14 Novembro 2018 - 15:25

Professora da FRM dá dicas de como empresários podem alavancar as vendas em 2019

Roberta Feitosa - aquiacontece.com.br
Coordenadora do curso de Administração da FRM, Ires Ferreira Rodrigues

Nesta quarta-feira, 14 de novembro, a Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) deu continuidade à parceria com a Faculdade Raimundo Marinho (FRM) com o objetivo de expor assuntos relevantes à comunidade ribeirinha.

Desta vez, quem esteve nos estúdios da emissora para participar do Programa Lance Livre foi a coordenadora do curso de Administração, Ires Ferreira Rodrigues. Na oportunidade, a professora deu dicas de como realizar um planejamento estratégico para alavancar as vendas em 2019.

A primeira questão levantada foi sobre como o curso de Administração pode mudar o rumo de uma empresa. Segundo a docente, um empresário ter em seu empreendimento uma pessoa formada na área é de extrema importância.

“Muitos empreendedores de nossa cidade até têm alunos ou pessoas formadas no curso em seus estabelecimentos, mas não sabem usar suas habilidades como meios de alavancar as vendas. O ideal é tê-los como ferramentas para viabilizar a gestão de negócios”.

Sobre planejamento, de acordo com a professora, o empresário deve saber o que o cliente quer. A partir daí ele terá uma visão do que fazer. “Os empresários devem saber os desejos do cliente. Fidelizar é a palavra. Para isso, um administrador, de posse de todo um planejamento, passará as coordenadas para que as previsões sejam colocadas em prática”.

A professora também deu dicas de como alavancar as vendas no ano de 2019. Segundo ela, a primeira é conhecer seu negócio. “O primeiro passo é formular um plano de negócio ou uma visão sistemática da coisa que se deseja almejar”.

O segundo passo para aquecer as vendas seria conhecer o cliente. “Nesta etapa faríamos um estudo de faixa etária, de onde ele vem e sua renda. Isso porque antes o mercado trabalhava com loja de público que tinha um salário fixo. Agora isso mudou. Neste ramo existem produtos para quem ganha mais e para quem ganha menos, sendo assim, devemos direcionar tais ações”.

A terceira dica é de um trabalho pós-vendas. Saber se o cliente gostou do produto e se voltaria a comprar no empreendimento. A quarta questão levantada pela professora é de se fazer levantamento interno do que a empresa tem e seu potencial. “É de extrema importância treinar o potencial da empresa e isso se faz com levantamentos e questionários para eu as ideias sejam colocadas em prática”.

Por último a professora falou sobre o estudo da layoutização do empreendimento. “Esse estudo é muito importante para a produtividade, pois o fluxo dos processos pode ser otimizado. É como ser eu visse o que o mercado tem que eu gostaria que cliente tivesse e que eu não tenho”, finalizou Ires.

Clique no player acima e confira a entrevista completa
 

por Redação

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