19 Novembro 2012 - 17:35

Áudio: Diretora de escola estadual de Penedo entrega cargo por carência de professor

Arquivo - aquiacontece.com.br
Ex-diretora afirma que existem séries que não tiveram aula de geografia, educação física e língua portuguesa

Estou desanimada. Foram com essas palavras que a professora e, até então, diretora da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto afirmou se sentir, como servidora pública da rede estadual de ensino. O desabafo aconteceu na manhã desta segunda-feira, 19, durante entrevista concedida ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br).

Em pouco mais de 30 minutos, a servidora pública Raqueline, que há três anos (2009 a 2012) esteve à frente da direção da maior escola estadual de Penedo, afirmou que é impossível trabalhar diante da carência não só de professores. Além da falta de estrutura que toda a rede de ensino passa.

“Diante das dificuldades que enfrentamos, falta de professores e até pessoal de apoio, em um universo de dois mil pais, apenas dois vieram me procurar. Existem séries que não tiveram aula de geografia, educação física, língua portuguesa e outras matérias. Os pais deveriam ser mais participativos”, disse a professora ao destacar a falta de apoio da comunidade.

Blog do Comendador

Ainda de acordo com a professora, a escola sofre com a falta de pessoal administrativo. Nos últimos anos, dos 13 agentes administrativos, apenas cinco ainda permanecem nos quadros da instituição de ensino. E por último, foi a vez da secretária escolar pedir exoneração do cargo. 

“A defasagem salarial é grande, um agente administrativo ganha apenas um salário mínimo diante da grande demanda da escola. Eles estão passando em outros concursos e indo embora, mérito deles. Não há como um agente administrativo dá conta de tanto trabalho, da grande procura por histórico escolar, ainda atender no balcão. É um processo demorado, lento”, explicou a professora Raqueline de S. Silva.
 

Braços cruzados

Desde a última terça-feira (13), os professores da rede estadual de ensino paralisaram as atividades. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), 12 mil profissionais aderiram à greve. Na pauta de exigências, a categoria quer a aprovação imediata do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCs), com abrangência para o pessoal de apoio e administrativo. 

Os professores também reivindicam a garantia de pagamento do retroativo a maio de 2012 para o pessoal de apoio e administrativo. Além da vigência financeira do PCCs para o magistério (ativos e aposentados) e secretário escolar, definida para janeiro de 2013. E o pagamento das sobras do Fundeb, rateio para o magistério.

por Roberto Miranda

Comentários comentar agora ❯

  • anonimo Graças a Deus q o nosso prefeito tá vindo aew pra mudar essa situação...
  • Carlos Boa noite Luizão, quando uma diretora renuncia o cargo isso significa que o problema não é pequeno, o povo é ludibriado pelo governo na qual usa o nome ?GOVERNO? como forma de ocultismo, na realidade existe o presidente administrador responsável por essa atitude que cada vez mais piora o nosso país.
  • Luiz Françisco tome ai! quero ver se daqui a 2 anos a população ainda vai eleger os tucanos. Essa foi pra ver se a população aprende a escolher um governador de responsabilidade.
  • Professora Que vergonha para o Estado, já o Município não falta professores e sim o plano de cargos carreiras e salários dignos
  • mary é uma vergonha, a escola sempre foi um exemplo, dela sairam grandes homens e mulheres, pena que nenhum politico teve visão para transforma-la em uma escola de primeiro mundo.Aproveito para perguntar O oiteiro não merece uma escola do estado? Deixaram cair a escola e a população não se manisfestou.
  • professora será que o estado não tem culpa disso? e os representantes do povo estão fazendo o que?
  • alan Deixe de besteira "anônimo" prefeito tem nada haver com isso. Vá ler um artigo vá e deixe de puxar saco.
  • EU Anônimo --. Você é BURRO o colégio ESTADUAL que o nome já diz tudo é do ESTADO e não do MUNICÏPIO. Va estudar mais BURRO.
  • Ednaldo Um recado ao anônimo: a ESCOLA citada na matéria é ESTADUAL, o prefeito não tem nada a ver com isso. Quando se mistura política com educação dá nisso, professores mal pagos, escolas sucateadas, e a educação na sarjeta. 0 descaso com a educação vem de longas datas, infelizmente!
  • lia Q tristeza! Q falta de compromisso! O Colégio Comendador era referência! Q saudade d prof. Arlindo, Murilo, Joêmia, Enoy e outros q só acrescentavam! Acorda governantes, por favor novo prefeito, SOS!
  • João Silva Ela é Simplesmente a 1ª em deixar o cargo, muitos ainda virão...AGUARDEM....
  • Maurino Júnior Não se trata de questão da prefeitura ou do prefeito que vai assumir em Janeiro. Trata-se de uma questão estadual séria e que o governo não está fazendo absolutamente nada. É um absurdo que uma escola neste tamanho e com todos esses alunos esteja enfrentando isso. Uma vergonha. Revoltante isso.
  • TEKA resposta ao sr. anonimo. procure se informar melhor! municipio nao tem nada a ver com estado. Deixe de ser Marcio doente ao inves de fazer comentários sórdidos.
  • raquel anonino: pensei que o marcius tinha ganho a eleição para prefeito de penedo e não para governador do estado. kkkkkkkkkkkkkkk percebi que vc é uma pessoa de meros conhecimentos.
  • LUISA ESSA É PRA VC ANONIMO:UM ELEITOR QUE Ñ SABE DESTINGUIR O QUE É DE ATRIBUIÇÃO DE UM PREFEITO E DE UM GOVERNADOR DEVERIA Ñ TER TITULO DE ELEITOR POIS JÁ DEU PARA PERCEBER QUE O MESMO Ñ SABE ESCOLHER SEU GOVERNANTE.
  • Tristeza Como tristeza leio esta matéria, a que ponto chegou o nosso querido e amada Colégio Estadul de Penedo, a imagem da foto nos causa angustia de ver o mato, um colégio sem professor e o governador participando de cavalgada.
  • ESSA É BOA!!! OS PREFEITOS NÃO ESTÃO RESOLVENDO OS PROBLEMAS DOS MUNICÍPIOS. IMAGINE DO ESTADO....
  • SELVA Essa foto e de uma escola, Vigi tem pouca cobra aí...
  • Jose Vasconcelos Que saudade da epoca em que estudei nesta escola! De 1977 a 1983
  • Ednaldo Tenho orgulho em dizer que estudei nessa Escola de 1972 a 1978, e fui professor da meesma, no período de 82 à 85, e a escola era referencia na região do baixo São Francisco e no Estado, hoje dá pena ler esse tipo de notícia, me entristece bastante.
  • É PRA RIR KKKKKKKK E ALÉM DA ESCASSEZ DE FUNCIONÁRIOS, ESSE ESTADO VERGONHOSO QUER MORALIZAR, VI A MENINA AGENTE ADMINISTRATIVA PASSAR EM 2º COLOCADA E NÃO PODER ASSUMIR, POIS NÃO PODE ACUMULAR CARGOS PÚBLICOS, É PRA RIR? QUANTOS CASOS OBSCUROS NESSE ESTADO, FAÇAM AUDITORIAS, GARANTO QUE VÃO FICAR POUCOS, POVO BESTA!
  • TIAGO ESSE É O COMPROMISSO QUE O GOVERNADOR TEM COM A POPULAÇÃO ALAGOANA?UM ESTADO ONDE TEMOS EDUCAÇÃO,SAÚDE E SEGURANÇA PRECARIAS.CIDADÃOS ALAGOANOS ACORDEM PARA AS ESCOLHAS.SÓ QUERIA PODER SABER SE O "ALAGOANO" ENTENDE MESMO O CONCEITO DE POLÍTICA E POLITICAGEM. UM INFERNO MESMO.AFF
  • aluna do comendador GRAÇAS AO SENHOR GOVERNADOR TEOTONIO VILELA, OS DERETORES ESTÃO DE AFASTANDO, POR FALTA DE PROFESSOR, E FALTA DE ESTRUTURA NO TRABALHO, A RAQUELINE ESTÁ CERTA! PARABÉNS VC E UM ÓTIMA DIRETORA! FIQUE O AVISO! O TEOTONIO VILELA VAI SE CANDIDATAR PARA SENADOR NÃO VOTEM NELE!!!!!!!!
  • ozzy o estadual é do estado jumento. para de escrever idiotice. anonimo em 19/11/2012 20:19 Graças a Deus q o nosso prefeito tá vindo aew pra mudar essa situação...
  • Fernando Quando é Pra Banda Da Escola.Ai Tem Estrutura.....
  • GP MARLEY OI, SOU ALUNO DO ESTADUAL E UMA COISA EU DIGO, VOU SENTIR MUITA FALTA DESSA MARAVILHOSA DIRETORA QUE ERA A RAQUELINE, POR QUE ELA NÃO ERA SÓ UMA DIRETORA ELA ERA COMO UMA 2ª MÃE PRA MIM, ELA ERA DURA NAS HORAS QUE TINHA QUE SER MAS TAMBÉM ELA ERA MUITO COMPREESIVEL. OBRIGADO RAQUELINE POR TUDO...
  • Penedense Que falta de respeito com a população governador. Não só Penedo, mas o Estado precisa de melhoraria na EDUCAÇÃO, pq sem uma boa educação nada vai pra frente. Mais respeito com o povo é bom em?!?