26 Novembro 2012 - 11:13

Campanha de vacinação antirrábica 2012 é aberta oficialmente em Maceió

Olival Santos
Gatos e cães foram vacinados no sábado, abrindo a campanha

 

A campanha de vacinação antirrábica de 2012 começou às 8h deste sábado (24), e tem a meta de vacinar 526 mil cães e gatos para garantir o controle da raiva no Estado. Ao todo, foram 1.749 profissionais envolvidos e 3.510 postos fixos, que funcionaram até às 17h. A abertura oficial da campanha aconteceu no Centro de Controle de Zoonoses, no bairro Cidade Universitária, em Maceió.

De acordo com Valmir Costa, coordenador do Programa Estadual do Controle da Raiva, a campanha constitui um instrumento eficaz de controle da doença, ao dificultar a transmissão do rabdovírus, presente na saliva do animal. Segundo ele, devido às campanhas anuais, desde 2004 o Estado não apresenta óbitos decorrentes da agressão de cães e gatos.

Sebastiana Maria da Conceição levou o vira-lata Lup, de 3 anos, para ser vacinado pela primeira vez. “Eu adotei o Lup aqui no Zoonoses. Vi a faixa sobre a campanha de vacinação e ontem mesmo dei banho nele e preparei para hoje tomar a vacina. Acho importante a campanha, temos que cuidar dos animais”, disse.

Já Diego Aureliano da Silva precisou da ajuda da família para vacinar os dois cães da raça pitbull, Bandido e Baltazar. “É indispensável que os próprios donos conduzam seus animais, e segurem - principalmente a cabeça - no momento da aplicação da vacina, para facilitar o trabalho dos profissionais”, esclareceram os vacinadores Milton César e Alonso Teodoro.

Apesar da predominância de cães no Estado - uma média superior a 353 mil -, 171.696 gatos também devem ser vacinados.

Maria Francisca de Melo levou seu gato Fofinho, de 7 anos, para tomar a vacina. “Esse gato é herança de minha mãe, que faleceu há cinco anos. Eu lutei para ficar com ele, porque fazia parte da vida dela e cuido do Fofinho desde então, vacinando todos os anos”, contou.

Vacinação

No período de 26 a 30 de novembro, a campanha de vacinação antirrábica prossegue nos sítios e fazendas da área rural do Estado. Elas irão receber a visita dos profissionais para vacinar cães e gatos em locais de difícil acesso do interior de Alagoas.

Em Maceió, a campanha continua nesta semana em sete postos, além do Centro de Controle de Zoonoses - que vacina os animais durante todo o ano. No próximo sábado e domingo, haverá também postos de vacinação no estacionamento dos shoppings Maceió e Pátio Maceió, localizados respectivamente nos bairros de Mangabeiras e Benedito Bentes.

A doença

A raiva é uma doença de países pobres, por isso, segundo o coordenador Centro de Controle de Zoonoses de Maceió, Charles Nunes, é preciso ter consciência do cuidado com os animais, vacinando-os anualmente para evitar a transmissão da doença para a população.

“Quando um animal é infectado pelo rabdovírus, ele morre em cerca de 10 dias. Em relação ao homem, há o registro de apenas um caso de sobrevivência no Estado de Pernambuco. O vírus tem alta taxa de mortalidade e é transmitido por mordidas e arranhaduras de mamíferos contaminados”, esclareceu Charles Nunes.

 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯