10 Dezembro 2013 - 21:46

SMTT debate a implantação da faixa seletiva para ônibus

Representantes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) se reuniram nessa terça-feira (10), com empresários do setor de transporte coletivo urbano para debater e informá-los sobre como funcionará a faixa seletiva para ônibus que será implantada nas Avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, a partir de Janeiro de 2014.

Durante a reunião, que contou com representantes das empresas que operam na capital, o diretor de operações de Transportes da SMTT, Zenildo Filho, reforça o compromisso que o órgão terá com essa implantação. “Nada será implantado do dia para a noite. O primeiro passo é lançar o corredor, e a partir daí vamos lapidando o que falta até melhorar por completo a fluidez do transporte público”, assegura.

No encontro, o diretor de Planejamento da SMTT, Jorge Bezerra, apresentou as mudanças que ocorrerá em toda a extensão dos dois sentidos de fluxo do lado direito das avenidas Fernandes Lima e Durval de Goés Monteiro. “A faixa da direita, demarcada pela cor azul para dar mais visibilidade, passa a ser de uso somente para coletivos urbanos. Uma das principais consequências será a maior pontualidade nos horários de chegada e saída dos ônibus, já que haverá diminuição no tempo das viagens”, explica.

Ainda segundo Jorge Bezerra, já está sendo inserido binários nas vias coletoras de bairros que dão acesso as Avenidas. “Durante todas essas alterações, será dada aos condutores toda a orientação da mudança de fluxo, uma semana antes do início da operacionalização”, finalizou.

Agentes de fiscalização de trânsito estarão responsáveis pelo monitoramento e fiscalização de todos os motoristas. De acordo com a SMTT, as autuações só serão aplicadas depois do período de orientação educativa. A previsão também é de que câmeras sejam instaladas numa próxima etapa para monitorar e autuar os veículos que utilizarem a faixa da direita para trafegar e não para entrar numa rua.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯