02 Abril 2013 - 16:13

Penedo ocupa a 16ª posição no Mapa das Armas de Fogo do Brasil

Foi divulgado nesta segunda-feira (1º), em um evento que aconteceu no Rio de Janeiro, o Mapa das Armas de Fogo do Brasil. A iniciativa foi uma parceria entre o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e a Organização Não Governamental Viva Rio. No estudo, quatro cidades alagoanas foram citadas. Entre as vinte ranqueadas, Penedo ocupa a 16ª posição em casos de homicídios.

O mapa mostra a evolução anual da quantidade de armas por microrregiões brasileiras, de 1996 a 2010. O documento divulgado afirma que: “O objetivo é produzir um mapeamento das armas de fogo nas microrregiões brasileiras e discutir o papel que as mesmas exercem para estimular (ou desestimular) crimes violentos e crimes contra a propriedade”.

Para o estudo, foram considerados tipos de crimes e de homicídios provenientes dos registros policiais e da base de dados do Ministério da Saúde (SIM/DATASUS). Entre as microrregiões brasileiras estudadas em 2010, Penedo ficou com a 16º posição do ranking, com taxa de homicídio de 47,4, para uma população de 124 mil habitantes. Palmeira dos Índios segundo o estudo, foi a mais violenta das cidades alagoanas, ocupando o 4ª colocação no ranking nacional, com uma taxa de homicídios por arma de fogo de 42,3 por 100 mil habitantes, para uma população de 175 mil pessoas.

Já capital alagoana, Maceió, aparece em 5º lugar, com uma taxa de 101,3 para uma população de 1,14 milhão de habitantes. O estudo ainda coloca a cidade de São Miguel dos Campos em 8º lugar no nacional e 3º estadual, com taxa de homicídio de 49,6 para uma população de 284 mil habitantes.

A pesquisa conclui destacando que o Estatuto do Desarmamento produziu efeitos significativos na diminuição das armas de fogo no Brasil. Como consequência, a redução na taxa de homicídios. Contudo, o estatuto não ocorreu de forma homogênea no país. Algumas federações conseguiram maior sucesso na repressão ao uso de arma de fogo, do que em outros estados.

 

por Roberto Miranda

Comentários comentar agora ❯

  • Véra nem precisava dessa lista isso é evidente a população vive com medo, lembro da época em que andávamos tranquilamente pela cidade #basta
  • Ednaldo Gostaria de entender os critérios usados por essa pesquisa, pois na matéria consta que Penedo tem 124.552 habitantes???? não estou dizendo que Penedo não está violenta, mais pergunto, e Rio Largo? é menos violeta que Penedo? Tem cheiro de coisa podre no ar.
  • Ednaldo Gostaria que a redação desse jornal solicitasse aso quem fez essa pesquisa mais informações para convencer os internautas de que Penedo está realmente ranqueada em 16ª cidade mais violenta do Brasil;do jeito que esses dados estão aí não me convenceu nem à outros internautas, tenho certeza disso.
  • Ednaldo Todo mundo sabe que o investimento certo pra que o país cresça e diminua esses índices de violência é construindo escolas, faculdades e dando uma educação de qualidade para à população; não adianta construir presídios, pois quem acaba pagando à conta da população carcerária somos nós contribuintes.
  • Rafael Essa pesquisa é totalmente mentirosa.Certo que Penedo está muito violenta,mas, não ao ponto de ocupar esse lugar nessa pesquisa,e tambem essa pesquisa vai em desacordo com o IBGE,que afirma que essa cidade tinha menos de 70 mil habitantes em 2010.Fica a pergunta, Penedo cresceu quase 100% em 2 anos?
  • Oliveira E PENEDO TEM ESSA POPULAÇÃO? TEM ALGO ERRADO AÍ!!!!
  • Portu No censo de 2010 Penedo tinha 60.378 na última eleição 64.000 e nessa pesquisa do Ipea 124.552 habitantes. Alguma coisa não bate nessa pesquisa.
  • eduardo Penedo, estado de Alagoas. Não confundam as cidades!