17 Dezembro 2012 - 12:17

Confiança do consumidor de Maceió cresce em dezembro

Ilustração
'Fatia' de SP, Rio e Brasília no PIB brasileiro ficou menor

A pesquisa sobre o Índice de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Maceió, desenvolvida pelo Instituto Fecomércio/AL de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD), em parceria com o Banco do Nordeste, demonstra que o nível das expectativas econômicas do consumidor da capital alagoana voltou a crescer em dezembro e atingiu o melhor resultado para 2012, 158,8 pontos. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) varia de 0 a 200 pontos sendo que acima de 100 a expectativa é considerada positiva.

O ICC é composto pelos Índices de Situação Presente do Consumidor (ISP) e de Expectativas Futuras do Consumidor (IEF). O primeiro avalia o momento para aquisição de bens duráveis e a situação financeira atual da família do consumidor em um período de tempo de no máximo trinta dias. O segundo, mede as expectativas do consumidor nos próximos 12 meses sobre o futuro econômico do país, a situação financeira da família do consumidor e a situação em geral no Brasil.

O ISP cresceu pelo quinto mês consecutivo e alcançou 152 pontos em dezembro, contra 150,1 em novembro. O IEF também se elevou atingindo 163,4 pontos e registrou o melhor resultado em 12 meses.

Na análise do Instituto Fecomércio/AL de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD) esses resultados demonstram que o consumidor da capital alagoana continua muito otimista com sua situação econômica e financeira, apesar do elevado nível de endividamento e maior comprometimento da renda com pagamento de dívidas. Essa confiança é demonstrada por meio das intenções de compra captada na pesquisa.

Os dados revelam que 83,2% dos consumidores desejam comprar algum bem de consumo durável no próximo mês.

Mais de 92% dos entrevistados considera ótima ou boa a situação financeira da família em comparação ao mesmo mês do ano passado. Para os próximos 12 meses, 95,6% estão otimistas nesses quesitos.

Quanto à perspectiva daqui a um ano para situação econômica do país, 91% dos entrevistados acham que será ótima ou muito boa, contra apenas 9,1 que acreditam num clima ruim ou péssimo.

Revelando as características da época de festas, as intenções de compra são variadas, entretanto os consumidores desejarão adquirir em dezembro mais peças de vestuário (39,9% dos entrevistados), calçados (30,2%), celulares (21,7%), televisão (14,2%) etc.

A pesquisa completa está disponível no site www.fecomercio-al.com.br/ifepd/ . 

por Ascom Fecomércio

Comentários comentar agora ❯