04 Março 2013 - 13:07

Penedenses usam redes sociais para fugir das blitzes na cidade

Internet
Prática é comum nos grandes centros; aplicativos para celular também são usados

No último final de semana de fevereiro, aconteceu em Penedo e região à primeira, ‘Operação Tolerância Zero’, realizada pelo 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sob o comando do tenente coronel Hermelindo João Pereira Filho. Na ocasião, três motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool e ao todo, 29 motoristas foram notificados. Neste primeiro final de semana de março, aconteceu a ‘Operação Tolerância Zero II’. E para fugir das blitzes, penedenses começaram a se mobilizar nas redes sociais para avisar os locais que elas estavam acontecendo.

Durante a noite de sábado (02), várias internautas postaram no Facebook os lacais onde estavam ocorrendo blitzes em Penedo. Prática essa que pode contribuir com a criminalidade, afirmou o capitão da polícia Militar de Alagoas, Luciano Felizardo. “Este é o único momento que os motoristas são solidários com eles mesmos. Roubos acontecem de moto, de carro. Um motorista pode está sendo levado em um sequestro relâmpago, após ter seu veículo tomado em assalto. Essa atitude contribuí com a criminalidade”, afirmou o capitão Luciano Felizardo.

“Não estamos aqui para prejudicar ninguém. O nosso trabalho é para coibir a criminalidade. Agora diante dessas atitudes, ficamos ressabiados. Nosso trabalho vai continuar com blitzes, abordagens em bares, revistas. Quem se sentir lesado, a respeito de alguma atitude suspeita de um de nosso militares, que nos procure para reclamar. Estamos aqui para servir a comunidade”, observou o capitão.

Com relação às blitzes da Lei Seca, para não ser flagrado, o capitão sugere que comecem a adotar o amigo da vez. “Uma turma de amigos, pode acontecer o revezamento entre eles, uma para cada final de semana. É questão de costume”, concluiu o capitão Luciano Felizardo, destacando que eles pretendem lançar uma campanha em bares e restaurantes na busca de orientar os motoristas a respeito da Lei Seca que ficou mais rígida. Nesta campanha, a polícia vai trabalhar com a sugestão para que os motoristas adotem o amigo da vez.

De acordo com a Lei Seca, que ficou mais rígida, o condutor flagrado sob efeito de álcool ou drogas psicoativas é multado em R$ 1.915,30. Se o motorista reincidir na infração dentro de um ano, o valor será duplicado, chegando a R$ 3.830,60, além da suspensão do direito de dirigir por um ano.

Aplicativos para celular

Nos grandes centros, motoristas aprenderam a adotar vários aplicativos para ‘desviar’ da polícia. No Brasil, existem aplicativos que avisam localização de blitz Lei Seca, radares de velocidade, câmeras e outros. Esses aplicativos são alimentados pelos próprios usuários. Toda vez que um usuário passa por uma blitz, rapidamente ele informa pelo telefone. Desta forma, os demais usuários ao realizar uma consulta, vão observar os trajetos que não devem passar.

A nossa reportagem fez um teste com um desses aplicativos, o mais usado pelos brasileiros para burlar as leis de trânsito, o ‘Trapster’. Porém, não conseguimos êxito. Colocamos na consulta Penedo e a capital Maceió. Não existem informações, já que usuários do estado não alimentam o aplicativo. Lembrando que a Apple Store baniu todos os aplicativos da sua loja virtual, usados para burlar as leis brasileiras. Até poucos meses, a loja online da gigante da informática vendia alguns desses para os seus clientes.

por Roberto Miranda

Comentários comentar agora ❯

  • pelo povo parabens coronel,,,,mais não se preocupe somente em fazer blits não ,,,tenha mais atitude,,,, no dia que o cigano moreru acidentado,,, onibus não circulavam na VILA MATHIAS ,,,,KD VÇ CORONEL PRA IPOR A ORDEM, porque não colocou seu policiais la,,,,,,,,,
  • Adotado por Alagoas A PESSOA QUE AVISA A EXISTÊNCIA DE BLIZT, É O QUE CHAMAMOS DE ANTI CIDADÃO. ELE NÃO PENSA QUE UM VEÍCULO PODE ESTAR SENDO ROUBADO, ALGUÉM PODE ESTAR SENDO SEQUESTRADO, OUTRO VAI SEM CAPACETE, CAI E QUEBRA A CABEÇA, ETC. GENTE ASSIM MOSTRA O NOSSO LADO MAIS ATRASADO.
  • Retchuflay voote pode mais naum é avisar. e outra eu aviso se quiser u.u
  • Mauricio Vasconcellos Eu sou a favor desse trabalho que a policia está fazendo aqui em Penedo, desde que seja feito com respeito aos cidadãos, por que nem todos que frequentam praças e bares e outros locais são bandidos!! A revista tem que ser feita sim!! Mas não com brutalidade!!!
  • Penedense justo A policia tem que ir atras é de bandido e nao fazer blitz sem fundamento...lei seca em penedo nao pode existir, nao tem indices de acidentes, os indices que existem sao de mortes, drogas, assaltos...isso sim...
  • O.o podem avisar a vontade, mas quando alguém morrer,ae vem culpando os policiais por não fazer o seu trabalho, logico tem uns crianças que avisam onde blitz está.
  • Hugo Minas As crianças aprendem o que vivenciam. Belo exemplo para suas crianças, principalmente para quem espera uma cidade melhor, no futuro. Ninguém engana o outro sem antes se enganar. Que pelo menos avisem mas evitem a bebida ao dirigir. O problema não está em beber, está em dirigir com efeito do álcool.
  • Jaime Pois é, Penedense "justo"...Ande na linha, ande certo e se não aguentar, peide...É cada figura...kkk.
  • PENEDENSE' reportagem sobre isso é uma palhaçada! INTERESSA a GALERA se agente avisa ou não? cada um faz o que quer.. ou nenhum de vocês nunca andaram errados? e criança que nada cade que a policia vai atraz de bandido ou entra em certos bairros de penedo? que nada!
  • jorge Vamos explorar ivestigar as bocas de fumo que há em penedo principalmente na periferia da cidade no Bairro do matadouro por ex.
  • trabalhador Há um pouco de exagero sim,outro dia todo mundo levou baculejo no "H" até pessoas q tinha acabado de sair de seus trabalhos com farda d uma grande empresa de penedo.E ja sabe né quando eles pegam pra fazer revista só Jesus na causa.
  • rogério se é pra fazer valer o código de transito de fato pq nao se fiscalizam as bicicletas tb jan q elas tb causam acidentes e vivem pela contra mao e sem equipamentos exigidos nos termos da lei
  • POVO BURRO E IGNORANTE ESSE PENEDENSE JUSTO DEVE SER CEGO OU NÃO VER NOTICIAS. '' NÃO EXISTE ÍNDICES DE ACIDENTES EM PENEDO!?'' HAHA. TODO DIA MORRE UM DE MOTO/CARRO SEJA LÁ VOLTANDO DE FESTAS OU ACHANDO QUE SÃO PILOTOS, MAS EXISTE. DEPOIS RECLAMAM QUE NÃO TEM FISCALIZAÇÃO. POVO DA MENTE ATRASADA. BEBAM BASTANTE E MORRAM
  • Empresario. o Coronel lembre disso... "Blitz sem justificativa é abuso de autoridade."