08 Janeiro 2013 - 15:11

Áudio: “Eu tinha um conceito pessoal diferente de Saldanha”, confessou o presidente do Sindspem

Roberto Miranda - aquiacontece.com.br
Em entrevista, Francisco Guerra criticou salários em atraso deixados pela gestão passada

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos e Municipais de Penedo (Sindspem), Francisco Souza Guerra, concedeu entrevista na manhã desta terça-feira (08), ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br). Em seu bate papo com a radialista e âncora do programa, Martha Martyres, Guerra teceu duras críticas à gestão do ex-prefeito, Israel Saldanha (DEM), diante dos salários em atraso.

Em pouco mais de 40 minutos, Guerra contou que funcionários da Saúde estão com duas folhas salariais em atraso. E afirmou: “Quando erramos no voto, pagamos o preço. Lamentavelmente, eu tinha um conceito pessoal diferente do Israel Saldanha. Mas, no apagar das luzes, mudei profundamente. A Saúde está com o mês de novembro atrasado e o mês de dezembro, todos os servidores ficaram sem receber. Já o décimo terceiro não foi pago completamente para todos os servidores. Na Saúde, o nível médio e superior não foi pago em sua totalidade. Eles receberam sem as gratificações. O valor a ser pago é em cima do salário total”.

Segundo o presidente do sindicato, até então, tinha evitado falar sobre o assunto porque estava atrás de uma solução. “Evitei falar porque estava atrás de uma solução para os salários em atraso. Estava atrás de uma solução mais transparente possível. O que posso dizer é que não escutem nenhuma afirmativa de agente público que o débito é do ex-prefeito, ou do atual. O que posso afirmar é que o débito é da prefeitura”, destacou Guerra.

“Mas também não posso colocar o prefeito Marcius Beltrão (PDT) na guilhotina, não sou insano. Mas vamos cobrar o posicionamento do atual gestor. Que o sofrimento seja para todos, mas que as benesses sejam também para todos”, lembrou o presidente do Sindspem.

Problema herdado e garantias

Ainda na entrevista, Guerra foi perguntado se existe alguma garantia a respeito do pagamento dos servidores no mês de janeiro, e ele respondeu: “Lamentavelmente eu não tenho nenhuma garantia, tenho a intensão. Porque esses recursos não dependem de mim, do prefeito, de ninguém. O posso dizer é que venho conversando com prefeito e vejo que ele tem uma nítida intensão de resolver esses problemas. Eu confio que o prefeito vai resolver tudo. Também não posso deixar de externar a população, aos servidores e ao próprio governo que existe um problema herdado”, explicou o líder sindical.

Assembleia geral na quinta-feira (10)

O presidente do sindicato, Francisco Souza Guerra, também expôs em nota de convocação que diante dos problemas enfrentados pelos servidores públicos, em decorrência dos atrasos salariais, na próxima quinta-feira (10), a entidade que representa os servidores do munícipio irá realizar uma assembleia geral. A nota de convocação divulgada pelo sindicato traz o seguinte texto: Considerando a gravíssima situação de inadimplência das ações descuidadas e irresponsáveis do governo passado, consequentemente impondo aos servidores estado de necessidade; considerando que até a presente data não obtivemos pronunciamento oficial sobre quais medidas serão implantadas para o efetivo pagamento dos trabalhadores do município, convoca todos os servidores municipais para a assembleia geral da categoria, nesta quinta-feira (10), às 15hrs, no auditório do Sindspem, com a presença do prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, e dos secretários de Educação e Saúde.

Pagamentos dos salários em atraso

A nossa reportagem entrou em contato por telefone com o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT), e ele informou que o pagamento do mês de dezembro dos servidores da Educação será acordado com o sindicato durante a assembleia. “Quero dizer que o pagamento dos servidores da Educação será definido na reunião de quinta-feira (09). Agora, peço desculpas a todos os servidores pela falta de controle gerencial das contas públicas da gestão anterior”, destacou.

Segundo Beltrão, todos os salários em atraso serão regularizados. “Podem ter a certeza, sou solidário a todos vocês. Vamos trabalhar para regularizar essa situação, dependendo do fluxo de caixa do governo. Agora, vamos priorizar o exercício atual. E peço veementemente aos servidores da Saúde para que continuem com as suas atividades, para que não aconteça a diminuição dos repasses dos governos federal e estadual. Vocês são essenciais”, concluiu.

por Roberto Miranda

Comentários comentar agora ❯

  • OLIVEIRA ESSA SITUAÇÃO ESTÁ SE REPETINDO EM QUASE TODOS OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS! NÓS VAMOS TER QUE FICAR ASSISTINDO ESSA FARRA COM O DINHEIRO PÚBLICO A VIDA INTEIRA? A O MP E O JUDICIÁRIO NÃO PODEM FAZER NADA? ISSO É UMA VERGONHA!!!
  • OLIVEIRA O PREFEITO MARCIUS BELTRÃO DEIXOU TUDO CERTO NO SEU MANDATO ANTERIOR? EU FUI MARCIUS DOENTE NESSA ÚLTIMA ELEIÇÃO! MAS SE NÃO FIZER POR ONDE MERECER, DAQUI A QUATRO ANOS VAI CAIR FORA GUERREIRO!!! ESTAREI DE OLHO O TEMPO TODO!!! E O MP DEVERIA ATUAR COM MAIS RIGOR, POIS DENÚNCIAS NÃO FALTAM.
  • Professor OS SALÁRIOS DA EDUCAÇÃO O GESTOR ATUAL TEM SIM OBRIGAÇÃO DE PAGAR E JÁ DEVIA TER FEITO PORQUE O DINHEIRO CHEGOU NO FINAL DE DEZEMBRO TENHO CERTEZA QUE NÃO FOI GASTO. CHEGOU 747.296,27 EM 28/12/2012 E CHEGOU 85.803,23 EM 04/01/2013
  • Penedende Vamos pedir a Deus que tudo acabe bem, porque quem mais sofre é o pobre... Que Deus ilumine a atual gestão...
  • Professosa Antes a prefeitura anunciou pagamento dos professores para está quarta. Já o novo procurador e até então Pres do SINDSPEM afirma que "se afundar um, afunda todos" ora pois as verbas não são de fontes differentes? VCSr Tico Vc é Procurador ou Pres de sindicato? Vc está a favor ou contra os prof?
  • elias lessa o ex prefeito de penedo teria quer ser preso algemado para nunca mas roubar nosso salario
  • Sandra É preciso que se lembrem que a prefeitura não funciona só com a Educação e a Saúde não. Todos somos funcionários e dependemos dos nossos salários para sobreviver. Concordo com o pensamento do procurador que todos devem ser beneficiados por igual. Que seja feito o melhor pra todos.
  • Indignada Como é que todos os servidores vão poder continuar com seus trabalhos se não tem dinheiro para pagar nem uma passagem de ônibus daqui d Penedo,eu estou imaginando os que residem fora da cidade! Falar é fácil.O trabalhador só vai na Van e ônibus pagando e cadê o salário para poder pagar,dê condições