24 Novembro 2012 - 09:19

Defensoria pública pede criação de comissão muiltidisciplinar de enfrentamento ao 'crack'

Assessoria
Marcius e Ronaldo Lopes receberam a defensora Andrea Tonin

A Defensoria Pública representada pela advogada Andrea Tonin reuniu-se na última quinta-feira, 22, com o prefeito e vice-prefeito eleitos em Penedo, Marcius Beltrão e Ronaldo Lopes, para discutir a criação de uma equipe multidisciplinar que possa somar junto a uma comissão de enfrentamento ao ‘crack’ na cidade ribeirinha.

A equipe proposta pela defensora pública seria composta por um psicólogo, um assistente social e um pedagogo. Os profissionais com formação direcionada ao convívio com os conflitos sociais seriam essenciais na prevenção do consumo da droga com programas continuados de atenção principalmente as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. 

Marcius Beltrão declarou durante o encontro que quando deixou a prefeitura de Penedo em 2008, ficou em conta bancária recursos que garantiriam a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), direcionado ao atendimento de pessoas que enfrentam problemas com o vício. 

“Infelizmente o recurso foi perdido pela falta de vontade do poder público que não teve interesse de implantar em nossa cidade um apoio tão importante aos dependentes químicos como era o Caps AD. Agora vamos nos empenhar para tentar conseguir novamente os recursos necessários a implantação de um Caps AD em Penedo”, disse o prefeito eleito. 

Abrigo Masculino

Diante de inúmeros casos em que é necessário a retirada imediata de alguns jovens do convívio social, a defensora pública sugeriu a criação de um abrigo masculino. Atualmente a cidade conta com uma Casa de Passagem onde recebe crianças e adolescentes que necessitam de apoio e acompanhamento, no entanto, a atual conjuntura de acolhimento da Casa, não está preparada para receber jovens em situação de dependência química.

Usina de Reciclagem de Lixo

Durante a conversa entre a defensora pública, Marcius e Ronaldo Lopes, também foi exposta a necessidade de implantar em Penedo uma ‘usina de reciclagem de lixo’. Andrea Tonin relatou a preocupação com a produção de lixo e os riscos de degradação do meio ambiente que sofre com a ação do próprio homem. 

Os novos gestores disseram que a preocupação é uma constante deles e a partir de 2013 será iniciada uma corrida contra o tempo, pois terão apenas um ano para extinguir o ‘lixão’, transformando-o em aterro sanitário. “Uma usina de reciclagem de lixo é algo que por si, já conscientizará as pessoas da necessidade de separar seu lixo para que isso seja transformado em renda extra”, concluiu Marcius. 


 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯

  • Wellynson Penedo esta urgentemente precisando de um trabalho como este! uma ação conjunta entre ação social, segurança e combate a entrada de drogas na cidade, e geração de renda. teremos uma cidade limpa dos vicíos e da sugeira das ruas. as familias a cidade a natureza irão agradecer!
  • LOKOSOM BOA SORTE AOS DOIS....
  • jesus te ama que Jesus,ilumine os vossos corações,e olhe pra nescessidade do povo e de nossa cidade.é preciso ter amor e temor a Deus,pois todos nós somos filhos de Deus.que deus vos abençóe.
  • Sheila Parabéns pelo excelente trabalho, Dra. Andrea Tonin! Um forte abraço do povo do Sul!
  • CAIO BELTRÃO PARABÉNS DEFENSORA PELA NECESSÁRIA INICIATIVA. SÓ ESPERO QUE NÃO PERMANEÇA A ASSISTENTE SOCIAL VALQUÍRIA QUE CLARAMENTE FOI O BRAÇO DIREITO DO GOVERNO ANTERIOR, GOVERNO ESTE QUE NADA FEZ POR PELA HISTÓRICA CIDADE DE PENEDO.