20 Agosto 2013 - 10:21

Alagoas comemora reconhecimento do Estado como zona livre da aftosa

O governador Teotonio Vilela comemorou o reconhecimento oficial do Estado de Alagoas como livre da febre aftosa com vacinação. Um dos principais responsáveis pelo trabalho que levou o Ministério do Desenvolvimento Agrário a mudar a classificação do rebanho alagoano, o governador destacou, em entrevista de rádio, a qualidade do gado e os esforços de todos os envolvidos no combate à doença.

O reconhecimento nacional foi feito no último domingo (18) pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, em Paragominas (PA). “Com a inclusão de Alagoas, Ceará, Maranhão, norte do Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, mais de 205 milhões de cabeças, ou seja, aproximadamente 99% do rebanho nacional de bovinos e bubalinos, estão em zonas livres da doença”, informou o ministro, por meio de sua assessoria.

“Essa certificação é muito importante para o nosso Estado. Alagoas tem 1 milhão de cabeças de gado de muito boa qualidade. Tanto gado de corte quanto o gado de leite do nosso Estado é de uma genética reconhecida em todo o Brasil, mas não estávamos podendo exportar o nosso gado para melhorar a renda do produtor e gerar mais empregos. Há 15 anos, o descuido dos governantes deixou que a aftosa tornasse Alagoas um Estado perigoso para exportar sua carne e seu rebanho. Isso trouxe um prejuízo muito grande para os produtores”, afirmou Teotonio.

Para o governador, o novo status reconhece o trabalho conjunto dos governos do Estado e federal e dos criadores, que com o livre trânsito animal, terão a produção valorizada. “Alagoas, a partir de agora, terá sua fronteira livre para que o nosso gado possa sair, e esse rebanho, que é muito bom, agora vai render muito mais para os produtores alagoanos. Parabéns aos produtores alagoanos que também, em parceria com os Governos do Estado e Federal, deram a sua contribuição”.

Ele anunciou que o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, virá a Alagoas para formalizar o reconhecimento da nova situação do gado alagoano. “Fizemos um trabalho de vacinação e de todos os cuidados, e agora, o ministro da Agricultura virá a Alagoas anunciar que nosso trabalho foi coroado de sucesso”, disse Teotonio.

O governador destacou o que o reconhecimento de Alagoas como zona livre da aftosa representa para a Bacia Leiteira, uma das regiões de maior produtividade agropecuária de Alagoas. “A Bacia Leiteira tinha praticamente acabado, mas nós demos um grande apoio, principalmente para o pequeno produtor. Nós criamos o Programa do Leite, comprando o leite do pequeno e microprodutor, e hoje a Bacia Leiteira reviveu. Esse ato do Ministério da Agricultura, liberando nossas fronteiras, vai valorizar ainda mais esse trabalho”, comemorou o governador Teotonio Vilela.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯