20 Junho 2022 - 15:01

Durante entrevista, psicóloga fala sobre ações para recuperar ou preservar a saúde da mente

Roberta Feitosa - aquiacontece.com.br
Entrevista aconteceu na manhã desta segunda, 20

Fazer terapia é mais do que apenas contar suas frustrações ao especialista. É buscar auxílio para recuperar ou preservar a saúde da mente, isto é, o bem-estar emocional.

Na manhã desta segunda, 20, a psicóloga Elfrida Lins concedeu entrevista ao Programa Lance Livre, da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), para falar sobre saúde mental.

Logo no início da conversa com a radialista Martha Martyres, a especialista em neuropsicologia, mestranda em psicologia clínica e da saúde e saúde integral do idoso, falou de como, cada vez mais, os pais estão buscando auxílio profissional para as crianças.

“A saúde mental não deve ser uma preocupação apenas na vida adulta e na terceira idade. As crianças também podem sofrer com distúrbios emocionais e nem sempre conseguem expressar o que está acontecendo. Um exemplo é a exposição a telas, seja televisão ou celular, que são dispositivos que os pais recorrem para conseguirem trabalhar e entreter os pequenos”.

A psicóloga falou ainda sobre o tempo de exposição, que varia conforme a faixa etária, e os perigos que isso pode oferecer as crianças.

“Hoje a exposição se tornou muito mais que uma alternativa, tornou-se a única via e isso nos preocupa porque quanto mais uma criança fica conectada à tela, mais desconectado é o cérebro da criança, então mais difícil é para essa criança tomar decisões adequadas, pertinentes a uma sociedade saudável. Temos tentado descontruir esse cenário, reduzindo os horários de exposição, que varia sendo que, até os 6 anos de idade, as crianças não devem passar mais do que duas horas por dia na frente de dispositivos eletrônicos. O ideal é oferecer autonomia para as crianças, seja com brincadeiras, contação de histórias, ou qualquer outra via em que ela possa usar a imaginação e não ter tuto pronto, como na internet”.

Outra questão importante que a psicóloga pontuou foi sobre a doença do século XXI, a ansiedade. “A ansiedade se tornou um dos problemas psicológicos que mais afetam os adultos e jovens de hoje em dia e ela pode ser causada e agravada pelos fatores cotidianos que todos enfrentamos. Seja a falta de dinheiro, o emprego que não vai bem, a vida amorosa, tudo pode estar relacionado e uma das principais formas de controlar o problema está em compreender as suas causas. Saber a origem e os tipos de ansiedade ajudarão muito na hora de escolher o tratamento adequado”, finalizou.

Se você tem dúvidas sobre os assuntos abordados na entrevista, ou está passando por algum momento delicado, a psicóloga Elfrida Lins está atendendo em Penedo todas as quartas, na Sallute. Os telefones para marcação de consultas são os (82) 3551-2305 e 9 9968-9119.

Durante a entrevista outros assuntos relevantes para a sociedade penedense foram falados pela especialista.

por Redação

Comentários comentar agora ❯