21 Outubro 2014 - 08:36

Centro de Referência vai analisar afastamentos por agravos mentais

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest/Maceió), unidade gestora de conhecimentos e ligado à Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), criou o Núcleo Interinstitucional em Saúde Mental e do Comportamento Relacionado ao Trabalho (NISMCRT). A ideia é de conseguir uma ampla divulgação do eixo da saúde mental. Além disso, esse Núcleo deverá ter como uma das missões, a de traçar um perfil epidemiológico sobre o alto número de afastamentos por agravos em saúde mental relacionados à atividade laboral.

O Cerest tem como finalidade o bem-estar dos trabalhadores (urbanos ou rurais, individuais ou coletivos, formais ou informais, ativos ou inativos, com ou sem vínculo empregatício). Dar ênfase aos processos de promoção e vigilância à saúde, assistência e orientação aos acometidos por acidentes e/ou doenças relacionados ao trabalho. O Centro é também articulador e organizador das ações intra e intersetoriais, assumindo a retaguarda técnica e se tornando pólo irradiador de experiências de vigilância em saúde, de caráter sanitário e de base epidemiológica.

O Núcleo Interinstitucional em Saúde Mental e do Comportamento relacionado ao Trabalho é composto por órgãos relacionados aos direitos, à saúde, à formação e à gestão deste segmento, tais como: SMS, INSS, TRT, Ufal, Sesi, Conselho Regional de Psicologia (CRP), Uncisal, Sesau, Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp), e a Faculdade Integrada Tiradentes (Fits). A psicóloga do Cerest, Patrícia Vieira Souza, ressalta que o núcleo está aberto a outros parceiros que possam contribuir direta ou indiretamente para a saúde mental do trabalhador.

“A partir das discussões realizadas entre os psicólogos do Cerest Maceió percebemos que na Política de Saúde do Trabalhador existe essa carência. Diante desta realidade resolvemos criar o Núcleo Interinstitucional em Saúde Mental e do Comportamento, com o intuito de promover maior divulgação acerca da referida temática”, ressaltou a psicóloga Patrícia Vieira. A primeira reunião acontece dia 29 de outubro, no auditório da Fits, a partir das 8h, durante o II Seminário em Saúde Mental e do Comportamento Relacionado ao Trabalho.

 Esta ação versará sobre as seguintes temáticas, tais como:

1º Eixo de Discussão: O trabalho como elemento estruturante da vida: Desafios do Mundo Contemporâneo

Temas: A Importância Social do Trabalho; O Trabalho Como Fator Estruturante do Sujeito; Direitos e Políticas de Saúde do Trabalhador.

2º Eixo de Discussão: O Trabalho e os Fatores de Riscos Psicossociais

Temas: O trabalho e os seus impactos na saúde mental do trabalhador; Ações e intervenções na saúde mental do trabalhador.

Roda de Conversa: A Saúde Mental no Trabalho sob a perspectiva do Trabalhador – Cuidador.

As inscrições são gratuitas, porém as vagas são limitadas e podem ser feitas a partir até o dia 28.10.2014, através do e-mail: saudementalnotrabalho-al@googlegroups.com, maiores informações através dos telefones: 8803-8249 / 8719-4500 / 9660-3119 / 9346-3534.

por Ascom - SMS

Comentários comentar agora ❯