14 Junho 2011 - 08:33

Fiéis acompanham procissão de Santo Antonio em Penedo

Cone Freire - aquiacontece.com.br
Milhares de fiéis católicos acompanharam a procissão de Santo Antonio

Milhares de pessoas invadiram as estreitas ruas do centro histórico de Penedo na noite desta segunda-feira, 13, dia dedicado a Santo Antonio, para em procissão conduzir a imagem do 'santo casamenteiro'. Desde o dia 1º de junho que centenas de católicos acompanham o trezenário de Santo Antonio, realizado no Convento Franciscano, em Penedo e, também em cidades sergipanas próximas, a exemplo de Neópolis.

Nas duas cidades ribeirinhas localizadas em estados distintos, a devoção marca o início do mês de junho quando Santo Antonio é festejado fervorosamente. Durante a procissão realizada em Penedo, muitos prosélitos não continham a emoção e as lágrimas em agradecimento por alguma graça recebida eram expostas nas faces. A charola que conduziu a imagem pelas ruas foi cuidadosamente ornamentada por senhoras que há anos rendem suas devoções ao 'santo casamenteiro'.

A procissão pelas ruas da histórica cidade foi conduzida por frades franciscanos que ao som de músicas em homenagem a Santo Antonio percorreram algumas via do centro, recebendo o carinho e o respeito da população por onde passavam. “Penedo continua a ser uma cidade católica e não poderia ser diferente, já que somos sede da diocese e aqui contamos com bons pastores para conduzir o rebanho”, declarou um devoto de Santo Antonio.

Antecedendo a procissão que marcou o dia em comemoração ao santo, uma missa foi realizada no claustro do convento, sendo relatado aos fiéis que acompanharam atentamente as palavras do celebrante, os exemplos deixado por “Antonio” que ao longo do tempo recebeu não só o título de Pádua, mas também de Antonio dos Pobres, devido aos constantes gestos de caridade.
 

por Rafael Medeiros

Comentários comentar agora ❯

  • Rafael Medeiros Ednaldo, tudo em paz?A festa de Santo Antonio do Bairro que recebe o mesmo nome, antigo Barro Vermelho, acontece em agosto.
  • Ednaldo fernandes santos GOSTARIA QUE A REDAÇÃO ME RESPONDESSE UMA PERGUNTA: NO BAIRRO VERMELHO QUE TEM COMO PADROEIRO SANTO ANTONIO, NÃO EXISTE MAIS MISSA, NEM NOVENAS EM HOMENAGEM AO SANTO? CADÊ OS FESTEJOS NO BAIRRO? ANTIGAMENTE, TINHA QUERMESSE E MISSAS NA SEMANA DEDICADA A SANTO ANTONIO, HOJE NÃO SEI. NA MINHA OPINIÃO A PROCISSÃO DEVERIA SIM SAIR DO BAIRRO VERMELHO E PERCORRER AS RUAS DE PENEDO, MAS OS TEMPOS MUDARAM TANTO ....
  • marciel Muito linda a festa de Santo Antonio o meu muito obrigado a Frei Zezinho e Frei Romualdo pela organização e pelo capricho.
  • ednaldo 0brigado p/ responder minha pegunta! abraços à todos que fazem à Penedo FM, desejos à todos um feliz festejo junino, aproveitem.
  • evanio se fosse realizada as duas festas no mesmo tempo qual seria mais frequentada??numha cidade onde as comuidades aparentam ser unidas,é preciso cada uma ter seu espaçlo se nao dar confusao,kkkkk,expereincia propia.
  • val Ednaldo, bem ver que vc não é penedence.pois os festejos de Santos Antonio do bairro vermelho sempre foi comemorado no mês de agosto e no mês de junho SANTO ANTONIO sempre foi homenageiado no convento.
  • ednaldo Val, sou penedense, com muito orgulho, já morei no Bairro Vermelho, há muito tempo, e nessa época havia festejos juninos em frente à igreja, com apresentação de quadrilha, muito forró e brincadeiras de época, inclusive c/o serviço de alto falante, o responsável p/ serviço, era o João da Luz, estou morando em outra cidade há 26 anos, como tinha dúvida, PERGUNTEI, a redação do Aquiacontece, e minha dúvida foi esclarecida c/ presteza; quanto a sua ironia, não vou responder, porque não vale à pena.