20 Novembro 2018 - 09:52

Com o fim do convênio entre Brasil e Cuba, município de Penedo perde 07 médicos

Ilustração
Médicos cubanos já começaram a deixar o Brasil

Com o fim do convênio do “Mais Médicos”, entre o Brasil e Cuba, diversos municípios brasileiros ficaram sem médicos para atender a população. Em Penedo, no Baixo São Francisco alagoano, sete unidades de saúde estão com suas atividades suspensas, temporariamente, por estarem sem médicos.

Os sete médicos que atuavam nas zonas urbana e rural do município ribeirinho já deixaram seus postos de trabalho e se preparam para voltarem para Cuba. Em muitos pacientes atendidos por esses profissionais, o sentimento é de tristeza, já que ter um atendimento humanizado não é algo tão comum hoje em dia.

Em entrevista concedida ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) na manhã desta terça, 20, o Coordenador da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Marcondes Firmino, declarou que a Prefeitura de Penedo estuda medidas alternativas para não deixar a população sem atendimento.

“Nesta quarta-feira (21 de novembro) teremos uma reunião com o secretário Pedro Madeiro e outros técnicos da Secretaria de Saúde para buscarmos uma solução para tentar cobrir a demanda. Não é fácil, pois são 07 médicos a menos, mas vamos fazer o possível para não deixar a população sem atendimento nas unidades de saúde que perderam os profissionais cubanos”, explicou.

A Prefeitura de Penedo tenta encontrar uma medida paliativa até que o Governo Federal consiga credenciar novos profissionais para o município. Nesta terça-feira, 20, foi publicado pelo Ministério da Saúde, no Diário Oficial da União, edital para novas vagas do programa Mais Médicos.

O edital oferta 123 vagas e 5 para DSEIs (Distrito Sanitário Especial Indígena), distribuídas para 45 municípios alagoanos em área de extrema pobreza. No total, serão 8,5 mil vagas em todo país para substituir médicos cubanos por profissionais brasileiros e estrangeiros que tenham registro no CRM do Brasil.

A publicação do novo edital faz parte de uma medida emergencial do governo brasileiro após o anúncio da saída de Cuba do programa. As inscrições começam às 8h desta quarta-feira (21) e seguem até o dia 25 deste mês para os médicos brasileiros com CRM Brasil ou com diploma revalidado no País.

As inscrições poderão ser realizadas através do site maismedicos.gov.br. O início das atividades está previsto para 3 de dezembro.

Confira abaixo os municípios e a quantidade de vagas reservadas para Alagoas:

Água Branca - 3 vagas;
Arapiraca - 4 vagas;
Barra de Santo Antônio - 2 vagas;
Belém - 1 vaga;
Belo Monte - 3 vagas;
Cacimbinhas - 3 vagas;
Campestre - 2 vagas;
Canapi - 4 vagas;
Chá Preta - 3 vagas;
Coité do Noia - 1 vaga;
Colônia Leopoldina - 3 vagas;
Coruripe - 2 vagas;
Craíbas - 2 vagas;
Dois Riachos - 2 vagas;
Feliz Deserto - 1 vaga;
Igreja Nova - 7 vagas;

Inhapi - 2 vagas;
Jacuípe - 2 vagas;
Joaquim Gomes - 2 vagas;
Jundiá - 2 vagas;
Maceió - 2 vagas;
Maragogi - 2 vagas;
Maravilha - 3 vagas;
Mata Grande - 4 vagas;
Matriz de Camaragibe - 3 vagas;
Minador do Negrão - 1 vaga;
Olho D'água das Flores - 2 vagas;
Olho D'água do Casado - 3 vagas;
Olivença - 2 vagas;
Ouro Branco - 3 vagas;
Palestina - 1 vagas;
Palmeira dos Índios - 2 vagas;
Pão de Açúcar - 7 vagas;
Pariconha - 1 vaga;
Penedo - 7 vagas;
Piaçabuçu - 2 vagas;

Piranhas - 5 vagas;
Porto de Pedras - 1 vaga;
Santana do Ipanema - 5 vagas;
São Brás - 2 vagas;
São José da Tapera - 4 vagas;
São Miguel dos Campos - 2 vagas;
Teotônio Vilela - 2 vagas;
União dos Palmares - 5 vagas.

por Redação

Comentários comentar agora ❯