95no.