26 Novembro 2014 - 08:46

Campanha imuniza crianças contra a pólio até sexta-feira, 28

Pais e responsáveis de crianças com menos de 5 anos têm até a próxima sexta-feira (28) para garantir a proteção de seus filhos contra a poliomielite, que tem na vacina sua melhor forma de prevenção. Realizada pelo Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, a Campanha de Vacinação contra a Pólio – que também deu seguimento à vacina contra o sarampo – atingiu um percentual de 57,31% do total de 62.391 crianças na faixa etária de seis meses a menos de 5 anos. A meta do município é chegar ao percentual de 95%.

“Procuramos facilitar ao máximo o acesso à vacina para que os pais e responsáveis evitem as consequências dessas doenças. Por isso, recomendamos a todos que procurem o serviço o quanto antes, para não deixar esse compromisso com suas crianças para a última hora”, reforça a coordenadora do PNI no município, Eunice Raquel Amorim, lembrando ainda a necessidade de se levar o cartão de vacinação para o devido registro das doses aplicadas.
Desde que a campanha foi iniciada, no dia 8 deste mês, a vacina vem sendo disponibilizada nas unidades de saúde e em postos volantes instalados em locais estratégicos e de grande movimentação, como os shoppings Pátio (no Benedito Bentes), Maceió (Mangabeiras) e Parque (Cruz das Almas) – das 10h às 22h – o Supermercado Super Giro, no Trapiche (das 9h às 21h) e o Hiper Bompreço da Gruta (também das 9h às 21h).

A imunização contra a poliomielite acontece anualmente em uma única etapa. Para a poliomielite não existe tratamento, desse modo, a melhor forma de evitar é a prevenção. Os sintomas são semelhantes ao de uma gripe com náuseas, vômitos e dores abdominais. O vírus é capaz de chegar ao sistema nervoso através da corrente sanguínea e ocasionar paralisia total.

A doença

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

O Brasil erradicou a pólio há 25 anos. Já o sarampo também teve a transmissão interna erradicada em 2000, no entanto, há registro de “casos importados” no país. O maior número desses casos aconteceu entre o 2013 e este ano, quando houve 224 notificações em Pernambuco e 451 no Ceará.

por Ascom - SMS

Comentários comentar agora ❯