03 Julho 2012 - 14:32

Concurso nacional premia a melhor redação da rede pública de ensino

 

Alunos com faixa etária entre 16 e 19 anos que cursam o Ensino Médio da rede pública estadual já podem se inscrever para o 5º Concurso de Redação do Senado. Com o tema Meu Município, Meu Brasil, a competição visa estabelecer o debate democrático e o exercício da cidadania por meio da atuação individual e coletiva. A dissertação vencedora no Estado deve ser selecionada pela Secretaria da Educação e do Esporte (SEE) até 31 de agosto.

Segundo o gerente de Desenvolvimento das Práticas Pedagógicas da SEE, Jair Porto, as redações terão o mesmo formato das realizadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com 20 a 30 linhas de extensão.

“As escolas já receberam materiais impressos do governo federal referentes à lei de regulamento do concurso e uma compilação de redações vencedoras anteriores e os alunos já começaram a produzir as dissertações. As redações devem começar a ser enviadas para a secretaria para avaliação”, reforçou o gerente.

De acordo com Jair, a data para a suspensão de recebimento dos textos dos participantes deve ser definida em reunião ordinária no próximo dia 4 de julho.

Etapas

O estudante que desenvolver a melhor redação estadual já será considerado um dos 27 finalistas do concurso. Além de ganhar computadores portáteis, os selecionados de cada unidade da federação participarão automaticamente do projeto Jovem Senador, onde serão convidados a viajar para Brasília e desempenhar, durante três dias, as funções de um senador. As despesas de transporte aéreo, hospedagem e alimentação serão pagas pelo órgão federal.

As Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) são responsáveis pela articulação com as escolas, que, por sua vez, farão a mobilização dos alunos para a produção das redações. Cada unidade de ensino deve escolher o melhor texto e encaminhá-lo para a SEE, onde passarão por nova seleção. Até o dia 31 de agosto, a Diretoria de Apoio Pedagógico às Escolas deverá escolher a redação finalista, que irá para etapa nacional, bem como as que ficarão em segundo e terceiro lugar.

Após definição das redações vencedoras estaduais, a comissão julgadora do Senado Federal vai avaliar o material recebido e selecionar três finalistas em âmbito nacional, que, até o dia 15 de outubro, deverão ser anunciadas pelo órgão. Apenas a primeira colocada participa de solenidade da entrega do troféu, com participação do secretário de Educação do respectivo estado e diretores da escola.

Vencedores

Em 2011, a Gerência de Desenvolvimento das Práticas Pedagógicas da SEE recebeu 23 redações escolhidas pelas escolas. As três vencedoras estaduais foram as produzidas pelos alunos Ivan Aquino de Araújo Brito, da Escola Estadual Luiz Duarte, em Estrela de Alagoas (1º lugar), William Rafael da Sillva, da Escola Estadual Nossa Senhora Junqueiro, em Porto Calvo (2º lugar) e Maraysa Marques Torres, da Escola Estadual Padre Aurélio Goes (3º lugar).
 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯