18 Dezembro 2012 - 20:02

Comerciantes do Mercado da Produção de Maceió participam do Mesa Brasil

Carlos Vinícius/Secom
Toneladas de frutas e legumes são doados

Toneladas de frutas e legumes que estão próprios para o consumo, mas sem as condições ideais para serem comercializados, são doadas, mensalmente, pelos permissionários dos mercados públicos de Maceió a famílias carentes, por meio do Programa Mesa Brasil. O programa é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e o Sesc.

Semanalmente, equipes do Mesa Brasil fazem a coleta de frutas e legumes nos mercados. Em alguns locais, como o Mercado da Produção, no bairro da Levada, o programa conta com mais de 50% dos feirantes cadastrados. Segundo o secretário do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Arnóbio Cavalcanti, qualquer fruta ou legume que apresente um machucado que a deixe pouco apresentável para a venda, mas que em nada impeça seu consumo, já é separada para ser coletada pelas equipes do Mesa Brasil

“Os alimentos doados, apesar de perfeitos para consumo, estão sem as condições ideais de comercialização. O mais importante é constatar a satisfação dos permissionários em poder ajudar famílias que estão passando alguma necessidade. A grande maioria faz questão de participar”, disse Arnóbio.

O secretário disse ainda, que “o que percebemos é a satisfação dos permissionários em poder ajudar famílias que estejam passando alguma necessidade. A grande maioria faz questão de participar e alguns deles chegam a doar mais de 100 kg de alimentos por semana”.

Através de placas de identificação, as equipes do Mesa Brasil conseguem distinguir quais os feirantes que estão cadastrados e fazem a arrecadação dos produtos.

por Roberto Lopes

Comentários comentar agora ❯