20 Fevereiro 2018 - 07:55

Em escala de 0 a 100, Câmara de Vereadores de Penedo recebe nota 7 em transparência

Assessoria
Ministério Público e Câmara de Vereadores de três municípios assinam TAC para a incrementação do Portal da Transparência

A Câmara de Vereadores de Penedo tem 60 dias para incrementar o Portal da Transparência, atendendo todos os critérios exigidos pelo Ministério Público. Isso porque um mapeamento feito pelo Núcleo de Defesa do Patrimônio Público (Nudepat) mostrou que em uma escala de 0 a 100, o órgão ficou com nota 07 em transparência.

Em uma reunião ocorrida entre o presidente da Câmara de Vereadores de Penedo, Antônio de Figueiredo Barbosa Júnior, o Júnior do Tó (PDT), e o promotor de Justiça Ramon Formiga foi firmado e assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que a sede do poder legislativo se adeque às exigências legais.

“O intuito é o de garantir o cumprimento das leis de acesso à informação e de responsabilidade fiscal. O portal tem de existir e ser abastecido diariamente com todas as movimentações da Câmara, deixando toda a população ciente do que ocorre e como se comportam seus representantes”, enfatiza o promotor de Justiça de Penedo, Ramon Formiga.

A fiscalização em torno das Câmaras de Vereadores em todo estado tem sido permanente e o Ministério Público cobrará dos gestores compromisso e responsabilidade, para que ações e transtornos possam ser evitados.

O TAC se baseia nas leis que estabelecem o acesso à informação referente à despesa (salários, diárias etc), licitações, presença dos vereadores nas sessões, o que defendem, quais os projetos criados e apresentados. Ou seja, toda e qualquer movimentação existente da Câmara Municipal.

As câmaras de vereadores de Pindoba e Maribondo também estão na mesma situação e devem respeitar o prazo de 60 dias para fazerem as devidas adequações.
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯

  • Joao Paulo Alexandre muito bom kkkkkk...... de escala 0 a 100 nota e 7!!! so falta 93 vcs conseguem...
  • Jaine Bispo Batista Parabéns.. A nota ta igual o desempenho deles kkkkkkkkkkk
  • Sério isso? Vergonha! Já não basta um prefeito ruim ainda temos péssimos vereadores. Boa parte da culpa é essa população que só pensam em festas.