04 Setembro 2013 - 19:42

Slum retoma uso de varrição mecanizada nas ruas de Maceió

Ascom Slum

Com o objetivo de tornar a limpeza das principais vias da capital mais rápida, eficiente e segura, a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) voltou a adotar a varrição mecanizada. O equipamento se encontra em funcionamento há cerca de um mês e opera em dois turnos, das 06h às 22h.

O veículo batizado como “varredeira” se trata, na verdade, de um caminhão adaptado. Ele possui duas vassouras giratórias com escovas de aço e um grande aspirador que, juntos, promovem a varrição e sucção de areia e de pequenos resíduos, como plásticos, papeis, latas e até garrafa PET.

A varredeira tem capacidade para armazenar até sete toneladas de resíduos e atua numa velocidade varrição de 5Km/h. No momento, ela opera apenas na parte baixa da cidade, entre segunda e sábado, com rotas que passam pelas principais avenidas da orla e até em viadutos.

A previsão é de que uma segunda varredeira seja colocada em funcionamento na parte alta de Maceió até o final de setembro, e uma terceira, de menor porte – para atuar em trechos do calçadão da orla da capital –, entre em operação até o fim do ano.

“É um veiculo que vem a somar nos serviços de limpeza. Ele traz um ganho operacional por que você reduz drasticamente o número de pessoas que atuam na operação. As equipes manuais fazem apenas um ‘pente-fino’”, explica Gustavo Novaes, superintendente da Slum.

Alem de garantir maior eficiência no processo de limpeza das vias, a varredeira proporciona um serviço mais seguro para quem atua nas ruas. O equipamento opera em condições de tráfego, sem atrapalhar o fluxo ou obstruir a passagem de veículos.

Há um mês como titular do volante da varredeira, Josilene Maria da Silva usa o bom senso na hora de dirigir o veículo. “Quando eu vejo que a fila está enorme, eu dou uma amenizada para aliviar o trânsito”, assegura a condutora, que acumula nove anos de experiência como motorista em transporte coletivo. “Trabalhar aqui está bem melhor”, comemora.

Para garantir a eficiência e a segurança da operação, um agente de limpeza acompanha a varredeira pelo lado de fora. “É necessário um assistente para remover possíveis resíduos de maior volume e auxiliar no trânsito”, comenta José Moreira, que atua ao lado de Josilene.

O resultado do serviço também proporciona maior segurança no trânsito, como aponta o superintendente da Slum. “Muitas vezes, as vias sujas ou cheias de areia podem provocar acidentes. É muito comum em cruzamentos ou alguns trechos, a necessidade de exercer uma frenagem maior no veículo. Com uma pista muito suja, aumentam as chances de deslizamento e, consequentemente, de um acidente”.

Com capacidade de levar até mil litros de água, outro mecanismo encontrado no veículo é o esguicho do líquido que serve para minimizar a poeira levantada durante o funcionamento das escovas giratórias. Contudo, a varredeira só pode ser utilizada em períodos e dias secos. “Por isso, só estamos retomando o equipamento agora, após inverno, mas vamos manter em caráter permanente durante o verão”, garante Gustavo Novaes.

por Fernando Coelho/Slum

Comentários comentar agora ❯