09 Janeiro 2012 - 09:15

Procissão terrestre e fluvial encerra festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo

Cone Freire - aquiacontece.com.br
Procissão terrestre e fluvial encerra festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo

Uma verdadeira multidão de fiéis acompanhou na tarde deste domingo, 08 de janeiro, a tradicional procissão de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo. O cortejo com a imagem do santo percorreu as principais ruas do centro da cidade e em seguida deslizou pelas águas do Rio São Francisco seguida de centenas de embarcações vindas de várias cidades da região.

Desde as primeiras horas da manhã que um intenso movimento de romeiros foi registrado na orla fluvial da cidade e principalmente ao lado da Capela de Santa Cruz, templo religioso que abriga a imagem do Santo Protetor dos Navegantes, que em 2012, completa 97 anos.

Para a senhora Lourdes do Carmo Silva, 72 anos de idade, a festa do Bom Jesus de Penedo é excelente e possibilita aos fiéis viver momentos de devoção ao santo que, segundo ela, tem agido em sua vida.

“Não perco nenhuma edição da festa. Todos os anos venho agradecer ao santo por graças alcançadas e renovar minha fé. Sou de São Miguel dos Campos e vim em caravana para Penedo só para participar da festa. Chegamos bem cedinho e aproveitei muito tudo isso. Volto para minha cidade mais uma vez encantada com a festa”, declarou a romeira.

Um fato necessário, mas que causou insatisfação em algumas pessoas foi a reduzida quantidade de fiéis na balsa que conduziu a imagem do santo pelas águas do Rio da Unidade Nacional. Apenas autoridades, a exemplo do Prefeito Israel Saldanha (DEM) e do senador Benedito de Lira (PP), além de poucos convidados, puderam embarcar junto com a imagem do Protetor dos Navegantes.

Ao término da procissão uma missa campal foi celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Valério Breda. Em seguida, o show da cantora de renome nacional, Joana, encerrou a 128ª edição da festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo, que acontece tradicionalmente no segundo domingo de janeiro.

por Redação

Comentários comentar agora ❯

  • observador eu acho um exagero a ornamentaçao na imagem de bom jesus,o coitado mal aparece diante da ornamentaçao desnecessaria.uma dica aos ornamentadores destaquem a imagem e nao a criatividade de voçes.
  • 100% penedense VERGONHOSA ESSA IDÉIA DE MANTER NA BALSA JUNTO AO SANTO SOMENTE AS AUTORIDADES. SEMPRE OS FIÉIS TINHAM O DIREITO DE ACOMPANHAR O SENHOR DOS NAVEGANTES NA TERRA E NO RIO. AGORA VEM UM ESTRANGEIRO E TRANSFORMA A FÉ DOS RIBEIRINHOS PARTES DIFERENTES. O SANTO É DOS POLÍTICOS AO EMBARCAR.
  • 100% Penedense Todos viram no Rio o comportamento dos políticos. Enquanto o Santo permanecia no centro da balsa, os políticos, de costa para o Santo, acenava para o povo. O cúmulo do ridículo. Sempre a briosa Policia Militar organizava o embarque dos Penedenses na balsa e a Marinha conduzia o cortejo no Rio
  • bote fé que é política! concordo com vc 100% penedense, é igual a caminha da do bote fé só tem póliticos fazendo da igreja a casa de mãe joane, e o pior com a ajuda de padres e desse bispo pólitiqueiro, que vergonha para o povo de penedo
  • Os tempos não mudam Independente das atrações da festa politiqueira e da parcialidade da nossa Igreja a festa sempre será um sucesso.Quem faz a festa é o povo. Uns movidos pela fé e a maioria pelo álcool.
  • heloan duarte Esse bispo é o pai da política e da elite e da riqueza bem diferente do finado dom Constantino que era o bispo dos povo e dos pobres e da pobreza já esse dom Valério está destruído tudo até vendendo os terrenos na vila são Francisco terreno esse que os pobres já tinha recebido de dom Constantino
  • heloan duarte Dom Constantino nunca permitiu que os políticos tivessem prioridade em eventos religiosos primeiros os pobres e ricos de fé a balsa que transportava o bom Jesus era do povo não de políticos que usa a fé do povo para tira aproveito igual a esse dom Valério que usa o povo para arrecada dinheiro
  • VIVI Estes pseudos comentaristas, que nem coragem tem de se identificar, vão infartar de tanto se preocupar com política. Todos com algum interesse em alguma coisa. Ninguém aguenta ler tanta besteira.
  • PENEDENSE a festa foi mais ho menos mais o interressante é que derepente o camarote do prefeito que antes acolhia a todos seus seguidores, dessa vez foi escoilhido a dedo somente foi aconvidado, os fieis da igreja catolica,e alguns vereadores, o resto foi excluido, e quem é ligado a vereadora Ivana dançou.
  • jones Quem conhece a história sabe a merda que dá quando a santa igreja se envolve na política pública. A Igreja não precisa disso, a baixo estes sacerdotes politqueiros.
  • pedro isso mesmo foi mais um ato politico sim e o carimbão com tanta mentira aquele falso profeta, meu senhor pq isso tudo hen°/ que venham os filhos da terra pra resgatar essa prefeitura.
  • elenilton eu concordo com o observador pois o que deve se destacar é a imagem e não a criatividade de que ornamentou e outra coisa tambem é que a tradiçao é carregar bom jesus nos ombros e não emcima de uma pampa !! é como se diz: aos poucos a tradição de bom jesus esta se acabando.