16 Julho 2013 - 10:07

Começa em Penedo mutirão para cadastro de Doadores de Medula Óssea

Arquivo - aquiacontece.com.br
Interessados devem procurar o prédio da Secretaria Municipal de Saúde

Começou nesta terça-feira, 16, e seguirá até a próxima quinta, 18, o mutirão para cadastro de doadores de Medula Óssea em Penedo. A ação tem o objetivo de aumentar o número de alagoanos cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). A campanha conta com o apoio do Instituto Nacional do Câncer (Incar), Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e Secretaria de Saúde de Penedo.

Quem quiser ajudar, com a certeza de que seu ato pode salvar a vida de pacientes com doenças hematológicas, a exemplo da Leucemia, deve procurar o banco de sangue na Secretaria de Saúde de Penedo das 8 às 16 horas para que seja feita a coleta de sangue. O prédio fica localizado em anexo a Santa Casa de Misericórdia da cidade ribeirinha.

O voluntário interessado deve ter boa saúde, no mínimo 18 anos de idade, além de portar o CPF e a Carteira de Identidade. Antes do procedimento, ele necessita preencher um formulário e, posteriormente, são coletados apenas 5 ml de sangue, que serão utilizados para descobrir o código genético do doador. Todos os dados são remetidos para o Redome, situado no Rio de Janeiro, e são cruzados com os disponibilizados pelos pacientes, que estão contidos no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme). Caso sejam encontradas semelhança nos dados, o voluntário é convocado para se submeter a uma bateria de exames, que irá comprovar a compatibilidade com o receptor.

Transplante – A partir de então é realizado o transplante de Medula Óssea, que consiste em um procedimento simples, por meio de uma pequena intervenção cirúrgica nos ossos da bacia, que dura aproximadamente 90 minutos. Paralelamente o receptor se submete a um tratamento que destrói a própria medula, tornando-o preparado para receber a Medula Óssea coletada do voluntário, a exemplo do que ocorre em uma transfusão de sangue.

Medula Óssea – A medula óssea é um tecido líquido, encontrado no interior dos ossos, responsável pela produção de hemácias, plaquetas e leucócitos. A produção destas células, segundo a diretora do Hemoal, é importante porque evita o desenvolvimento de anemias e sangramentos.

Mesmo representando um processo rápido e que não traz prejuízo à saúde do voluntário, o transplante de medula óssea é comparado a uma loteria, já que encontrar um doador compatível com um receptor é algo raro. “Para se ter uma ideia, a cada 100 mil brasileiros, somente um tem a medula óssea compatível com um receptor”, ressalta Verônica Guedes.

Em Penedo algumas pessoas sofrem com doenças sanguíneas e esperam encontrar um doador compatível para que possam voltar a viver normalmente. Exemplo disso é a professora da rede estadual de ensino, Giselda Nunes Costa, que há cinco anos luta contra duas doenças hematológicas.


 

por Redação com Assessoria

Comentários comentar agora ❯