Wilton Lisboa Lucena

Wilton Lisboa Lucena

Professor da Faculdade Raimundo Marinho e integrante da APL

Postado em 18/05/2011 09:28

O Princípio da Sabedoria

Selecionei atitudes e frases atribuídas a personalidades do meio artístico, político e cientifico, que em dado momento de suas existências, sentiram-se humanisticamente auto-suficientes e esqueceram-se de suas “finitudes”. Nos anos 60, John Lennon, jovem compositor e vocalista da banda de rock “The Beatles”, quarteto inglês, que no auge da fama, declarou numa entrevista: “O cristianismo vai se acabar, vai se encolher, vai desaparecer. Eu não preciso discutir sobre isso. Eu estou certo. Jesus era legal, mas suas disciplinas são muito simples. Hoje nós somos mais populares do que Jesus Cristo”. Dias depois, John Lennon era atingido por 4 dos 5 tiros desferidos por um de seus fãs chamado Mark Chapman. Amigos do criminoso testemunharam que a admiração do fã pelo ídolo transformou-se em ódio alimentado pelas várias afirmações do cantor sobre Deus, consideradas como blasfêmias por Chapman.

No Brasil, o cantor Cazuza, ícone de milhares de jovens brasileiros, ao realizar um show no Canecão – Rio de Janeiro, de repente, acende um cigarro de maconha, dá uma tragada, solta a fumaça para cima e declara: “Deus, essa é pra você”. Ao adoecer com sintomas de pneumonia, Cazuza é internado e um teste revela que o cantor é portador do vírus HIV. Após vários tratamentos no Brasil e nos Estados Unidos Cazuza, totalmente debilitado, vem a falecer.

Na campanha da eleição indireta para a presidência do Brasil, um momento marcante da nossa história, quando após 20 anos de ditadura militar o povo brasileiro ansiava pela volta da democracia, o carismático candidato Tancredo Neves, que conseguira unir toda a oposição com aquele objetivo, sentindo-se fortalecido pelo apoio recebido, declarou a amigos: “Se eu tiver 500 votos do meu partido (PDS) nem Deus me tira da presidência da república”. Tancredo obteve os votos necessários e foi eleito. Todavia, não chegou a tomar posse. Acometido de uma grave enfermidade intestinal, foi assistido pelas melhores equipes médicas dos hospitais de Base de Brasília e do Instituto do Coração de São Paulo. Durante os 38 dias de agonia do presidente, brasileiros de diferentes credos religiosos uniram-se em vigílias e correntes de oração. No entanto, no dia 21 de abril de 1985, a Nação consternada ouvia com profunda tristeza a nota oficial do falecimento de Tancredo.

A idolatrada atriz americana Marilyn Monroe, símbolo sexual dos anos 60, antes de seu falecimento foi visitada pelo prestigiado reverendo norte-americano Billy Graham, e tendo ouvido a mensagem do evangelho, disse ao mesmo: “Não preciso de Jesus”. Uma semana depois, foi encontrada morta em seu apartamento vitimada por uma overdose química.

Conta-se que Thomas Andrews, arquiteto naval responsável pela construção do famoso navio transatlântico Titanic, ao ser questionado por uma repórter, sobre a segurança da embarcação, teria dito: “Minha filha, nem Deus poderá afundar este navio”. Na viagem inaugural o Titanic colidiu com um iceberg que rasgou o seu casco e, duas horas e quarenta minutos depois, o grande navio submergiu levando consigo Andrews juntamente com mais de 1.500 passageiros.

Em nossa histórica cidade de Penedo, quando ainda garoto, vivenciei um episódio inesquecível. Era uma fase de início de trovoadas e lembro-me de ter pedido uns trocados ao meu saudoso pai, Wilson Lucena, que na época tinha o seu escritório contábil num antigo sobrado na Avenida Comendador Peixoto. Satisfeito, fui comprar uns “boizinhos de cerâmica” para brincar em minha “fazendinha de fundo de quintal”. Entretanto, o preço cobrado pela vendedora foi maior do que o valor que eu dispunha. Desapontado, resolvi retornar para o escritório do meu pai, quando inesperadamente, um grande clarão iluminou toda a orla seguido de um formidável estampido de trovão. Ficou gravado em minha mente, a cena da mulher apressada, arrumando as mercadorias para ir embora, e dizendo-me: “Venha meu filho, me dê o dinheiro que você tem aí e pode levar os bois, pois, com as coisas de Deus não se brinca”. O tempo foi passando e no decorrer da minha trajetória de vida, a expressão simplista daquela mulher nunca saiu da minha memória, principalmente, depois de encontrar nas páginas do Livro Sagrado as afirmações de que “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e a humildade precede a honra”.

Comentários comentar agora ❯

  • JOÃO PEREIRA JÚNIOR Grande Wilton, concordo em tudo com o seu texto. Conta-se que em Penedo houve um agricultor (não me recordo o nome) que, ao perder todos os peixes que tinha em seus viveiros por conta de uma enchente, bradando e gesticulando muito, desafiou a Deus a enfrentar o cabo de seu revólver. Resultado: morreu definhando pouco a pouco em situação de miséria e abandono. Deus não se deixa zombar, essa é que é a verdade! Grande abraço e Deus o abeçoe.
  • Regina Flores É isso mesmo Wilton... as pessoas perderam a noção do valor de DEUS, ser único de nossa existencia. Muito boa essa materia, quem sabe as pessoas, principalmente os jovens consigam refletir um pouco sobre isso. Parabéns!!!! Mesmo de longe, estou sempre acompanhando as noticias de Penedo que foi minha cidade por muitos anos. Que Deus continue iluminando seus passos sempre. Um grande abraço!!! Regina
  • Marcelino Cantalice Prezado consócio, Wilton: pax et spes ! Só n´Ele, existe paz e esperança. Ele é o Amor. Merece toda a nossa retribuição. Gratidão. Respeito. Nunca se deve \\\"brincar\\\" ou zombar do que é santo... Existe a liberdade, mas também existe a responsabilidade. A Fé é a maior riqueza que possuimos. É triste, sim, alguém afirmar que não tem fé... Tem o quê ? Ore. Peça. Ele dará. // Parabéns pela sua oportuna reflexão. Marcelino.
  • Nadja Maria Professor Wilton seu artigos é muito bom e nos faz refletir sobre o respeito, gratidão e humildade, eu peço sempre a Deus serenidade para aceitar tudo aquilo que não pode e não deve ser mudado. Dá-me força para mudar tudo o que pode e deve ser mudado. Mas, acima de tudo, dá-me sabedoria para distinguir uma coisa da outra.\" A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível.\" Obrigada pelo momento de reflexão.
  • Um amigo Caro amigo, é verdade tudo isso que está escrito. Só poderia sair de uma mente maravilhosa e de um coração de tamanha sencibilidade. Só me permita com muito respeito fazer uma observação relacionada ao titanic:É que eu não creio que Deus por causa da arrogância e ignorância de uma pessoa só, castigaria inúmeras outras que alí se encontravam, inclusive crianças e idosos. Perdão, mas será que não há uma outra explicação para que tivesse havido tamanha tragédia? Poderíamos justificar dizendo que houve alguma falha por parte de alguém ou de alguns que conduziam o navio: Ou até mesmo na sua própria estrutura... Um abraço.
  • eliene mello Wilton, Parabéns! Seu artigo é lindo. Deus é amor, humildade, enfim sabedoria. O Deus que sinto é de paz, perdão, paciência. Eu entendo que Deus nos dá liberdade, mostra o caminho, orienta e deixa seguir, quando precisamos sempre contamos com seu amor. Sempre que precisei \"Ele\"nunca me faltou.
  • MARIA NÚBIA DE OLIVEIRA Prezado consócio Wilton: Pax et Spes Fiquei encantado com o seu artigo. O santo temor de Deus deve ser uma constante em nossa vida! Só Ele é o Senhor de tudo e nós nãpo podemos nada sem o TUDO DELE! Não adianta querer competir com Deus, o Criador de todas as coisas.; Tudo o que somos e tudo o que temos vem DELE! Nossa atitude deverá sempre está voltada para a gratidão, jamais para a arrogância. Quem tem a certeza de que daqui a alguns minutos ainda está respirando? Quem pode afirmar: Nem Deus poderá adiar os meus planos? Quem? NINGUÉM!!! Parabéns, pelo belo texto! Maria Núbia de Oliveira.
  • Thairiny Vieira É verdade as pessoas não dão o valor suficiente e brincão com as coisas de Deus, mas Ele é justo e digno de fazer infinitamente mais além de tudo quanto pedimos ou pensamos. Graças à Ele por existir pessoas iguais a você. Deus te abençoe!!!.
  • Roberto Estamos vendo tudo aquilo que nossos avós falavam, e que até nós duvidava e de hoje em diante fatos incívéis virão a tona como prova de fogo, nação contra nação, moléstias que não tem curas ,pais contra filhos e filhos contra pai, desobediência tremenda contra a lei da natureza é o fim de um começo minha gente. Parabéns pela lembrança de um belo texto.
  • Wilza Carla Ouvi uma frase outro dia que falava exatamente assim, Quanto Mais se estuda mais humilde fica... Essa frase vai fica pra sempre no meu coração.... igual o trovão que caio na orla quando você era criança.