Wilton Lisboa Lucena

Wilton Lisboa Lucena

Professor da Faculdade Raimundo Marinho e integrante da APL

Postado em 26/01/2011 17:13

Uma Nova Caminhada

Chegamos à segunda década do Século XXI, prosseguindo mais uma caminhada neste novo ano de 2011. Para os astrônomos e os físicos, a passagem de um ano significa que o planeta Terra chegou ao ponto que ocupava há 365 dias antes, ou seja, completou o seu movimento de translação em volta do Sol, e agora voltou a realizar a mesma trajetória gravitacional. Entretanto, para os indivíduos comuns, esta passagem se reveste de grande simbolismo, e, conforme a tradição, mais uma vez, foi comemorada com queima de fogos de artifícios, shows musicais, troca de brindes e felicitações, etc. Para outros essa transição causa dúvidas e temores sobre o futuro. Nessa época, os astrólogos e cartomantes aumentam o seu faturamento, pois são procurados por muitas pessoas ansiosas em saber o que vai acontecer no ano novo. As praias do litoral brasileiro como acontece em todas as viradas de ano, ficaram repletas de gente, trajando roupa branca, símbolo da paz, e levando oferendas a “Iemanjá”. Houve também as chamadas “simpatias”: Acender todas as luzes da casa e abrir as janelas para saírem às energias negativas e entrarem as positivas. Colocar uma cédula dobrada dentro do sapato, calçá-lo e entrar o ano novo pisando com o pé direito para atrair muito dinheiro”.

Todavia, para aqueles que, acima das crendices e das superstições depositam a sua confiança no “Pai Eterno”, a chegada de mais um ano traz a renovação da fé e da esperança na sublime promessa de Jesus Cristo, antes de sua ascensão do Monte das Oliveiras: “... E, eis que estou conosco todos os dias e até a consumação dos séculos”. Os seus fiéis não precisam de prognósticos sobre o futuro, como os antigos povos que chegavam a abrir as entranhas de pássaros e animais procurando sinais para as suas indagações, porque mais necessário do que saber por antecipação, o que vai acontecer nessa nova caminhada, é ter a certeza em todos os momentos da presença divina. Lembro-me da história de um garoto que estava fazendo uma viagem de trem, e despertou a atenção de um senhor que também viajava na mesma composição. Este se aproxima do menino e pergunta-lhe: “Está viajando sozinho meu filho? Sim, senhor, responde o garoto. Até onde você está indo? Até o fim da linha. Você não tem medo de fazer toda esta viagem sozinho? Não, não tenho. E por quê? Porque o meu pai é o maquinista deste trem”. A firmeza desta resposta é uma demonstração da confiança que o garoto depositava em seu pai no comando da locomotiva. Por sua vez, o pai sabia que o seu filho estava tranquilo em alguma parte da composição.

É necessário crer que o “Pai Eterno”, está no controle de todas as situações e Ele sabe onde estão os seus filhos em qualquer lugar deste planeta. Sobre o cuidado divino escreveu o Rei Davi nos Salmos 101.6: “Os meus olhos procuram os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, este me servirá”. O erudito apóstolo São Paulo, quando expunha na cidade de Atenas, as verdades do Evangelho para os filósofos gregos, declarou que: “O Deus Criador não habita em templos feitos por mãos de homens; nem tão pouco é servido por mãos humanas, como que necessitando de alguma coisa, pois Ele mesmo é quem dá a vida a todos e a respiração e todas as coisas; E que Deus não está longe de cada um de nós. Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos”.

Ao perceber uma grande ansiedade de seus discípulos em relação ao porvir, Jesus os exortou dizendo-lhes: “...Olhai para as aves do céu, que nem semeiam nem segam, nem ajuntam em celeiros, e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E quanto ao vestido, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem, não trabalham nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Não andeis, pois inquietos, pois o Vosso Pai Celestial sabe que necessitais de todas estas coisas. Mas buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

Crendo sem restrições nessas promessas infalíveis e fiéis do Pai Eterno, sejamos agradecidos pelas dádivas recebidas no ano findo, e, prossigamos essa nova caminhada com toda a nossa confiança no Deus Soberano, já que é graças a Ele que a vida continua.

Comentários comentar agora ❯

  • gracinha Um belo artigo professor, tiro o chapeu para o senhor que tanto admiro Deus te abençoe sempre.
  • ricardo vasconcelos Meu Caro Professor Wilton! Suas palavras não poderiam ser melhores. Seu escrito é repleto de história, cultura e religiosidade, como bem é sua pessoa. Um nobre cidadão penedense que muito nos orgulha. Meus parabéns. Ricardo Vasconcelos
  • solon dos santos ferreira Irmão wilton, que o Senhor Jesus continue agindo em você dessa forma maravilhosa, que a sua voz seja ouvida nos labirintos dos penedenses..
  • Fernando Canuto Profº Wilton Lucena, sinônimo de competência, chega neste portal eletrônico para contemplar o mesmo, com a competência que lhes é peculiar. Parabéns Professor.
  • Zuildson Ferrreira Alves Somos viajantes.De onde viemos,onde estamos e para aonde iremos é um segredo guardado a mil chaves . A via láctea,a nossa galáxia,com bilhões de estrelas parecidas com o nosso sol se movimenta freneticamente em direção a nossa vizinha, a Andrômeda(com o dobro do tamanho da via láctea-cerca de 220 mil anos luz de diâmetro) que se movimenta também. E ambas fazem parte do Grupo Local.Já pensou a terra um bloco, viajando pelo universo?.Qual o sentido da vida? A qualquer momento um asteróide pode colidir com a terra? Segundo a maioria dos astrônomos, o extermínio dos dinossauros foi ocasionado por um asteróide.Ficamos a observar a noite e contemplamos a beleza do universo. A imensidão do universo.O que nos dizem os religiosos, os poetas e astrônomos? Muita reflexão.Ninguém é dono da verdade,tudo pode ser discutido.Excelente o seu texto. Zuildson,Vila Velha/Es.
  • Michelline Britto Caro, Irmão Willton: Como é bom termos a certeza que Jesus Cristo estará conosco todos os dias de 2011, 2012, 2013 ... até a consumação dos séculos. Glória a Deus, pois é esta presença maravilhosa, através do seu Espírito Santo, que faz a grande diferença nas nossas vidas! Que Deus continue lhe usando para falar do seu amor!!! Que Deus lhe abençoe ricamente, juntamente com sua família, neste novo ano!!! Atenciosamente, Michelline Britto.
  • Mari Sr. Wilton, suas palavras renovam a minha fé, o Pai Eterno te deu essa missão com toda certeza. Suas palavras transmitem a mesma confiança do menino no trem! Te admiro muito, o senhor é um homem sábio e iluminado. Que o senhor Jesus esteja contigo. Sempre...
  • Gisleide Prof. Wilton Que Deus possa sempre dar-lhes sabedoria para que o senhor continue escrevendo estas mensagens de paz para todos nós.
  • irmao carlinhos Que belo exemplo de homem de Deus. Acrescentando o salmo121 relata sobre as expectativas diante dos desafios apresentados pela vida (v. 1)\\\"Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro.? Ao iniciar um novo ano, este mesmo conflito se coloca diante de nós. De onde vem a nossa esperança,onde depositamos nossas expctativas? Nota-se que as pessoas estão colocando sua confiança sobre outras bases, que não no Senhor,quando pensam no seu futuro. A certeza de que Deus caminha conosco é a grande fonte que alimenta a nossa vida, por isso o ano que vem não será guardado com ansiedade e temor, mas com expectativa e regozijante esperança. Já no (v. 8) O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada em cada ano .
  • ESDRAS MATOS querido amigo e irmão, DEUS TE ABENÇÕE SEMPRE.
  • MARIA NÚBIA DE OLIVEIRA Como é bom ter a certeza de que estamos seguros durante uma viagem, seja de trem, navio, avião, onibus ou outro transporte qualquer. Aquele garoto citado no artigo de Wilton Lucena, estava tranquilo, confiante. Seu pai era o condutor do trem. A certeza de que Jesus Cristo está à frente do nosso transporte, seja ele qual for, nos encoraja a irmos até o final da linha. Parabéns, Wilton, pelo seu belíssimo texto. Maria Núbia de Oliveira.
  • Regina Flores Wilton, como sempre vocesempre surpreendendo com seus ensinamentos e sua fé. Parabéns, me orgulho de ter trabalhado muitos anos na mesma empresa que voce, onde aprendi a te admirar. Penedo deve orgulhar do filho que tem. Um grande abraço e minha admiração. Regina Flores - Barreiras-Bahia
  • Tatiane Belo artigo, irmão Wilton. É maravilhoso saber que Deus está cuidando do nosso futuro, e que, crendo e confiando nEle, podemos descansar em suas promessas, que, certamente, são infalíveis. Deus o abençoe sempre mais.
  • Wilson José Lisboa Lucena Parabenizo o mano Wilton pelo excelente texto, misto de sapiência e de fé. Valeram as inúmeras menções elogiosas. Um abraço cordial do mano Wilson.
  • Maria Socorro dos Santos Profº Wilton Que Deus continui derramando em vós suas bençãos e dando-lhe esse dom maravilhoso da palavra, porque assim você poderá levar para muitas pessoas essas palavras que servem como bálsamo para aqueles que encontram-se aflitos. Parabéns!
  • Joel de Oliveira Parabéns irmão Wilton pelo belo e oportuno artigo e que muitos e muitos leitores deste meio de comunicação possam ter o privilégio de ler artigos ricos e necessários como este. Nesta nova caminhada, muitos estão precisando de uma palavra como esta. Parabéns. Estamos na espera de mais artigos como este sejam publicados pelo senhor.
  • Junior Quero parabenizar nosso irmão Wilton pelo belo artigo, que Deus continue te abençoando.
  • marcelino cantalice companheiro Wilton: paz e bem ! Foi um prazer e uma graça ler o seu artigo. Homem de fé ! Sua autenticidade cristã é a sua força o nosso alento. A lembrança da constante presença do Pai é uma segurança. Grato pelas suas palavras, que são confirmadas pelo seu exemplo d vida. Abraços. Do: m14cOarcelino.