06 Agosto 2014 - 13:19

ANA abre mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos sobre água

A Agência Nacional de Águas (ANA) está com inscrições abertas para 5.200 vagas em cinco cursos diferentes, todos eles gratuitos e a distância. Os temas são diversos e abordam desde salas de situação, centro de monitoramento de cheias e secas, até a atuação dos comitês de bacias hidrográficas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na página de cursos a distância da ANA. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Quando o número de inscritos chegar a 5.200, as inscrições serão encerradas.

Receberão certificado digital os alunos que conseguirem 60% de aproveitamento nas avaliações. O tempo de duração pode ser menor que o previsto, conforme o desempenho de cada participante. Para facilitar a aprendizagem, as atividades estão estruturadas através de uma navegação sequencial entre módulos e o material está disponível em formato PDF.

A ANA realiza capacitações para as entidades que compõem o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) e para toda a sociedade brasileira. O objetivo dos cursos é estimular a conservação e o uso sustentável da água, além da participação cidadã na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos. Em 2013, a ANA capacitou 12.534 pessoas.

Salas de situação

Para o curso 'Sala de Situação: Fique por Dentro', serão disponibilizadas quatro turmas nos períodos de: 12 de agosto a 17 de agosto, 18 a 24 de agosto, 25 a 31 de agosto e 1º a 7 de setembro. Os alunos receberão e-mail informando em qual turma foram incluídos.

Este curso tem quatro horas de duração e é voltado para qualquer interessado no tema. A capacitação ensina os objetivos, o funcionamento e a importância da Sala de Situação da ANA, que realiza o monitoramento de eventos críticos, como cheias e secas.

Medindo as águas

A novidade desta vez é o curso 'Medindo as Águas do Brasil: Noções de Plu e Fluviometria'. Com carga de dez horas, a capacitação tem o objetivo de ensinar conceitos sobre as medições das águas da chuva (pluviometria) e dos rios (fluviometria).

O curso também aborda o gerenciamento, uso e importância das informações coletadas; a automação na coleta de dados; e a Rede Hidrometeorológica Nacional. Neste caso, também serão oferecidas quatro turmas nas mesmas datas da capacitação sobre a Sala de Situação.

Outros cursos

Os demais três cursos terão turma única e acontecerão de 18 de agosto a 7 de setembro. Com carga de 40 horas, o curso 'Caminho das Águas' visa a promover a educação e a conscientização da sociedade, a partir de conceitos e práticas sustentáveis relacionadas aos recursos hídricos. Também voltado para a sociedade em geral, a capacitação 'Reflexões para Transformações Democráticas na Gestão das Águas' tem dez horas de duração.

O curso 'Comitê de Bacia: o que É e o que Faz?' tem como público membros de comitês, agentes gestores e demais interessados. Com 20 horas de carga, a capacitação aborda as atribuições e responsabilidades destes colegiados – que são parlamentos da água nas bacias – e incentivar a participação da sociedade na gestão de recursos hídricos. 

por Agência Nacional das Águas

Comentários comentar agora ❯