16 Agosto 2013 - 17:40

Estaleiro Eisa: Renan cumpriu sua palavra após concessão de licença pelo Ibama

Foto: Agência Senado
Renan presidiu a sessão em que foram aprovados os projetos de interesse do Ibama

Nos últimos meses, depois de imensas e constantes negociações para a aprovação da licença ambiental para a instalação do Estaleiro Eisa, em Coruripe, em Alagoas, o presidente do Senado, Renan Calheiro (PMDB) pediu vistas num projeto de ampliação de cargos na área de meio ambiente do governo federal, mas precisamente para o Ibama.

Na oportunidade, Renan – que ainda estava como líder da bancada do PMDB no Senado - alertou a direção do órgão, que o fazia em função da demora da licença para a construção do estaleiro. E mais: disse que só devolveria os projetos de interesse do governo federal quando as instituições governamentais aprovassem a licença para implantação do estaleiro.

Agora, nos últimos dias, quando as obras do Eisa receberam recursos para o seu desenvolvimento, Renan devolveu os projetos para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado e solicitou rapidez para sua apreciação. Renan fez questão de relembrar os momentos da tramitação das obras em Alagoas, a motivação do pedido de vista no projeto e garantiu que, naquele momento, estava cumprindo com sua palavra.

Na última quarta, 14, o senador Rodrigo Rolemberg (PSB/DF), novo relator do projeto, agradeceu ao presidente Renan Calheiros a inclusão do projeto na pauta do Senado e explicitou a importância da aprovação da matéria: mais 800 cargos de analista ambiental e mais 200 cargos de analista legislativo – sem aumento de despesas – pois os novos contratados sairão de outras áreas da administração pública federal.

Os funcionários designados vão operar nos quadros de pessoal do Ibama e do Instituto Chico Mendes, nas carreiras de especialistas em Meio Ambiente. Na sessão, Renan Calheiros fez questão - mais uma vez – de esclarecer seu gesto, feito quando ainda era líder do PMDB, de devolver para a apreciação do Senado o projeto e sua consequente votação. Ao final, Renan colocou em votação e a matéria foi aprovada. E encaminhada à sanção presidencial.

por Assessoria/Senado

Comentários comentar agora ❯

  • João Paulo O senador é um político de coragem, que sabe conciliar, debater e busca o consenso à exaustão. Mas nem por isso foge de suas responsabilidades. Se for preciso ir para o confronto ele vai , e vai representando os legítimos representantes do povo. Parabéns Senador .
  • Sônia Vieira Pra mim não é nenhuma novidade o Renan cumprir sua palava, ele tem feito isso sempre e sempre traz recursos para nosso estado.
  • João Santana Grande notícia Senador Renan, o Estaleiro Eisa é de imensa importância não só para Coruripe como também para todo Estado de Alagoas, além de gerar mais de 1000 empregos. Sou de Coruripe e só tenho que agradecer. João Santana
  • Marcos Uma boa noticia agora visto que meu filho vai fazer curso para soldador,senador por favor conto com vc para beneficiar minha família e de mas alagoanos.
  • Fernando O Renan foi o unico que , efetivamente, fez algo de concreto pela liberação do estaleiro calando a boca de quem dizia que ele era contra.
  • palmeirense dm Sei que se não fosse o senador Renan Calheiros esse Estaleiro Eisa não tinha saído do papel. Essa é mais uma vitória do povo Alagoano, que graças ao empenho do Renan o estado vai gera mais empregos e rendas.
  • Ricardo Renan sempre cumpre com seus compromissos, e mais uma vez está de parabéns e povo agradece.
  • Isaac Sou da região de Coruripe e fiquei muito feliz com a noticia da chegada do estaleiro com ajuda do senador Renan.
  • Guilherme Se não fosse o senador Renan o Ibama não teria liberado o estaleiro!!