09 Maio 2018 - 10:12

Instituições de Penedo são acusadas de aplicar golpe do falso diploma em alunos

Divulgação
Terceirização do ensino superior é uma prática considerada ilegal

Um programa televisivo de uma emissora local deu início na noite desta terça-feira, 08 de maio, a uma série de reportagens com o tema “Faculdades fantasmas: sonho ou pesadelo”. Na oportunidade, um esquema do qual supostamente faz parte o grupo “Carlos da Educação”, por exemplo, tornou-se público.

Em Penedo, o grupo administra o Instituto Educacional Teológico e Cultural (Ietc), que na verdade se chama Faculdade Evangélica de Salvador (Facesa), entre outras. Diversos cursos são oferecidos pela instituição na cidade ribeirinha.

De acordo com a reportagem, o Ministério da Educação disponibiliza um portal na rede mundial de computadores chamado de e-MEC com dados oficiais e informações relativas sobre às Instituições de Educação Superior – IES e cursos de graduação do Sistema Federal de Ensino.

Ao consultar essa base de dados, nossa redação descobriu que assim como outras instituições citadas pela reportagem, o Ietc está ativo, mas não possui autorização do MEC para desenvolver nenhuma atividade fora de sua cidade de origem, que no caso é Salvador, na Bahia.

Ainda ao acessar o sistema, nossa redação comprovou que o Ietc foi cadastrado para funcionar na modalidade presencial, sendo, nesse caso, impossível sua expansão para outras localidades que não seja em sua sede, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, nº 3749, bairro Pituba, Salvador.

O coordenador de expansão, José Duarte Neto, foi entrevistado durante a reportagem especial e deu sua versão dos fatos. “O vestibular foi acionado pela própria faculdade, que nos procurou para que pudéssemos acompanhar, e acompanhamos. O contrato dos alunos foi feito com a faculdade e a coordenação dos professores era feita com a faculdade. A única coisa que competia a nós é que tínhamos uma empresa de cobrança para cobrar e passar para a faculdade”, explicou.

Já José Carlos Silva Santos, o Carlos da Educação, declarou que está sendo vítima de perseguição por ser político e que estranha muito a forma com a reportagem foi confeccionada. “Em Penedo essa matéria foi totalmente direcionada, tanto é que começa com um comercial da faculdade. Eles já vieram para Penedo com o endereço de alguns alunos meus e isso é muito estranho. Estou pagando um preço por ser político”, declarou ao negar as irregularidades e garantir que todos os alunos receberão seus diplomas.

O comércio de certificados entre uma faculdade reconhecida e autorizada pelo MEC e uma escola que compra o certificado para entregar aos seus alunos de pós-graduação ou graduação é uma prática ilegal que configura terceirização do ensino superior. Nesse caso, os diplomas oferecidos por essas instituições não possuem validade jurídica o que impossibilita que, entre outras coisas, o estudante consiga efetuar sua inscrição junto ao conselho de classe.

Em Alagoas, a denúncia chegou à imprensa da capital através de estudantes que integram o movimento “Diploma Legal”. Na tarde desta terça-feira (8), membros do movimento se reuniram com o secretário nacional de Regulação e Supervisão do Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Henrique Sartori, em Palmeira dos Índios. Segundo o secretário, o reconhecimento dos diplomas vai depender da situação das instituições de ensino diante ao MEC.

O movimento Diploma Legal estima que mais de 20 mil pessoas de 92 municípios do estado já tiveram prejuízos por cair na ação criminosa.

VEJA A REPORTAGEM COMPLETA: (A partir do 20º minuto)

por Redação

Comentários comentar agora ❯

  • Marques Todo mundo sabe quem é Carlos e Duarte, procuram faculdades para validar diploma para os alunos deles. Nunca vi, cursar em Penedo na faculdade X e o Diploma chegar da Faculdade Y de outro estado. E ainda ficar posando de bom moço na rádio e usando o nome de Deus em vão.
  • Marques E mais se gabando na rádio dizendo que o último que fez denuncias foi processado em 500 mil, ou seja, querendo ameaçar quem fizer qualquer denuncia sobre o assunto desses diplomas falsos... E seu filho Duarte que papel patético falando na radio que terão que "passar por cima" dele primeiro. Lamentav
  • Mariana Caetano Soube que semana passada a Polícia Federal esteve na casa desse Carlos, engraçado que foi na rádio em que é diretor para pagar de coitado e vitima. O e-mec está ai para isso, não caiam nesse golpe...
  • Rodrigo Lira Nossa, vocês são alunos do IETC, da FACESA, da ALBERT EINSTEIN? kkkkkkk são muitas hein, são super alunos se formam em penedo através de outros estados. Esse Carlos opera milagres mesmo. Cinismo é pouco, acorda Penedo....
  • Pedro Coelho da Silva O famoso conto do vigario, não caiam nessa, o diploma de vocês tem que ser da faculdade onde cursaram com o nome, marca, chancela dos diretores da unidade etc. Jamais aceitem diplomas de outro estado e de outra faculdade. è fraude, PF está atras, para chegar nisso, ta errado!
  • Antiladrão Esse Carlos da Educação está enganando os estudantes, já falei isso em outra reportagem sobre a vez que ele "passou a perna" no sócio e amigo dele. Esse energúmeno tentou se eleger prefeito, mas graças a Deus não ganhou, se não seria outro ladrão na prefeitura e iria montar outro esquema de roubo.
  • Tania Louise Soube que eles estão batendo brasil todo oferecendo essa fraude como legal, e utilizam faculdades em vários estados no esquema e uma empresa do Rio de Janeiro e no final todos eles do esquema ganham, e quem perde são os alunos iludidos com falsas promessas, e falso acolhimento da familia carlos
  • Damiao O que começa errado, termina errado, dizem que abriu essa facesa desviando dinheiro, a facesa que fica em salvador tem dois cursos musica e pedagogia, passou anos irregular sem poder fazer vestibular, e oferecem varios cursos no brasil todo? Como é essa magica?
  • Jorge Pontes Esse carlos é dono de uma rede de faculdades? Não é possivel que ninguem veja a fraude nesses diplomas, estuda aqui em penedo e o diploma vem de não sei de onde, de uma faculdade que nao tem nada com a historia, acorda pessoal, vocês estão estudando e nao veem isso?
  • Clovis Neto KKKKK, Penedo acordou hoje com gargalhadas das palavras desse "homão" Duarte, não tem senso do ridículo, acorda patético! Dizem que Duarte compra o diploma num site chines, ou será no Mercado Livre? kkkkkkk Cuidado Penedo! Fiquem de olho no bonitão dos diplomas!!!!!!!!!!!!
  • Brunna Borges Tadinhos gente, Carlos e Neto são vitimas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk acorda penedo
  • Mariana Dantas O bonitão dos diplomas ataca novamente kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
  • Elton Haha. A casa sempre cai! uma hora ou outra, qualquer "esqueminha" será descoberto!