10 Janeiro 2013 - 17:47

Rede hoteleira de Alagoas terá expansão de leitos em 2013

Ricardo Penha/Secom
Orla marítima de Maceió

O investimento em hotéis no Estado de Alagoas é visível e está crescente. Nos últimos anos foram inaugurados 17 empreendimentos e em 2013 não será diferente. A consequência é boa, o Estado está conhecido por possuir a melhor e mais moderna rede hoteleira do Nordeste. São empreendimentos de pequeno, médio e grande porte, que aquecem o mercado turístico imobiliário e que geram empregos diretos e indiretos.

O primeiro empreendimento a abrir as portas em 2013 foi o Iloa Condo Resort, no dia 3 de janeiro. Localizado na Barra de São Miguel, o empreendimento turístico-imobiliário tem 768 leitos e inaugurou, na 1ª etapa, 152 unidades. Segundo Felipe Cavalcante, sócio diretor da Vivendi Empreendimentos e responsável pelo condo-resort, “temos muita esperança que 2013 será um ótimo ano, não só para o Iloa, mas para o turismo alagoano. O Iloa inaugura um novo nicho no turismo alagoano, sendo o primeiro complexo turístico-imobiliário do Estado”, explicou.

O espaço para lazer conta com arvorismo, parede de escalada, parque aquático, bar da piscina com cabanas, spa, teen’s club,, sala de convenções, lojas, guarita de segurança, dois campos de futebol society, quatro quadras de tênis, quadra poliesportiva, quadra de areia, kid’s club, praça de eventos e amplo estacionamento.

Alagoas definitivamente está passando por um ‘boom’ no mercado turístico-imobiliário, devido aos investimentos constantes em infraestrutura. Segundo a secretária adjunta de Estado do Turismo, Raquel Tenório, a duplicação da AL-101 Sul foi uma das obras mais importantes para o turismo da região das Lagoas e Mares do Sul. “Com o acesso, investidores apostam no destino e a chegada do IIoa coloca o litoral Sul de Alagoas no circuito dos grandes resorts brasileiros”, afirma.

E as inaugurações na região Lagoas e Mares do Sul continuam. O próximo hotel, prestes a receber turistas é o Ponta Verde Praia do Francês. Com investimento de R$ 20 milhões, financiados pelo Banco do Nordeste, será o primeiro empreendimento gerenciado por um grupo no município de Marechal Deodoro. Serão 245 leitos e mais de 450 empregos diretos e indiretos.

Para Maurinho Vasconcelos, a opção do grupo pela Praia do Francês para o investimento se deu pelas belezas naturais. Ele ressaltou ainda que Alagoas precisa de outros destinos com potencial, como Marechal Deodoro. Por isso, apesar de ter recebido convites para investir em outros estados brasileiros, o grupo optou por Alagoas.

Os investimentos nos litorais de Alagoas não param. O Barra Bali Beach Service, com 319 leitos e investimentos de 26 milhões, promete gerar cerca de 500 empregos, entre diretos e indiretos.
Partindo para o litoral Norte de Maceió, o bairro de Ipioca está chamando a atenção dos investidores. Para 2013, dois hotéis serão instalados no local, o Magia Hotel Suite e o Waterfront II, os dois do Grupo Havengrid.

Os empresários do Grupo Havengrid e da Construtora Contrato estão investindo R$ 70 milhões no empreendimento Magia. Segundo o diretor-presidente do grupo empresarial, Gian Piero Berneri, a previsão para inauguração do hotel é em dezembro de 2013.

A secretária adjunta de Estado do Turismo, Raquel Tenório, garante: “Ipioca, hoje, tem se revelado um dos mais atraentes pontos turísticos do Litoral Norte alagoano, e por sua localização privilegiada chama a atenção de empreendedores nacionais e internacionais, que começam a investir na região, citando como exemplo o Salinas Maceió Beach Resort, primeiro hotel de luxo a se instalar no local”.

O novo empreendimento gera desenvolvimento para o Estado. “É um investimento importante para a política de turismo de Alagoas e mais um empreendimento de geração de emprego e renda”, afirmou Raquel.

A busca constante pela captação de novos investimentos tem sido uma política prioritária do governador Teotonio para fortalecer o turismo. “Em seu primeiro mandato, Alagoas inaugurou 12 novos hotéis de grande porte”, reforçou Marcos Pradines, superintendente de Investimentos da Setur-AL, disse.

O Magia Hotel tem padrão internacional de alto luxo e contempla resort e apart-hotel. O empreendimento hoteleiro terá 220 apartamentos, 12 mil m² de área verde, uma área de lazer com 2 mil m² de piscina, auditório para 450 pessoas, fitness, spa, lojas, teatro, bar, além de quatro restaurantes de cozinha internacional.

Também para dezembro, Alagoas aguarda o Waterfront II. O empreendimento, do grupo Havengrid do Brasil, conta com 24 apartamentos, totalizando 60 leitos. Ele é a segunda etapa de construção do complexo Residence Waterfront, que já foi inaugurado oficialmente no último dia 21 de dezembro.

De acordo com Kaio Fragoso, assistente da comunicação da Havengrid do Brasil, o flat está localizado na praia de Ipioca, a poucos metros do Residence Waterfront I, e por ser parte integrante do complexo, irá usufruir da estrutura e serviços já existentes no mesmo, como piscinas, bar, academia e serviços de arrumadeira e lavanderia, além do também recém-inaugurado, Roses Restaurant.

O edifício terá 20 apartamentos e ficará pronto após menos de 12 meses de obra, gerando mais de 150 empregos diretos e indiretos durante os picos da construção. Após a entrega é previsto que o Residence Waterfront II tenha aproximadamente 25 funcionários para a administração e gestão durante seu funcionamento.

Ainda neste ano, é esperada a inauguração do R1 Express, em Maceió, que terá 348 leitos. 

por Pollyana dos Anjos/Setur

Comentários comentar agora ❯