01 Novembro 2018 - 09:37

Julgamento de acusado de envolvimento na morte de funcionário do Ki Barato em Penedo será dia 21 de novembro

Divulgação
Esse ano, três julgamentos estão pautados para serem realizados no Fórum Desembargador Alfredo Gaspar de Mendonça, em Penedo

Novembro é tradicionalmente conhecido como o “Mês Nacional do Júri”. Em diversas comarcas do país a mobilização acontece com o objetivo de intensificar os julgamentos de crimes dolosos contra a vida, garantindo maior rapidez na tramitação de processos por meio de um esforço concentrado.

Esse ano, três julgamentos estão pautados para serem realizados no Fórum Desembargador Alfredo Gaspar de Mendonça, em Penedo, durante esse mês. As sessões serão realizadas nos dias 07, 14 e 21 de novembro, a partir das 08 horas, e serão presididas pelo magistrado Antônio Rafael Wanderley Casado da Silva.

Assassinato de sargento da reserva da Polícia Militar de Alagoas

O primeiro caso que será apreciado será o do assassinato do sargento da reserva da Polícia Militar de Alagoas, Laércio Santos Lira. Sentarão no banco dos réus Jadson Batista Soares Santos, conhecido como Babidi, e Leandro dos Santos, o Binho.

A vítima estava na porta de sua residência, no Loteamento Santa Luzia, na Vila Matias, quando foi alvejada com diversos disparos de arma de fogo em 20 de setembro de 2016. Segundo os autos, Jadson Batista seria o autor intelectual do crime. O homicídio teria sido motivado por que o Babidi estaria traficando na região da Vila Matias e se sentia incomodado com a presença do policial nas proximidades de sua boca de fumo, além de ter medo que o sargento Laércio o denunciasse.

Ainda segundo os autos, os autores materiais estavam em uma motocicleta, sendo o piloto identificado como Leandro dos Santos e o garupa, um adolescente de prenome Vinícius, que durante operação das forças de segurança para prender os até então suspeitos reagiu a abordagem policial e acabou morrendo após ser alvejado em troca de tiros.

Irmãos acusados de homicídio ocorrido há 10 anos sentam no banco dos réus

O segundo julgamento do “Mês Nacional do Júri” em Penedo será o de Marcos de Jesus Santos e Marcelo de Jesus Santos. Os irmãos são acusados de terem assassinado Manoel Messias de Jesus Alves no dia 12 de março de 2008, no Centro do município de Penedo.

De acordo com as investigações, os irmãos, que residiam no bairro Nossa Senhora de Fátima, mataram Manoel Messias na Rua do Sol com disparos de arma de fogo e golpes de arma branca e, por esse motivo, serão julgados por homicídio, qualificado pelo recurso que dificultou a defesa da vítima.

Ao prestarem depoimento, os acusados confirmaram a autoria do crime, mas alegaram que agiram em legítima defesa já que, segundo eles, Manoel Messias estava com uma arma de fogo apontada na direção de ambos por conta de um desentendimento ocorrido anteriormente.

Funcionário do Ki Barato assassinado com tiro na cabeça

O “Mês Nacional do Júri” será encerrado em Penedo, no dia 21, com o julgamento de Josuel dos Santos. Quadrado, como é mais conhecido, é acusado de ter participado do assassinato de José Francisco Batista, o Zito, funcionário do Supermercado Ki Barato que tinha 36 anos quando foi covardemente executado.

De acordo com os autos, a vítima estava acompanhada de colegas de trabalho em um bar situado na Rua A, do Loteamento São Gonçalo, parte alta de Penedo, quando um de seus amigos teve um desentendimento com outras pessoas, supostamente por conta de uma corrente de prata.

Ainda segundo os autos, quando o outro grupo saiu do local e tudo parecia estar resolvido, a vítima e seus amigos deixaram o estabelecimento comercial, mas a poucos metros do local avistaram um veículo se aproximando com as mesmas características do usado pelos outros envolvidos na confusão.

Ao se aproximar do grupo onde a vítima estava, os elementos deflagraram cerca de cinco disparos de arma de fogo. Um dos projéteis atingiu a cabeça de José Francisco, que morreu na hora do atentado antes mesmo de receber socorro médico. Testemunhas que presenciaram o crime confirmaram a participação de Josuel dos Santos no homicídio e, além disso, afirmaram que a vítima não tinha envolvimento com a confusão iniciada anteriormente.

O crime foi registrado em 14 de dezembro de 2012.
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯