12 Agosto 2012 - 20:36

Sai resultado da análise de amostras de água das lagoas Mundaú e Manguaba

A Diretoria de Laboratório do Instituto do Meio Ambiente apresenta o resultado das análises feitas nas amostras colhidas em 19 diferentes pontos do complexo estuarino-lagunar Mundaú-Manguaba. Considerando o período do ano, os resultados são apontados como aceitáveis, quanto à potabilidade, pela equipe técnica.

Todos os parâmetros analisados seguem a resolução nº 357, de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). No relatório podem ser observados itens como: número mais provável (NMP)/100 ml de coliformes termotolerantes; oxigênio dissolvido (OD); demanda bioquímica de oxigênio (DBO); demanda química de oxigênio (DQO); salinidade e cor, entre outros.

Alguns aspectos chamam a atenção, como a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas fozes dos rios Remédio e Salgado, assim como nos canais da Levada e da Assembleia. Entretanto, “são seis pontos em desconformidade, enquanto 13 estão em conformidade, ou seja, são mais de 50% pontos considerados potáveis, com baixa presença de coliformes”, explica Carlos Soares, diretor do laboratório.

Ele disse ainda que “o resultado está aceitável porque os números não apresentaram grandes alterações, considerando o período do ano, o inverno. Alguns itens que estão indicados fora dos parâmetros também têm que ser observados nesse contexto”, explicou. Além disso, os resultados apontam que as águas coletadas estão consideradas salobras, quando a salinidade está compreendida entre 0,50‰ e 30‰ , e doces, quando a salinidade é inferior a 0,50‰.

As coletas foram feitas no dia 25 de julho nas lagunas Mundaú e Manguaba, assim como nas fozes dos rios Mundaú, Salgado, Sumaúma e Paraíba do Meio; zona dos canais – foz do rio Remédio, Boca da Barra e no Riacho Cachoeira. O período entre a coleta e a apresentação dos resultados é longo por causa da quantidade de testes feitos para gerar o relatório, que é mensal.

 

por Clarice Maia/IMA

Comentários comentar agora ❯