20 Novembro 2012 - 16:45

Áudio: Com a demora na coleta, comerciantes da orla de Penedo pagam para recolher o lixo

Cone Freire - aquiacontece.com.br
Cachorro morto, lixo, árvore e poste caído, passaram a fazer parte da paisagem

“Penedo”...ame-o ou deixe-o! O último que sair apaga a luz! Essas duas celebres frases marcaram o período negro que o Brasil vivenciou. Ambas faziam parte da publicidade difundida pelo Regime Militar. Mas, nas últimas semanas, parece que passaram a fazer parte do cotidiano penedense. Na orla, lixo acumulado e bancos arrancados. Na Praça da Santa Cruz, uma árvore caída desde a semana passada ainda se encontra no mesmo local. O poste atingido pela árvore também. Na travessa Campos Teixeira, o local passou a ser um Aterro Sanitário, com direito a cachorro morto. Na Rua Joaquim Nabuco, o lixo se acumula.

Em um dos cartões postais de Penedo, a Orla do São Francisco, o proprietário do Bar e Restaurante Oratório, com comerciantes locais passaram a pagar pelo trabalho da prefeitura. “Com a demora em recolher o lixo, nós resolvermos pagar uma pessoa para que fizesse a limpeza do local. Imagine um turista frequentar este local da maneira que esta. A solução encontrada foi essa”, afirma Germano Peixoto.

Ele ainda acrescenta que deixou de reclamar para as autoridades competentes depois de ouvir o seguinte comentário: "você é o responsável pela área que fica o seu restaurante". Peixoto ainda destaca que devido o local não ser tão acessível, o anônimo responsável pela limpeza coloca o lixo em um local mais fácil para os garis da prefeitura. Ainda sim, ocorre a demora. 

Cone Freire - aquiacontece.com.brMais pontos de lixo

A reportagem do portal de notícias www.aquiacontece.com.br, percorreu na manhã desta terça-feira , 20, diversos pontos do centro de Penedo. Na Travessa Campos Teixeira, no local, uma montanha de lixo, com um cachorro morto. Na Joaquim Nabuco, dois pontos, um ao lado da igreja São Gonçalo e outro próximo à antiga Kaiser.

Durante toda a manhã de hoje, tentamos contato pelos telefones: Prefeitura de Penedo 3551-2727; secretaria de Comunicação 3551-3994 e secretaria de Obras 3551-2851. Ambas não atenderam as nossas ligações. 

Fora dos padrões

Turistas, frequentadores e comerciantes da orla foram pegos de surpresa no início da semana passada. Os bancos do trecho que compreende o ponto de táxi e o Museu do Paço Imperial foram arrancados. Segundo o representante do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e fiscal do Programa Monumenta de Penedo, Sandro Gama, os bancos eram todos de péssima qualidade e estavam fora dos padrões estabelecidos no projeto. “A empresa não atendeu o que determinava o projeto, então, os bancos tiveram que ser retirados e, ou substituídos, para só então, ser liberado a última parcela de pagamento referente a obra”, explicou Sandro Gama.
 

por Roberto Miranda

Comentários comentar agora ❯

  • Chapolim Azulado Tenho uma ideia brilhante. Vamos todos jogar os nossos lixos na porta do excelentíssimo prefeito de nossa querida Penedo. Garando que o carro do lixo não deixa de passar na porta dele. Adote essa ideia!
  • Enjoy @Chapolim Azulado. Mas a minha idéia foi essa mesma essa semana. ;)
  • Carlos Não estou defendendo a Prefeitura ou o Prefeito, mas a culpa também dos cidadãos, eu acredito que o cachorro no morreu em meio ao lixo, foi jogado lá. e o lixo proxímo ao oratório? aquele é o lugar? poxa foi a Prefeitura que arrancou o bancos da praça? ou placa de ônibus proximo a ufal? os lixeiros.
  • Carlos Se nós que moramos na cidade não temos o devido cuidado com o lixo, ou com as praças etc. Quem vai ter? nessas horas todo mundo é um exemplo, mas a cidade tá ai, um lixo!
  • edivania a responsabilidade de recolher todos os dias, com certeza é do municipio,más a população também tem uma grande culpa, falta muita concientização por parte da população, pessoas que não estão nem aí com o meio ambiente,e isso é o resultado dessa poluição.se não se reeducarem penedo vira um lixão!!!
  • Valdomir Isso é uma vergonha!!! para a nossa cidade historica...
  • Romildo Júnior Essa matéria retrata o verdadeiro cartão postal que o prefeito Israel Saldanha vai deixar para nossos turistas nesse final de ano. Antes da eleição pregava RESPEITO aos penedenses, agora quer transformar a cidade em um grande lixão. Faça-nos um grande favor, siga o exemplo do AT renuncie ao cargo.
  • gajo10 Pra que tanto alarido? Daqui a mais ou menos um mês tudo isso vai mudar. A cidade não terá mais lixo, as ruas não terão mais buracos, os postos de saúde terão médicos, remédios, a máquina funcionará em perfeita sintonia, enfim a cidade voltará a ficar linda, produtiva e progresso retornará . . .
  • claudia É BOM QUE GRAVEM NA MEMÓRIA ISSO QUE TA ACONTECENDO EM PENEDO, LIXO NAS RUAS, PAGAMENTOS EM ATRASO E ETC. DAQUI HA 4 ANOS VÃO SE CANDITAR DE NOVO AI VCS DÃO A RESPOSTA NA URNA DE NOVO.
  • Thamara Acho que a culpa é tanto do cidadão como da prefeitura. O cidadão por jogar lixo aleatorio e a prefeitura por não coletar. Aff... O que esta acontecendo com nossa belissima Penedo? Povo, tenha respeito pela cidade, vamos deixar de vandalismo. Prefeitura mande os coletores limpar nossa cidade. Grata
  • Cavalo Tudo bem que a prefeitura tem uma parcela de culpa em tudo isso,mas uma parte da população não tem educação nenhuma,joga lixo em todo lugar,destrói o patrimônio publico(bancos de praças).Essa parte da população deveria morar no lixo mesmo,tenho 34 anos e hoje moro no Sudeste do Pais,
  • Cavalo desde a minha infância que já jogavam lixo e resto de construções na lateral dessa igreja de São Gonçalo,é uma questão de educação e consciência mesmo,e isso não há prefeitura que resolva.
  • Allan David Sátiro Quando criança eu já ouvia nomes da câmara que continuam lá até hoje! Qdo enfim o povo muda, esqueçem propostas e votam em sobrenomes e belas faces. Optam por prefeitos pensando no Bom Jesus, Carnaval...enfim, querem o quê! -Bela matéria jornalista, direta, clara, imparcial; como sempre neste site.
  • Paulo Roberto Romildo o seu problema é que você sempre quiz uma boquinha, e não conseguiu. Agora sobre o lixo a população tem de se educar.