26 Outubro 2013 - 12:38

Começa a 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Secom Maceió

O acesso foi livre ao público na solenidade de abertura da 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que aconteceu na noite desta sexta-feira (25), no Centro de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá. Pela primeira vez, a Prefeitura de Maceió abraçou o projeto, sendo uma das parceiras da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), na realização do evento, que segue até 3 de novembro.

A abertura, contou com a presença do reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eurico Lobo, da vice-reitora da instituição, Rachel Rocha de Almeida Barros, ad diretora da Edufal, Stela Lameiras, do escritor alagoano José Marques de Melo, da secretária Municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, que representou o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, entre outras autoridades Já na primeira noite, logo depois da abertura, o público circulou pelos corredores, formados por 146 estandes, onde estarão expostos 22 mil títulos.

A grande inovação desta edição da Bienal é o Vale Livro, que vai oferecer um crédito no valor de R$25,00, para os professores da rede municipal e de R$10,00 para os alunos da educação infantil. “Durante o tempo que eu fui reitora da Ufal, tentei, ao lado da professora Sheila Maluf, na época diretora da Edufal, conseguir o apoio da Prefeitura para a sua implantação. O que nunca aconteceu. Este ano, com o empenho do prefeito Rui Palmeira, isso se tornou possível. O valor pode parecer pequeno, mas vai ajudar na aquisição de pelo menos um livro”, destacou a secretária Municipal de Educação, Ana Dayse.

A ambientação da Bienal, também é um destaque cultural desta edição do evento. Assinada pelos arquitetos Lúcio Moura e Luciano Brandão, a decoração ressalta elementos que lembram a secular relação entre Brasil e Portugal, com o piso lembrando a terra brasileira e o toque europeu dos azulejos portugueses. Um lugar para os escritores portugueses Boaventura Santos, Alberto Felipe e Luís Serguilha se sentirem em casa.

Durante 10 dias, a Bienal terá exposição, comercialização e lançamento de livros. São mais de 22 mil títulos das mais diversas áreas de conhecimento. E ainda palestras, cursos, apresentações culturais e encontro com autores nacionais e internacionais. Grandes nomes das letras passarão pelas salas e auditórios do Centro Cultural, a exemplo dos vencedores do Prêmio Jabuti: os alagoanos José Marques de Melo e Audálio Dantas. Para crianças, vêm Bia Bedran e Paula Pimenta. A Bienal é apontada pela organização como o maior evento cultural do estado.

Mais informações sobre o evento e toda a programação podem ser consultadas no site
http://www.edufal.com.br/bienal2013/
 

por Redação com informações de assessorias

Comentários comentar agora ❯