21 Agosto 2012 - 10:56

Doente mental desaparecido no Ceará é encontrado em Penedo

Evânio santos - cortesia
Cícero José Medeiros vivia perambulando por Penedo

A história do anônimo homem que apareceu perambulando pelas ruas do centro de Penedo, teve um final feliz graças ao trabalho do Centro de Referência a Assistência Social (CREAS) de Penedo, através da Assistente Social, Valquíria Melo, que contou com o apoio da equipe de Polícia Civil da Delegacia Regional de Penedo.

Há alguns meses a reclamação dos comerciantes da parte baixa da cidade ribeirinha, principalmente dos que comercializam seus produtos próximos a orla fluvial era uma constante, referindo-se ao mau cheiro de um homem que não se comunicava com ninguém e sobrevivia com restos de comida que lhe eram dados ou ele mesmo retirava muitas vezes de latões de lixo.

Através do trabalho de investigação desenvolvido por Valquíria Melo e pelo Chefe de Operações da Delegacia Regional de Penedo, Carlos Welber, foi possível identificar o homem pelo seu nome de batismo. Cícero José Medeiros Silva, de 29 anos, era natural de Juazeiro do Norte (CE). A busca pelos familiares de Cícero contou também com a solidariedade do Policial Militar Calazans, lotado no 11º BPM, que de posse de alguns documentos procurou o CREAS para buscar somar na busca pela família do jovem.

Com a identificação do homem que pelo estado de higiene pessoal parecia ter bem mais de 29 anos, foi possível através de alguns sites de pessoas desaparecidas localizar a família de Cícero José Medeiros, que foi comunicada do paradeiro do homem que era procurado já há algum tempo pelos familiares.

Atendimento médico e higienização

De acordo com a assistente social Valquíria Melo, no último final de semana o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para conduzir Cícero até a Unidade de Emergência Antonio de Jesus, em Penedo, local que o recebeu, medicou e providenciou toda sua higienização. Posteriormente o homem foi transferido para o Hospital Portugal Ramalho, em Maceió, onde recebeu atendimento médico especializado para o seu problema mental.

Reencontro

Ainda durante o final de semana, a mãe do rapaz, identificada por Iracema Medeiros Santos, esteve em Penedo para falar com a assistente social, onde foi informada do paradeiro do filho que permanecia internado na capital alagoana. Com o encaminhamento legal feito pelo CREAS de Penedo, a mãe de Cícero seguiu para Maceió, onde o reencontrou e demoradamente o abraçou muito emocionada. No domingo, 19, mãe e filho seguiram de volta para sua terra natal no Ceará.

por Rafael Medeiros

Comentários comentar agora ❯

  • Marilia Maria Gostaria de dar os parabéns a Valquiria Melo pelo brilhante trabalho prestado ao nosso municipio.Você faz jus a sua profissão como Assistente Social mas uma vez PARABÉNS!
  • James Brian Parabens a todos os envolvidos neste caso. CREAS, PC e PM.
  • eu AAAH , aqui em PENEDO ele era bem conhecido pelo seu forte cheiro , que ganhou ate um apelido, " O CHEIROSO" . :) que bom que ele encontrou a familia .
  • Allan David Ai está um exemplo de matéria que merece um comentário, digo...um parabéns!
  • Xande Ele passou por aqui hj as 2hrs da manhã, e ficava batendo na porta do povo, ele ate chamou aqui em casa, bateu no portão. E depois saiu batendo de casa em casa.
  • Oliveira MENSAGEM MEIO LOUCA VIU XANDE!
  • Carlos Welber Aproveito a oportunidade para parabenizar também uma moradora da localidade onde costuma viver o então desaparecido, a qual prefere o anonimato, pois ela, humanitariamente, ajudou por demais. ELA SABE QUE MERECE SER ACOPLADA AOS ELOGIOS DO TRABALHO.
  • Kátia Parabenizo à todos que se envolveram nesse caso com o objetivo de buscar solução! Imaginem quanta alegria que vocês devolveram para essa família! Tiro o meu chapéu!
  • CARLOS SP PARABENIZO A TODA ESSA EQUIPE QUE AJUDOU ESSA MAE A REENCOTRA SEU FILHO,CONTINUI ASSIM, MEUS PARABÊNS!!.
  • DULCE Parabéns, Val! Fico muito orgulhosa pelo seu desempenho e pela disponibilidade que dispensou a este caso. É muito bom saber que Penedo pode contar com profissionais comprometidos. Beijos, tchau, beijos, tchau.
  • DULCE Parabenizo também ao pessoal da Polícia Civil e da Polícia Militar pelo brilhante trabalho, considerando o profissionalismo, mas principalmente o lado humanitário do caso.
  • Jeane Santos Esta matéria esta equivocada, o trabalho do CREAS foi apenas de localizar a família, pois a iniciativa de retirar da rua foi do Edmilson do Bom Samaritano, dos profissionais da U.E e do SAMU.
  • Jeane Santos O Cicero assim ele se chamava, foi acolhido por profissionais da U.E e do SAMU, onde foi cuidado, alimentado e encaminhado pra o hospital em Maceió na ambulância da U.E, sendo acompanhado por um téc. de enfermagem e Edmilson do Bom Samaritano.
  • Robson silva venhamos e convenhamos, nao foi a valquiria e nem a equipe do creas que encontrou, mas sim, a cristiane alves araujo quem vez o trabalho de investigação.