21 Agosto 2012 - 08:41

Campanha ‘Saúde sempre à mão’ descentraliza distribuição de camisinhas

Olival Santos
Superintendente de Vigilância em Saúde realizou entrega do equipamento ao presidente da Federação do Comércio de Alagoas

O número de casos de HIV/Aids apresentou aumento em todas as faixas etárias, com maior incidência nas pessoas entre 19 e 39 anos. Por essa razão, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) elaborou um dispensador com preservativos, que serão distribuídos em pontos estratégicos de Maceió.

Nesta segunda-feira (20), a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Sandra Canuto, realizou a entrega do equipamento ao presidente da Federação do Comércio de Alagoas, Wilton Malta, que vai disponibilizar o suporte com preservativos nas unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc) do Poço e do Centro.

A iniciativa faz parte da campanha “Saúde sempre à mão”, que visa descentralizar a distribuição de preservativos com a disponibilização de 80 dispensadores – quantitativo da primeira etapa da campanha, em instituições públicas e privadas, além de lugares estratégicos, como bares, restaurantes e terminais de ônibus.

De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Cleide Moreira, a doença se interiorizou. Antes o HIV/Aids estava presente em apenas oito municípios alagoanos e, atualmente, pode se afirmar que existe pelo menos um caso em cada município.

“O maior número de casos está concentrado na capital, que é também a responsável pelo tratamento, realizado nas unidades de referência PAM Salgadinho, Hospital Universitário e Hospital Escola Dr. Helvio Auto”, explicou Cleide Moreira.

Segundo a diretora, por causa da epidemia de HIV/Aids crescente no País, essa primeira iniciativa da campanha “Saúde sempre à mão” surgiu para frear o número de casos da doença e descentralizar a distribuição dos 13 milhões de preservativos disponibilizados Ministério da Saúde para o Estado.

Na segunda etapa, mais 500 suportes serão entregues para os 101 municípios. Na capital, as camisinhas estão disponíveis em todas as unidades de saúde.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯