25 Março 2013 - 20:36

Áudio: Justiça determina reintegração de posse da Ilha do Jegue em Penedo

Roberto Miranda - aquiacontece.com.br
Determinação judicial é para ser cumprida até o dia 03 de abril

Um problema que se arrasta há mais de 12 anos. E nesta segunda-feira (25), ganhou mais um capítulo. A Justiça determinou a retomada das ações visando à retirada das famílias que ocupam a Ilha do Jegue, área em anexo a Prainha Doce, localizada às margens do Rio São Francisco, em Penedo. A decisão de reintegração de posse atende a ação ajuizada por, Maria Luziene Idalino Vasconcelos Nabuco, onde ela afirma que, as terras fazem parte da fazenda herdada do seu pai, Euclides Idalino, já falecido.

Em decisão datada do dia 18 de março, o juiz de Direito, Sérgio Roberto da Silva Carvalho, da 2ª Vara Cível de Penedo, concedeu ganho de causa para a autora da ação. Em sua decisão, o magistrado ordenou que se proceda o arrombamento e o uso da força policial caso seja necessário, para o cumprimento da decisão judicial. A proprietária das terras deu o prazo para que toda a área fosse desocupada até o dia 03 de abril.

“O doutor Sérgio Roberto da Silva Carvalho, juiz de Direito da 2ª Vara Cível de Penedo, na forma de lei, determina que a senhora Elissandra Ferreira dos Santos Johansson, oficial de Justiça quem este for distribuído que, em cumprimento ao presente, extraído do processo acima indicado, efetue a reintegração da pessoa abaixo mencionada da posse do imóvel descrito, consoante ordem nos autos em referência. Imóvel denominado Ilha do Jegue ou Ilha da Erva”, escreveu o magistrado no documento.

Famílias posseiras afirmam que o terreno é da União

Roberto Miranda - aquiacontece.com.brNesta manhã de segunda-feira, por volta das 10hrs, o repórter Luiz Carlos, do Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), foi mais uma vez ouvir os relatos dos posseiros. Antônio Carlos que também é presidente da Associação dos Moradores da Ilha do Jegue, voltou a afirmar que o terreno em questão pertence à União. “Essa questão dura mais de 12 anos e estamos pedindo ajuda as autoridades para que se envolvam mais neste assunto. Aqui vivem 26 famílias, todas trabalhadoras e que tiram o sustento dessa terra. A ilha pertence à União. Inclusive, já foi realizado um levantamento dos lotes com o uso de GPS em que participaram a Codevasf e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU). Acredito que o juiz deveria ter o conhecimento que o processo é de competência federal”, explicou o posseiro Antônio Carlos.

Ameaças que duram mais de 12 anos

Ainda na entrevista concedida ao repórter Luiz Carlos, os posseiros contaram que desde o início desde processo, que dura mais de 12 anos, que sofrem represálias. E na última semana, um deles teria sido ameaçado pela dona da área com uma arma. “Meu marido foi colocar uma besta para comer no final da ilha, e disseram que ele fosse embora com o animal que a terra não era dele. Meu marido que é menor, respondeu que não iria. Foi quando gritaram que ele ia sim, e mostraram uma arma e ele foi embora bem rápido com o animal dele”, confessou a esposa de um dos posseiros.

Outra liminar

Ainda de acordo o presidente da Associação dos Moradores da Ilha do Jegue, Antônio Carlos, o advogado Mirabel Alves Rocha, contratado pelos posseiros para defendê-los, vai ajuizar outra ação pedindo a anulação da sentença do magistrado Sérgio Roberto da Silva Carvalho. “Na terça-feira (26), o nosso advogado vai entrar com o pedido de anulação da sentença de reintegração de posse. Vamos aguardar o resultado”, informou Antônio Calos, acrescentando  que as famílias não pretendem cumprir a decisão judicial.

Barraqueiros da Prainha Doce vão pagar imposto

O presidente da Associação de Barraqueiros da Prainha Doce de Penedo, Euzébio Nunes, contou que foi procurado pela proprietária da área, Luziene Idalino e, ela avisou que eles vão contribuir com uma taxa simbólica pelo uso do local. “Na última sexta-feira (22), um oficial de Justiça nos procurou para notificar que a prainha pertence à Dona Luziene. Nós estamos aqui desde 1997, e nunca houve nenhum problema deste tipo. E agora a proprietária do terreno avisou que vamos contribuir mensalmente com R$ 100, uma taxa simbólica para manutenção do local, segundo ela. Se tivermos que pagar, vamos pagar. Sobrevivemos daqui, várias famílias tiram o sustento deste local. Vamos aguardar o desfecho final da Justiça”, declarou Euzébio Nunes.

“Herdei uma terra que até hoje só traz dor de cabeça”

Diante deste imbróglio que dura mais de 12 anos, em que há acusações partindo dos dois lados, procuramos a proprietária segundo documento de reintegração de posse expedido pela Justiça. Na tarde desta segunda-feira (25), entramos em contato por telefone com a herdeira das terras e Maria Luziene Idalino Vasconcelos Nabuco veio ao nosso encontro, na redação do portal www.aquiacontece.com.br. A herdeira nos contou que não tem mais sossego, desde o momento que herdou as terras. “Herdei essa área do meu pai. Essa confusão começou com ele e se arrasta agora comigo. Essa é a segunda vez que a Justiça me concede a reintegração de posse. Herdei do meu pai, estou lutando pelo que é meu de direito”, desabafou.

Ela afirma que nunca ameaçou ninguém, e que toda vez que a Justiça expede mandado de reintegração de posse, as confusões iniciam. “Essa não é a primeira vez que eles chamam a imprensa para contar inverdades. Nunca ameacei ninguém. Sou contrária à violência. Nenhum empregado meu anda armado. Minha casa é aberta, a polícia pode ir lá, o delegado também e procurar se existem armas onde moro. Não estou fazendo nada de errado, para quê vou andar armada. Caso minha família se sinta ameaçada, moro ao lado da delegacia, vou ao encontro deles”, observou Maria Luziene Idalino Vasconcelos Nabuco.

Fellype Barreto - aquiacontece.com.br“O imposto vai ser um valor simbólico”

Perguntada se realmente ela iria cobrar imposto mensal aos barraqueiros da Prainha, Luziene Idalino foi veemente ao afirmar que pretende cobrar um valor simbólico a todos os comerciantes do local. “Confesso que a área da Prainha foi cedida por meu pai. Emprestada, não doada. A Prainha e a Ilha do Jegue é uma terra só, e herdei do meu pai. Vou cobrar um imposto simbólico, irrisório. Não estipulei valor, mas deve ficar em torno de R$ 100. Este valor será uma espécie de taxa de manutenção, para limpeza e organização do local”, garantiu.

“Você Roberto já frequentou prainha?”, questionou a proprietária da terra ao repórter. “Ali está uma bagunça, tudo sujo. Construíram até fossa no local. É para ser banheiro químico, não pode ser do jeito que é. Amigos meus são donos de agências de turismo, e tenho vergonha de mostrá-los o local. Vou cobrar, ainda não tenho um valor certo, mas vai ser usado para a conservação do local”, pontuou Luziene Idalino.

Empresas já se mostraram interessadas pela área

Em outra oportunidade, a este mesmo portal de notícias, a proprietária da área afirmou que existia uma empresa privada de olho na área, que compreende a Prainha Doce e a Ilha do Jegue. E nesta tarde, voltamos a questionar Luziene Idalino sobre o assunto e ela respondeu: “Há alguns anos fui procurado por uma empresa que mostrou interesse pela área, me parece que eles queriam construir algo perecido com um complexo aquático. Segundo o representante da empresa, eles tinham interesse em construir uma marina e um restaurante, e outras coisas mais, que não tenho certeza. Claro que mostrei interesse em continuar a conversa. Mas, diante dá demora em resolver esse problema, nunca mais fui procurada. Porém, pode ser que eu os procure para saber se ainda existe interesse pela área”, concluiu Maria Luziene Idalino Vasconcelos Nabuco.

por Roberto Miranda

Comentários comentar agora ❯

  • pensadora QUE BRIGA! VAMOS VER NO QUE VAI DAR!ESSA PRAINHA É UMA PORCARIA MESMO SO TEM SUJEIRA MESMO!
  • AMBULANTE E agora Eusébio? Pseudo dono da PRAINHA, NÃO É VC QUE FAZ O MAIOR ENXAME QUANDO OUTROS AMBULANTES QUEREM VENDER NA PRAINHA, BOTE QUEIXO AGORA. SÓ SINTO PELOS MORADORES DA ILHA DO JEGUE, PORÉM PELOS BARRAQUEIROS DA PRAINHA NÃO
  • Henrique Silva do Nascimento Daqui a pouco a verdadeira dona(natureza) reclamará o que realmente pertence a ela e assim acabará com toda problemática.
  • Ednaldo Pelo parco conhecimento que tenho, ali é terreno de marinha, porém algumas pessoas tomaram posse dessas ilhas e se declararam "donos" por muitos anos, é chegada a hora da União mostrar quem são os verdaeiros donos. Tem outras ilhas na mesma situação, a de S. Pedro, a do Bairro Vermelho e por vai...
  • farias Agora me diga essa mulher quer essa ilha pra que ela vai plantar alguma coisa, PQP!
  • valdete nao vejo essa arrea como arrea privada pois faz parte do rio .pois ela tambem e dona do rio.....ou dona do mundo ...q acha q pode fazer o q bem entender com essas pessoas .
  • PND ILHA FORMADA POR ENCHENTE ILHA DA UNIÃO AGORA TEM DONO COM O AVAL DA JUSTIÇA ISSO É MAIS UM ESCÂNDALO BARBADO DA JUSTIÇA POR CIMA VAI COBRAR IMPOSTO NUNCA VIR TANTO ABSURDO JUNTO A PENEDO
  • anônimo É isso ai,agora vejam de que lado esta a justiça ! Desapossou várias famílias que viviam ali e cultivavam seus alimentos daquelas terras.O que será dessas famílias agora?REFLITAM NISSO.
  • decmer isso e um desrespeito com os moradores da ilha essa mulher que ser dona ate do campo sinibu essa familia sao de pessoas asim desa forma quem tem dinheiro e que alei se prevaleci por isso ela ganhou por ter-mos jusista corruptas
  • JC Esse povo quanto mais tem mais quer, miserável,daqui a pouco ela vai dizer q é dona do rio tambem.
  • marcela então temos q pagar 2reais para tomar banho no rio... é so em penedo mesmo cade a justisa. o campo do sinibu o estaleiro, so falta dizer q a hola é dela tambem. par onde vai esses morandores uma cidade onde a justica é na base do dinheiro.
  • OBSERVADOR Uma decisão absurda dessa só pode ser proferida por alguém que só anda de licença e desconhece a realidade local. Essa ilha nunca pertenceu ao pai dessa cidadã, trata-se de terras da união, portanto, é de jurisprudência federal.
  • silveira isso é um absurdo isso nuca foi dela e nem do pai dela, foi formado pela natureza, isso nao tem dono essa mulher daqui apouco ela vai querê manda na cidade toda. por que so existi justiça para os ricos. cade a justisça de penedo. essas pessoas vao para onde agora, vao viver de que comer oquer?
  • junho estou revoltado de ver tanta injustica com o pessoal da ilha sao apenas ums pequenos agricultor que querem apenas planta para sobreviver. sera verdade quer temos quer pagar para tomar banho no rio são francisco. e sera quer par min jogar no campo do sinibu eu tenho q pagar. isu é um abisurdo....
  • averdade que absurdo e esse a mais de 12 anos essa briga cade as autoridades que nada fazem uma grande mentira que a prainha tem dono antigamente nem existia aquela parte que hoje fica os barraqueiros o pai dela comprou a quem a quela parte se formou de pois de uma enchente e onde fica o uso campeão acorda
  • CONHECEDOR DECISÃO JUDIAL ACERTADA. A NATUREZA TORNOU A ILHA PARTE INTEGRANTE DA FAZENDA DA REQUERENTE(ART. 1249 e 1250 CC). A FALTA DE CONHECIMENTO JURÍDICO, FAZ COM QUE ESTA SENHORA PASSE POR UMA APROVEITADORA, MAS NA REALIDADE ELA É DONA DA ILHA SIM. FALTA A JUSTIÇA EXECUTAR A ORDEM.PARABÉNS SR. JUIZ.
  • Nerys É simplesmente vergonhoso! Quanta mediocridade desta pessoa. Este é o tipo de ser humano que não tinha necessidade de está habitando este planeta.Sem comentários... ter pena é muito pouco!
  • Benalva dos Santos O POVO DA ILHA DO JEGUE NÃO MERECEM SEREM TRATADOS DESSE JEITO,QUE DECISÃO A ABSURDA.ESSAS TERRAS SÃO DA UNIÃO E A SPU PODE CONFIRMAR,NÓS DA ONG O PIRÁ ACOMPANHAMOS O DESENROLAR DOS FATOS HÁ TEMPOS.NÃO SEI EM QUE O JUIZ SE BASEOU.É A HORA DA SOCIEDADE PENEDENSE APOIAR E DEFENDER ESSES MORADORES!
  • loko ! como SEMPRE os ricos ganhando Dos POBRES QUANTA SAFADEZA !
  • PENEDENSE TSD SABEM OQUE VEEM ACONTECENDO DURANTE ANOS !
  • Rafaella Idalino Ja disse isso por diversas vezes: muitos querem ganhar no grito e felizmente nem sempre eh assim. A proprietaria ja provou q eh ela quem paga os impostos daquela area e, exatamente por isso a reentegracao de posse foi feita. Parabens a todos que contribuiram a favor da justica. E tenho dito. =D
  • Rafaella Ela esta pagando impostos a marinha a 14 anos. E os invasores que foram expulsos por ondem judicial ja pagaram imposto a marinha alguma vez? Ja pensou se a proprietaria resolver cobrar reembolso pelos anos que passou pagando impostos a uniao enquanto eles faziam uso da terra? Pensem nisso!
  • Justiça Minha gente o que é isso em? essa mulher é totalmente sem coração.deixo as pessoas na Rua,se diz que era ate o dia 3 pq ontem ela passou a maquina por sima das casa teve gente que não teve direito de tirar nada de dentro de casa, que mundo é esse em? CADE A JUSTIÇA agora + a justiça de deus é maior
  • Revolta Essa mulher não vale nada! Os coitados da quela ilha foram despejados aos tapas, humilhados, sob gargalhadas dessa gente ruin! Cadê a UNIÃO? Ela pode até ser dona da justiça dessa cidade, mas da divina ela não escapa! Deus há de te dar tudo o que você e sua corja merece! Justiça divina
  • afranio que absurdo essa mulher nao tem o que fazer para tar em comodando essas pessoas pobre naoe? mas tambem essa justiça e comprada por qualquer dinheiro isso so se for ricos queria ver se as reporagem competente de televisao do estado estivese do lado dessas pessoal.
  • fernanda é dona do rio tambem.
  • idalino pela amor de Deus o rapaz esta ali na orla de penedo. Sem cumida sem nada
  • penedo mulher tome vergonha se e se vc tem deixe de ser assim vc é ricar e eles sao pobre nao tem par onde ir. lembrando que isso air nao é seu i nuca foi,
  • Só Deus Na causa ! Meu Deus onde vai parar com essa guerra,Os moradores ñ tem para onde ir são apenas trabalhadores, Mulher deixa de ser tão miserável vc ñ tem Deus no coração ñ é?Pessoas a sim são mau amadas que ñ tem de compaixão ao próximo,Hj vc pode ser oq é Mais tudo si acaba,Só permanece quem realmente tem Deus!
  • É cada uma!!!! Só falta essa madame aí dizer que a prainha é dela também!!! Já não basta as canas que plantam nas ilhas e tocam fogo poluindo toda a cidade, agora mais essa!!! Cadê o MP??? Cadê a MARINHA???
  • Antunes Porque a justiça dá tamta moral pra essa mulher? Ela toma conta de terras da UNIÃO, queima cana na beira do rio, que é proibido por lei! Por isso que ninguem mais acredita na justiça! Mas, ja dizia Lao tse: " AQUELE QUE PRATICA O MAL, NÃO TERÁ UM FIM TRANQUILO!" E tenho fé disto!
  • paulo É fulerage. invadem o que do outros e ainda que botar moral e ainda cobra na cerveja fia da peste ANTARTICA 5 conto. bota essas pestes pra correm, não por ter invadido terra do outros, mas por terem PREJUDICADO o meu FIGADO, com a cerveja fia da peste dessa.
  • DECEPÇÃO É HUMILHANTE O QUE ACONTECEU COM AQUELAS FAMÍLIAS,SENDO DESAPROPRIADAS DE SEUS LOCAIS DE CONVIVÊNCIA POR UMA MULHER SEM CORAÇÃO.DERRUBANDO SUAS CASAS QUE FORAM CONSTRUIDAS COM TANTO TRABALHO ,DESTRUINDO SUAS LAVOURAS,QUE COM TANTO SUOR FORAM PLANTADOS E AGORA?O QUE SERAMDESSAS FAMILIAS?CADÊAJUSTIÇA?
  • INJUSTIÇA COMO DEVO CHAMAR JUSTIÇA OU INJUSTICA? 26 FAMILÍAS DESS APOSSADAS DE TERRAS DA UNIÃO POR CONTA DE UMA MULHER SEM CORAÇÃO QUE SAIU PASSANDO A MÁQUINA POR CIMA DE TUDO.ISTO É PENEDO!CIDADE SEM LEI .CIDADE SEM JUSTIÇA!!! O QUE SERÁ DESSAS PESSOAS AGORA?CADÊ A UNIÃO CADÊ O MP? ACORDA PENEDO.